19 de abril de 2020

Projeto #JaneAustenLives


A Adriana Zardini, da Jane Austen Brasil, lançou uma série de lives sobre a autora no Instagram - uma forma de continuarmos a nos encontrar e falar de Austen, produzir conteúdo e alcançar outros janeites nessa quarentena. Fui convidada para uma das sessões e falei, claro, de Austen, um pouco sobre o clube do livro de bolso e outras aleatoriedades por aí.

Os vídeos estão sendo disponibilizados pouco a pouco no YouTube da Jane Austen Brasil, então para quem não conseguiu assistir ao vivo ou quer rever alguma das palestras (teve várias excelentes e continua tendo, procurem pela #janeaustenlives), só clicar nesse link.

Enquanto isso, deixo aqui o vídeo da minha pequena palestra. São cinco tópicos, por assim dizer, que abordei: a história do clube do livro de bolso; definições do que sejam clássicos e como certos personagens saltam das páginas e quase se tornam tangíveis em meio ao debate; a literatura como uma atividade solitária e coletiva; Austen como um idioma comum e livros como pontes conectando as pessoas. Quem acompanha o blog vai estar familiarizado com vários dos conceitos de que tratei, bem como livros e autores citados. De toda forma, vou deixar uma lista no final com a bibliografia (os livros que tiverem resenha é só clicar em cima do título para ser direcionado para elas) e links pertinentes para muito do que falei na live, ok?

Enfim, vamos ao que são elas... o vídeo! Ou vídeos, porque o Instagram nos cortou depois de uma hora e voltamos rapidamente só para responder dúvidas e outras coisinhas mais.


Bibliografia

Livros citados

- Por que ler os Clássicos de Italo Calvino

- Confissões de um Jovem Romancista de Umberto Eco

- Uma História da Leitura de Alberto Manguel

- Folhetim, Uma História de Marlyse Meyer

Artigos publicados no blog

- Duplo Código: Adicionando Camadas de Interpretação à "Abadia de Northanger" - esse artigo trata de alguns fatos históricos que poderiam ter inspirado A Abadia de Northanger, mas também usa como ganchos a questão da definição dos clássicos de Calvino e dos personagens flutuantes de Eco.

- Biblioteca Corujesca de Crítica Literária - ensaio sobre os livros de crítica literária que inspiraram a criação do blog. Todos os livros citados na live aparecem no ensaio, então deixo o link dele aqui também.

- Um Atlas Particular de Lugares (não tão) Imaginários - ensaio que trata especificamente de personagens flutuantes, lugares que podemos visitar por causa dos nossos autores favoritos e peregrinações literárias.

- Dez Razões para participar de um Clube de Leitura - o título é auto-explicativo... Aqui tem um pouco da história do clube e algumas dicas para organizar sua própria turma para debates literários.

Não deixem de continuar acompanhando o projeto! Para mais informações sobre as próximas lives, busquem no site Jane Austen Brasil. E sigam-nos também no Instagram e no YouTube!


A Coruja


____________________________________

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre

Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Para saber mais, clique aqui.

Cadastre seu email e receba a newsletter do blog

powered by TinyLetter

facebook

Arquivo do blog