29 de junho de 2013

A Vertigem das Listas: Seis Personagens Secundários Cativantes


Dani: Bem leitores queridos de todo esse país (e que agora começamos a nos orgulhar! UHU!!!), estamos aqui, nesse mês revolucionário, com mais um Vertigem das Listas!

Dé: Revolucionário, mas que já estava mais do que na hora, convenhamos...

Lulu: Certamente, certamente. Estava assistindo a TV Senado semana passada e acho que nunca a vi tão cheia de gente acordada e trabalhando... Ainda há muito que se fazer, mas ao menos as coisas parecem que estão caminhando, não?

Ísis: Gostaria de dizer que sim, mas acho que é só cena... ou seja, continuemos às ruas! \o/


____________________________________

 
27 de junho de 2013

Livros para Assistir - A Bússola de Ouro


Lyra Belacqua foi criada de maneira... liberal... no campus da Universidade de Jordan, sendo educada pelos professores e funcionários “quando tinham tempo”. Como resultado, a menina é um cão de danada, participando regularmente de disputas de gangues (ela é a líder, detalhe) e conhecendo a cidade como a palma da mão. Mas, sendo criança em uma história que se passa durante uma Era Vitoriana alternativa (ou que pelo menos me pareceu ser a Era Vitoriana...), no final das contas é tudo uma grande diversão. Pelo menos até que as crianças da cidade começam a desaparecer...



____________________________________

 
25 de junho de 2013

Clube do Livro (Junho): A Bússola Dourada

"Há séculos que as bruxas falam sobre essa criança... Como vivem bem perto do lugar onde o véu entre os mundos é tênue, elas ouvem sussurros imortais de tempos em tempos, nas vozes daqueles seres que passam de um mundo para o outro. E eles falaram de uma criança como esta, que tem um grande destino que somente pode ser cumprido em outra parte — não neste mundo, mas muito além. Sem essa criança, todos nós morreremos."
Perdi a conta do número de vezes em que fiz releituras desse livro... Fronteiras do Universo é, para mim, uma das obras-primas da fantasia moderna; não apenas pelo mundo - ou mundos - riquíssimos que Pullman aqui criou, mas também pelas questões que ele desperta com a série.


____________________________________

 
22 de junho de 2013

Tales From The Barn - Dance Night

Primeiro dia de aula na escola estadual Kirsche. Todos os alunos pareciam bem animados, procurando por suas novas salas de aula. Fazia um dia bonito, ensolarado, e bem quente que o normal para o final do verão. A cena que se desenrolava era a tradicional: velhos amigos se reencontrando após as férias; as líderes de torcida já começavam a ensaiar as novas coreografias, ou então estavam juntos dos atletas mais populares; valentões jogavam nerds nos latões de lixo e os nerds que escapavam se escondiam como podiam. O único aluno que parecia não estar animado parecia ser Jason, que era normalmente bastante animado, mas andava um tanto abatido naquele dia.


Arquivado em

____________________________________

 
20 de junho de 2013

Projeto Baudelaire: A Cidade Sinistra dos Corvos

Caro Leitor,

Com certeza você pegou este livro por engano, portanto por favor ponha-o de lado. Ninguém em juízo perfeito leria intencionalmente um livro sobre a vida de Violet, Klaus e Sunny Baudelaire, pois cada momento tenebroso de sua permanência na cidade de C.S.C. foi registrado nestas páginas de modo fiel e assustador.

Não consigo pensar em uma única razão por que alguém abriria um livro que contém assuntos tão desagradáveis como corvos migrantes, uma turba irada, uma manchete de jornal, a prisão de pessoas inocentes, a Cela de Luxo e alguns chapéus muito esquisitos.

É minha solene e sagrada ocupação pesquisar cada detalhe da vida das crianças Baudelaire e pôr no papel. Mas você pode preferir fazer alguma outra coisa solene e sagrada, como ler um outro livro no lugar deste.

Respeitosamente,
Lemony Snicket
Com esse livro passamos da metade da série e finalmente temos mais pistas, mais respostas do que apenas perguntas sobre a sombria conspiração que está verdadeiramente por trás da morte dos pais Baudelaire, da família Quagmire, do seqüestro dos gêmeos e da figura do Conde Olaf.


____________________________________

 
18 de junho de 2013

Para ler: Neon Azul

Neon Azul é uma boate onde habitam os seus mais sombrios desejos e tentações. É um lugar diferente, repleto de acontecimentos estranhos, mas que poderia estar na esquina da sua casa ou no caminho entre o trabalho e o metrô.

Acompanhe a história do inferninho e de seus clientes peculiares, e descubra que realizar seus desejos pode ter efeitos colaterais imprevisíveis.Homens de negócio, prostitutas, artistas e boêmios imersos em uma solidão que só quem passeia pela noite já experimentou; um sentimento comum aos que vivem cercados de gente, com um sorriso no rosto e um copo na mão.

Nesse jogo de luzes e sombras que revela a fantasia e encobre a realidade, está nas mãos do leitor a decisão de acreditar ou não no que lê e decidir quem conta as verdades e as mentiras ao longo da história.Assim como o insone gerente do bar, o leitor terá muito o que lembrar quando deitar na cama e fechar os olhos por própria conta e risco.
A Tayla me emprestou esse livro quando estive em Belo Horizonte no começo do ano, depois de termos uma boa conversa sobre nossas respectivas opiniões e esperanças para a literatura fantástica brasileira. Era um dos poucos volumes para os quais ela tinha elogios e claro que isso me deixou curiosa, até porque eu concordava com muitas das críticas que ela tinha feito (embora fosse um pouco mais otimista em linhas gerais sobre o futuro do gênero).


____________________________________

 
15 de junho de 2013

Coruja Gourmet - Bode Edition: Cookies de Aveia (por Pra lamber os dedos)


Olá, leitores do Coruja! Antes de tudo, gostaria de pedir desculpas a todos, pois este post deveria ter ido ao ar sábado passado. O que aconteceu é que precisei fazer uma viagem de última hora, e além de não ter internet aonde eu estava hospedado, não tive condições de escrever o post.


____________________________________

 
13 de junho de 2013

Para ler: A Confissão da Leoa

"Aqueles que matamos, por mais estranhos e inimigos que sejam, tornam-se nossos parentes para sempre. Nunca mais se retiram, permanecem mais presentes que os vivos."
Eu já tinha ouvido falar bastante de Mia Couto, mas nunca tivera a oportunidade de ler alguma coisa dele até ganhar A Confissão da Leoa no natal do ano passado e levá-lo comigo para a tradicional visita de final de ano a Mirandiba e a casa da minha avó.


____________________________________

 
11 de junho de 2013

Para ler: Orquídea Negra

- Então sabe o que eu não vou fazer? Não vou te prender no porão e te interrogar depois. Não vou armar um raio laser supercomplicado e te deixar sozinha aí pra fugir. Isso é tudo babaquice. Sabe o que eu vou fazer? Eu vou te matar. Agora.
Eu já tinha lido essa minissérie – um dos primeiros trabalhos do Gaiman no selo Vertigi - anos atrás; agora com a republicação pela Panini é claro que eu não podia deixar de providenciá-la para minha coleção. É um belo livro, primoroso tanto no roteiro quanto na arte, e que já deixa entrever aquilo que Neil faria em sua obra-prima, Sandman.


____________________________________

 
8 de junho de 2013

Para ler: Sinal e Ruído

A dor dentro de mim é um acúmulo sólido de ódio.

Raiva do meu corpo por me trair. Raiva do meu mundo, e dos meus sonhos, e da minha vida, por não durar para sempre.
D. Mãe gosta de repetir sempre uma frase: “da vida, só o que a gente tem certeza é a morte” – e eu me peguei pensando muito nessa afirmação enquanto lia Sinal e Ruído, que é toda ela uma história sobre a morte, mas também sobre aquilo que fazemos ao ter a certeza dessa morte.


____________________________________

 
6 de junho de 2013

Projeto Pratchett: I Shall Wear Midnight

"Eu sou uma bruxa. É o que fazemos. Quando é não é da conta de alguém, é da minha conta."
Eu estou me sentindo órfã enquanto escrevo essa resenha, uma vez que esse é o último volume oficial da série Discworld que eu tinha para ler e resenhar. Tudo bem, tem os volumes de The Science of Discworld para ler ainda, mas são colaborações e não estão na ‘cronologia’ da série. Já foi anunciado que o próximo título, Raising Steam (o quadragésimo!) está sendo escrito; mas quem sabe quando ele vai sair?

Bem, acho que teremos de esperar, não é mesmo?


____________________________________

 
4 de junho de 2013

Desafio Literário 2013: Junho - Romance Psicológico || O Morro dos Ventos Uivantes

Ele nunca saberá como eu o amo; e não é por ele ser bonito, mas por ser mais parecido comigo do que eu própria. Seja qual for à matéria de que nossas almas são feitas, a minha e a dele são iguais.
Começo hoje com uma observação bem sincera: não consigo entender como é que vendem O Morro dos Ventos Uivantes como uma das maiores histórias de amor da literatura. Concordo bem mais com a idéia que li em algumas críticas e ensaios que esse é um livro sobre a natureza do mal; sobre o egoísmo, a inveja, a avareza, a ira; sobre todos os recônditos mais escuros que possa ter a alma humana.


____________________________________

 

Sobre

Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Para saber mais, clique aqui.

Cadastre seu email e receba a newsletter do blog

powered by TinyLetter

facebook

Arquivo do blog