27 de maio de 2021

As Bruxas da Noite: A História não Contada do Regimento Aéreo Feminino Russo Durante a Segunda Guerra Mundial


"Toda guerra pode ser contada de duas maneiras [...] Descrevem horror, sangue, imundície, desespero, traição, repulsa, ódio, medo, dor, terror; ou então colocando tudo isso de lado, concentrando a atenção na disciplina, na ordem, nas batalhas, nas conquistas, no método, na tenacidade e, por fim, naturalmente, na vitória. [...] No primeiro caso, quando se conta a guerra com todos os seus horrores, os homens parecem submetidos a um destino maior do que eles, a uma história que os domina e os esmaga, apagando sua voz. No segundo, pelo menos em aparência, são suas ações a determinar a guerra e a conduzir os acontecimentos. Mesmo que não sejam heróis, não tenham papéis de comando e sofram ou morram, sua sorte participa de um destino mais geral que ilumina seu significado e os torna protagonistas da história."

Descobri esse livro na pré-venda da Amazon (estou sempre dando uma espiada lá para descobrir se há novidades que me interessem e assim aumentar a minha já enorme lista de desejos) e me conquistaram capa, título e sinopse. O que posso fazer, se sou fascinada pelo assunto das grandes guerras?

As Bruxas da Noite é um relato sobre o 588º Regimento de Bombardeio Aéreo Noturno Soviético, um corpo das forças armadas que lutaram na Segunda Guerra Mundial e era inteiramente composto de mulheres - oficiais, pilotas, navegadoras, mecânicas, instrutoras. Apelidadas pelos alemães de Nachthexen, alcunha que dá título ao livro, essas mulheres eram combatentes ousadas, com importante papel na guerra, sendo depois escanteadas e, se não oficialmente esquecidas, ao menos sutilmente omitidas pelo discurso do governo stalinista (afinal, Stalin nunca foi particularmente conhecido como um feminista, não é mesmo?).

Eu já ouvira falar em algum documentário sobre mulheres atiradoras de elite atuando contra os nazistas, mas esses eram pontos isolados, ao contrário do 588º Regimento, que formou uma inteira comunidade feminina de soldadas. O resgate de sua intrepidez e destemor é algo fascinante, especialmente quando pensamos no lugar usualmente reservado às mulheres em tais marcos históricos (espectadoras, sobreviventes, vítimas).

Esse resgate aqui é feito através das memórias de Irina Rakobolskaya, última sobreviventes das bruxas, com 96 anos à época em que Ritanna Armeni começou sua pesquisa. Evidentemente, esse tipo de explanação deve ser tomado com um grão de sal, não porque possa haver algo intencionalmente falso, mas porque a memória nem sempre é particularmente exata, mesmo logo após o fato, que dirá mais de meio século após o acontecido. Talvez exatamente por isso, Armeni tenha escolhido escrever algumas partes de forma quase romanceada.

Gosto do fato de que Bruxas da Noite dá espaço para que a voz de Irina seja ouvida, mas senti falta de uma pesquisa mais aprofundada. Prefiro livros de História que trazem fatos e dados sólidos, mas também cartas e trechos de diários, que conseguem articular bem entre essas duas formas de explorar nosso passado - é uma das razões de ter ficado tão empolgada com Waterloo e No Reino do Gelo, por exemplo. Armeni imprime aqui uma narrativa mais fluida, pouco preocupada com datas, mapas, contextualizações fora do microcosmo imediato das bruxas e isso me deixou com a impressão de faltar algo.

Talvez parte do problema seja a falta de fontes. A impressão que o livro me deixou é que houve um esforço de abafar iniciativas como o 588º Regimento, sem apagá-los completamente - porque isso não se encaixaria na narrativa de igualdade de gêneros do regime, mas permitir a ampla divulgação do papel das mulheres na guerra demonstraria o quão próximo da ruína a URSS chegou. Armeni tem acesso a Rakobolskaya por um acaso, após falhar sua tentativa de marcar um encontro por canais oficiais. Há menções sobre as bruxas em documentos e até livros de História atuais, mas num espírito de nota de rodapé e não de protagonismo.

Ainda assim, é uma leitura interessante - e rápida, já que o livro, em si, é até curtinho. Os apartes que mostram como foi feita a investigação da jornalista trazem um “por trás dos bastidores” que me fisgou também. Ao final das contas, vale a pena, mas acho que o assunto merecia mais desenvolvimento. Fico com o gosto de quero mais.

Nota:
(de 1 a 5, sendo: 1 – Decepção; 2 – Mais ou Menos; 3 – Interessante; 4 – Recomendo; 5 – Merece Releitura)

Ficha Bibliográfica

Título: As Bruxas da Noite: A História não Contada do Regimento Aéreo Feminino Russo Durante a Segunda Guerra Mundial
Autor: Ritanna Armeni
Tradução: Karina Jannini
Editora: Seoman
Ano: 2019

Onde Comprar

Amazon

E não se esqueçam de se inscrever na nova newsletter do Coruja! Clique aqui para ver mais!


A Coruja


____________________________________

 

2 comentários:

Sobre

Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Para saber mais, clique aqui.

Cadastre seu email e receba a newsletter do blog

powered by TinyLetter

facebook

Arquivo do blog