6 de janeiro de 2020

Empilhando no Escaninho #39 (Os Links da Coruja)


Voltamos com mais uma lista de links para compartilhar dos que estão acumulados no escaninho da Coruja! Como de hábito, tem de tudo um pouco por aqui - e uma hora eu consigo normalizar o fluxo e dar conta de tudo que deixei empilhar por aqui...

Ainda, considerando que esse está sendo o primeiro post desse ano... um feliz ano novo para vocês! Sei que o noticiário anda uma coisa bizarra, mas acho que continua a valer desejar um ano de PAZ, não? E se você está deprimido de ver as notícias do dia, minha dica é assistir programas de culinária. Acho-o absolutamente terapêuticos!

Enfim, tratemos do que interessa...


  • Já tinha ouvido falar um pouco sobre a "Sociedade de Admiração Mútua" da qual fazia parte a Dorothy L. Sayers em Oxford - acho que em alguma biografia do C. S. Lewis? -, mas achei esse artigo do Literary Hub sobre o assunto particularmente inspirador. Uma sociedade feminina de escritoras que se reuniam para ler e criticar as histórias que criavam. A gente escuta muito sobre grupos desse tipo organizados por homens - os Inklings vêm à mente -, mas não era tão comum ouvir falar de grupos femininos no mesmo espírito por essa época; o que me faz lembrar, claro, de Virginia Woolf, Um Teto Todo Seu e a história das faculdades femininas em Oxford. Enfim, o artigo mexeu com minha imaginação especialmente pelo título e fiquei até com vontade de escrever um conto inspirado nele.


  • Eu tentei achar algo parecido em português - facilitaria muito minha vida - mas não consegui encontrar nada parecido com o calendário literário de 2020 publicado pelo The Guardian. Efemérides, estreias de filmes e séries que são adaptações literárias, prêmios, feiras literárias, lançamentos previstos mês a mês... Uma mão na roda para se programar a longo prazo.

  • Esse ano o famoso detetive criado por Agatha Christie, o belga bigodudo e genial Hercule Poirot, completa cem anos: o primeiro livro em que o personagem apareceu, O Misterioso Caso de Styles foi publicado inicialmente em 1920. Aproveitando a deixa, a indicação é The Home of Agatha Christie, um site bastante completo sobre a autora, com informações sobre os livros e adaptações, além de uma série de extras interessantes. Eles estão também organizando um desafio literário bem interessante para comemorar o centenário do Poirot. Vale dar uma olhada, aproveitar e assinar a newsletter deles.




  • O Clube do Livro de Bolso, do qual faço parte, completa dez anos de existência esse ano. Já escrevi um pouco sobre o assunto aqui. Mas, olha, no The Oprah Magazine tem um ótimo artigo sobre como começar o seu próprio clube do livro. Por que não fazê-lo como uma resolução para esse ano?



A Coruja


____________________________________

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre

Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Para saber mais, clique aqui.

Cadastre seu email e receba a newsletter do blog

powered by TinyLetter

facebook

Arquivo do blog