31 de dezembro de 2013

Retrospectiva Literária 2013


Eu participo da Retrospectiva Literária do Pensamento Tangencial desde a primeira edição, em 2010 e, obviamente, não poderia deixar de repetir a dose esse ano, não é verdade? Fazer a retrospectiva é uma boa para descobrir se consegui cumprir minhas metas do ano passado e para me programar para o ano que vem.

Fora que eu adoro listas, então... vamos a elas!


____________________________________

 

Clube do Livro (Dezembro): O Feitiço de Áquila

- Senhor - murmurou. - Nunca mais esvaziarei outro bolso enquanto viver, juro! - Sua voz tremia ligeiramente. - Só que... eis o problema: se não me deixares viver, como poderei provar minha boa fé em Ti?

Não houve resposta. Phillipe olhou para cima. A água pingou em seu olho.

- Vou me içar agora, Senhor - disse ele, com mais firmeza. Seus dedos começavam a ficar com cãibras. Ainda não houve resposta. - Se me ouviste, esta platibanda permanecerá firme como uma rocha. Caso contrário, sem ressentimentos, naturalmente, mas vou ficar muito decepcionado.
O tema da última rodada do ano no Clube do Livro foi “livros sessão da tarde” – no sentido de livros que inspiraram ou foram inspirados por filmes clássicos da sessão da tarde. Em outras palavras, dezembro foi um debate pura nostalgia – especialmente a se considerar que o título que ganhou na votação é favorito de muita gente do grupo (como o Dé mesmo já falou no Livros para Assistir desse mês): O Feitiço de Áquila.


____________________________________

 
30 de dezembro de 2013

Resoluções para 2014

Lulu: Uma vez que já terminamos de fazer todas as retrospectivas possíveis e imagináveis do ano que se passou, é hora de olhar para o que está por vir. Fazer planos, listas e resoluções, que muitas vezes, serão apenas parcialmente cumpridas...

Dani: Muitas vezes? - -“

Lulu: Não que isso signifique que organizar metas seja uma perda de tempo, porque elas ajudam a direcionar aquilo em que se focar. Eu consegui cumprir pouco mais da metade das resoluções que fiz no ano passado e percebi outras coisas em que preciso trabalhar mais. Consegui (por um fio) não enfartar com o trabalho, não explodi filas nem matei a Ísis

Ísis: Mas tem um dedo faltando na minha mão... Isso tem algo a ver contigo? oO

Lulu: Não, não tem. Como assim tem um dedo faltando na sua mão????


____________________________________

 

Conversas Sobre o Tempo: Acumulando 2013 milhas...

Lulu: Ao longo de 2013 eu, como diria minha avó, ‘andei mais que notícia ruim’. Comecei o ano em Belo Horizonte, para o IV Encontro Nacional da JASBRA, quando palestrei sobre Orgulho e Preconceito, mitologia, contos de fadas e Shakespeare e tive também a oportunidade de encarnar de vez a Miss Darce (e até saí na Jane Austen’s Regency Word ao lado da Adriana Zardini).


____________________________________

 
28 de dezembro de 2013

A Vertigem das Listas: Doze Cenários que Tiraram o Fôlego pela Criatividade


Ísis: Enfim chegamos ao final do ano... e à última lista de 2013. É uma triste sensação essa, mas sempre haverá 2014, com mais listas e tudo o que você está acostumado aqui no Coruja!

Lulu: Tanto isso é verdade que já temos a lista dos temas das listas do ano que vem... Aliás, já disse que já comecei a escrever resenhas para 2014? *deus ajuda quem cedo madruga... ou quem começa a organizar cronogramas e organogramas com três meses de antecedência*

Dani: Doida...


____________________________________

 
27 de dezembro de 2013

Parabéns pra vocêeeeeeeeee...

Lulu: Então que já passou o Natal, todo mundo se empanturrou de comida até não mais poder (Dé: Ô... Ísis: *inveja... O lado bom de se estar no outro lado do mundo nessa época: não vou engordar! ... Mas não compensa, nem de longe! >.<), trocou presentes (Ísis: Só que não.) e cartões (Ísis: Nope.) e tudo o mais... e agora está só na expectativa do ano novo, certo? (Ísis: Também não... Só mais tarefas... T.T)

Bem, quase certo... antes do ano novo, aqui no zoológico, a gente comemora, solta rojões e fogos de artifício para uma das pessoas mais incríveis, mais talentosas, mais doces embora também sarcásticas (Dé: E sumida! =P) do nosso pequeno bando de desajustados...


Arquivado em

____________________________________

 
26 de dezembro de 2013

Livros para Assistir: O Feitiço de Áquila


O ladrão Phillippe Gaston, o Rato, realizou o impossível: escapou dos calabouços do castelo de Áquila. O Bispo então comanda que toda a guarda de Áquila rastreie, recapture e execute o Rato, antes que a fuga seja descoberta, caso contrário será a cabeça deles em exibição no lugar da de Gaston. E quase conseguem. Porém, um guerreiro em armadura negra, montado em um cavalo negro e acompanhado por um falcão o salva. O tal guerreiro tem certas contas para acertar com o Bispo, e Gaston cai bem no meio de uma história de amor, luxúria e vingança.


____________________________________

 
24 de dezembro de 2013

Para ler: Noite de Reis

Olívia: De onde vem, senhor?

Viola: Sei dizer muito pouco além do que estudei e essa pergunta não está incluída no meu papel. Gentil e bondosa donzela, dê-me garantia razoável de que é a senhora da casa, para eu poder continuar minha fala.
De todas as peças de Shakespeare, essa é, muito provavelmente, a que mais merece o epíteto de “o samba do crioulo doido”. A despeito do título, não há nada que de fato remeta à noite de reis, 06 de janeiro (a festa da epifania, como é chamada na terra da Rainha) – a noite de reis aqui serve para marcar apenas a época em que se passa a história, que na Inglaterra Elizabetana, era, aparentemente, comemorado como um prelúdio do carnaval...


____________________________________

 
21 de dezembro de 2013

Conversas Sobre o Tempo: no balanço de fim de ano entra 2013, um ano corrido...

Lulu: Como esse ano foi tão corrido que não consegui nem uma única vez me sentar para escrever sobre o tempo (e foram tantas as questões sobre as quais eu gostaria de ter falado ao longo do ano... Dé: Idem), decidi fazer uma retrospectiva de como ele se passou para compensar o tanto quanto não falei durante ele.

Não esperem rima ou lógica enquanto pulo de assunto em assunto.


Dé: E essa coluna já teve lógica? Isso é novidade pra mim.

Dani: Alguma coisa tem lógica de fato nesse blog? ^^


____________________________________

 
19 de dezembro de 2013

Para ler: Horizonte Perdido

Piorara consideravelmente a situação em Baskul naquela terceira semana de maio, e no dia 20 chegaram de Peshawar aparelhos da Air Force, mediante arranjo feito para evacuar os residentes brancos. Eram estes mais ou menos oitenta e a maior parte foi conduzida sem novidade, atravessando as montanhas em aviões de transporte de tropa. Empregaram-se também nesse mister alguns aparelhos de várias espécies, entre eles um avião de cabina, cedido pelo marajá de Chandapor. E foi nesse avião que embarcaram, pelas dez horas da manhã, quatro passageiros: Miss Roberta Brinklow. da Missão do Oriente; Henry D. Barnard, cidadão americano; Hugh Conway, cônsul de S. M. Britânica; e o capitão Charles Mallinson, vice-cônsul.
Esse é mais um volume da minha lista de mestres da fantasia antes de Tolkien – um título que quase se perde entre outros mais vistosos e épicos no meu rol de leituras... especialmente porque eu consegui uma edição dele em português bem antiga, num sebo e o cheiro de livro antigo acabou por me deixar longe dele durante inúmeras crises de alergia...

Mas, enfim... está na lista, lá vamos nós ler. E vou dizer que Hilton vale bem à pena um ou dois espirros – ou ler em inglês, numa edição nova ou ebook. Uma pena isso porque Horizonte Perdido é um título que gostei de conhecer e que me prendeu do início ao fim. Ele me fez lembrar muito alguns dos meus romances de aventura favoritos quando mais nova - As Minas do Rei Salomão e A Ilha do Tesouro em especial.


____________________________________

 
17 de dezembro de 2013

Para ler: The Bridgertons - Happily Ever After

There was a certain history to this. While heavily pregnant with Amelia, she had asked him if she was radiant or if she just looked like a waddling duck. He told her she’d looked like a radiant duck. This had not been the correct answer.
Há tempos em que falo de Julia Quinn pra cima e pra baixo, não apenas aqui no blog, mas em particular, com amigos e desconhecidos, sempre que alguém me pergunta sobre romances. Aliás, The Viscount Who Loved Me foi o livro que mais dei de presente na vida – devo ter dado ele para umas sete ou oito pessoas, com muitas e muitas recomendações; além de emprestar o meu próprio volume para outras tantas criaturas.


____________________________________

 
14 de dezembro de 2013

Coruja Gourmet - Bode Edition: Frango à Pizzaiolo


Bom dia, leitores do Coruja! Como estamos hoje? Espero que bem. ^^

Sabe aqueles dias que você quer comer uma pizza, mas por algum motivo não tem como fazer a massa? Talvez tenha acabado a farinha de trigo, ou então sua cidade está passando por uma proibição na venda e consumo de trigo e seus derivados (Luciana, explica essa!). Por qual motivo que seja, não dá pra fazer a massa.


Arquivado em

____________________________________

 
12 de dezembro de 2013

Projeto Baudelaire: O Fim

Caro Leitor,

Você provavelmente está olhando para a quarta capa deste livro, ou para o fim de O FIM. O fim de O FIM é o melhor lugar para se começar O FIM, porque, se você ler O FIM desde o começo do começo de O FIM até o fim do fim de O FIM, vai chegar ao fim do fim de suas esperanças.

Este livro é o último de uma longa Série de Desventuras, e, ainda que tenha enfrentado corajosamente os doze volumes anteriores, você não irá agüentar tanta desgraça como uma tempestade bravia, uma bebida suspeita, um bando de ovelhas selvagens, uma gaiola de passarinho gigante e ornamentada, e um segredo de fato assustador sobre os pais dos Baudelaire.

A minha mais solene ocupação tem sido investigar e narrar a história dos órfãos Baudelaire, e finalmente cheguei ao fim. Você provavelmente se dedica a outra coisa na vida, então sugiro que largue este livro imediatamente, para que O FIM não acabe com você.

Com todo o respeito,
Lemony Snicket
E eis que chegamos ao final de mais um projeto – não sei se me entristeço com o fato de que não tenho mais das desventuras dos Irmãos Baudelaire para ler ou se me alegro de conseguir fechar mais um dos meus inúmeros esquemas literários...

Enfim, há ainda outros volumes no universo criado nos treze volumes dessa coleção, mas vou lê-los e resenhar sem obrigação de colocar dentro do projeto, como fiz mensalmente desde dezembro do ano passado.


____________________________________

 
10 de dezembro de 2013

Para ler: A Tempestade

Somos feitos da mesma substância dos sonhos e entre um sono e outro decorre a nossa curta existência.
O vento uiva furioso enquanto vagas quase viram o navio com sua força. Marinheiros correm de um lado para o outro tentando manter o barco e sua preciosa ‘mercadoria’ a salvo. Exilados em sua ilha, Próspero e sua filha assistem a grande tormenta. Assim começa A Tempestade, considerada por muitos críticos como a última peça de Shakespeare e algo biográfica em seu tom de despedida.


____________________________________

 
7 de dezembro de 2013

Desafio Literário 2013: Dezembro - Natal || A Darcy Christmas

Happiness, deep love, and Christmas cheer echoed down the lengthy corridors and invaded every chamber of the Manor. But in none were these positive emotions as high as in the Master’s chambers on the upper floor of the south wing.

You see, this Christmas was Darcy’s first as a married man. A newlywed of less than a month, in fact, and to his indescribable joy, his wife was Elizabeth. The numerous questions of the prior Christmas were answered beyond his wildest imaginings. Any delusions or doubts were erased.

Was he in love with Elizabeth Bennet, now Elizabeth Darcy?

Yes! A resounding yes and to a depth that continually staggered him.
Estamos quase no Natal! E que melhor forma de comemorar do que passar as festas em Pemberley?

A Darcy Christmas é uma antologia de três contos de autoras já conhecidas por ‘brincar’ com as palavras de Austen: Amanda Grange, Sharon Lathan e Carolyn Eberhart. Das três, confesso que a única que conheço é a Grange, por causa da série de diários dos heróis austenianos.


____________________________________

 
5 de dezembro de 2013

Para ler: Make Good Art | Fortunately, the Milk


Hoje teremos promoção: dois pelo preço de um!

Gaiman é algo como... uma divindade do meu panteão pessoal literário. Eu tenho até uma estátua dele na minha estante, entre Tolkien e Pratchett, para quem faço oferendas de livros de quando em quando... Em outras palavras? Qualquer coisa que a criatura publique, hei de tratar colocar as mãos.

E esse foi um excelente ano para os leitores de Gaiman. Tivemos uns cinco livros inéditos (talvez mais), contando por fora colaborações em coletâneas de contos e mais o anúncio de que ele estaria voltando ao universo de Sandman. Quer coisa melhor que isso?


____________________________________

 
3 de dezembro de 2013

Para ler: Ex-Libris – Confissões de uma Leitora Comum


Cada nova busca é uma viagem às Índias, uma procura por tesouros enterrados, uma jornada ao final do arco-íris; e se ao término houver um pote de outro ou simplesmente um delicioso livro, sempre terá maravilhas ao longo do caminho.

A primeira coisa que tenho a dizer sobre Ex-Libris – Confissões de uma Leitora Comum é: que livro gostoso de ler! Consegui-o numa troca, depois de ter visto um comentário de algum dos meus amigos bibliófilos e comecei a ler praticamente do momento em que o tirei do envelope.


____________________________________

 

Sobre

Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Para saber mais, clique aqui.

Cadastre seu email e receba a newsletter do blog

powered by TinyLetter

facebook

Arquivo do blog