3 de janeiro de 2011

Retrospectiva Literária




A Angélica, do Blog Pensamento Tangencial, organizou para hoje, 03 de janeiro, uma grande retrospectiva literária do ano de 2010. É claro, óbvio e ululante que eu não conseguiria resistir, ainda por cima que me organizei desde o começo do ano fazendo a lista dos livros que ia lendo, justo para escrever o balanço no final do ano.

E então... à lista!


O livro infanto-juvenil que mais gostei: Coração de Tinta, da Cornelia Funke. A resenha dele está aqui

A aventura que me tirou o fôlego: O Dragão de Sua Majestade, da Naomi Novik. Também tem resenha dele aqui

O terror que me deixou sem dormir: eu fujo de livros de terror, da mesma forma que fujo de filmes de terror. Sou covarde mesmo, e assumo isso sem dor na consciência.

O suspense mais eletrizante: A Sombra Materna, da Melodie Johnson Howe. Foi um presente da Régis no começo do ano passado e eu adorei o livro. A Maggie é hilária, a Claire me faz lembrar de mim mesma e o Boulton é o mordomo que todas queríamos ter XD. Se alguém quiser me dar o segundo livro dessa série, Beauty Dies, eu aceito.

O romance que me fez suspirar: Persuasão, da Jane Austen. Eu quero um capitão Wentworth para mim, pode ser?

A saga que me conquistou: As Crônicas do Imaginarium Geographica, de James Owen. Maravilhoso.

O clássico que me marcou: O Príncipe Feliz, de Oscar Wilde. É uma história curta, singela, que li pela primeira vez criança e que reencontrei em 2010 - e mais uma vez me deixou de coração apertado e olhos embargados.

O livro que me fez refletir: Os 13 Porquês, de Jay Asher. Já tinha falado dele no meme literário, em novembro.

O livro que me fez rir: The Mythic Warrior's Handbook, do Centauro Quíron. Rolei de rir com as dicas heróicas e mitológicas do livro. Precisava de uma coisa assim o final do ano...

O livro que me fez chorar: O Livro de Merlin, de T. H. White. Eu chorei como um bebê diante da realidade do final de Arthur.

O melhor livro de fantasia: Considerando que é meu gênero literário favorito, foi quase que só o que li durante o ano. Não sei se consigo indicar um único título. Acho que, ao final das contas, vou de clássico; Tales from the Perilous Realms, de Tolkien, cuja resenha está aqui.

O livro que me decepcionou: Os Dois Cavalheiros de Verona, de William Shakespeare. Final terrível, terrível, como já falei anteriormente.

O(a) personagem do ano: Considerando que ela foi uma das personagens que me deixou mais curiosa, a ponto de me fazer encomendar uma antologia de contos com outros autores só pela sua história, o posto fica, sem dúvida alguma, com a irmã Tabitha, da série A Floresta de Mãos e Dentes, da Carrie Ryan.

O(a) autor(a) revelação: Alberto Manguel. Alguém me explica como é que eu não conheci esse cara antes?

O melhor livro nacional: Sou uma vergonha... tô olhando aqui minha listagem, e de todos os livros que li em 2010, de autores nacionais - ao menos em ficção - só tem a Martha Argel (que, por sinal, foi uma ótima surpresa). No entanto, se eu puder contar os livros de direito, gostei muito Direitos humanos e o direito constitucional internacional, da Flávia Piovesan. Excelente autora e excelente livro: claro, direto ao ponto, bastante útil.

O melhor livro que li em 2010: O Dia do Curinga, de Jostein Gaarder, sem sequer uma sombra de dúvida. A resenha dele está aqui.



A Coruja


____________________________________

 

3 comentários:

  1. O dia do Curinga é um dos melhores livros, senão o melhor, que já li na vida, e sempre releio, sempre sentindo novamente a mesma magia, o mesmo encanto pela história tão bem costurada. Adoro!

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Adorei sua lista! E que vergonha de mim mesma! Li pouquíssimos livros de sua lista, mas prometo que melhorarei!

    Abraços, sucesso e feliz 2011!

    ResponderExcluir
  3. Já estou anotando alguns nomes pra ler esse ano. Legal sua lista!

    ResponderExcluir

Sobre

Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Para saber mais, clique aqui.

Cadastre seu email e receba a newsletter do blog

powered by TinyLetter

facebook

Arquivo do blog