27 de abril de 2021

A Vertigem das Listas: Dez Momentos que Gostaríamos de Ver no Futuro


Ísis: Gostaram da viagem ao passado em março? Vimos muitas coisas e momentos históricos marcantes, não? Sempre achei engraçado como o passado pode fascinar tanto quanto o futuro, e ambos estão cobertos de enigmas. Dito isso, é também interessante como a história traz bastante revolta, enquanto o futuro traz esperanças...

Eu sou doida pra saber sobre Atlantis, Pompéia, dar uma surra nos turcos que destruíram o Parthenon, e esmurrar todos os “cruzados” que saíram destruindo inúmeras obras de arte do mundo antigo…

Enfim, enquanto eu vou ali beber um suquinho para acalmar os ânimos, e pensar sobre Cleópatra e outras mulheres poderosas da história que tiveram um pouco do gosto de ter poder sobre tudo e todos em épocas em que o mundo as proibia de fazê-lo, fiquem à vontade para começar a ler as escolhas minha e de nossa feminíssima majestade, a Coruja, quanto a Dez Momentos que Gostaríamos de Ver no Futuro.

1. Estamos num momento muito crítico, mas então é claro que todos nós gostaríamos de ver um mundo em que não há mais COVID. Eu vou alguns passos além e vou pesquisar coordenadas para a época em que não morremos mais de doenças infecciosas.

2. Como estudante do tema, não poderia deixar de querer ver como será a sociedade que é capaz de prover o bem-estar aos seus membros sem comprometer o meio ambiente local e global.

3. Sou fascinada pelo fundo do mar, então quero a experiência de poder visitar uma área tão raramente acessível (no momento) sem ter de depender de meios indiretos como robôs e outras máquinas.

4. Esse aqui é meio fantástico a depender da sua fé ou experiência, mas quero ver o momento em que a morte e noções espirituais serão compreendidas. Isso inclui capacidades paranormais, leitura de energias etc. Afinal, o que hoje é questionável pode ser algo comum amanhã.

5. Por fim, quero ver também se algum dia teremos filmes/séries interativas, do tipo que o espectador meio que programa o que acontece só para ele(a). Imagino uma versão oficial com áudio e vídeo de fanzines/doujinshis, fanarts e fanfics. Provavelmente seria limitado pela de alguma forma - tipo proibição de cenas pornografavas, mas, como animação gráfica será quase real nesse ponto da história, é possível assistir ao final que se quiser.


Lulu: Gostei da continuidade da lista do mês passado para essa aqui. Enfim, vejamos, vejamos, o que eu colocaria na minha lista de momentos para visitar no futuro?

6. Pode parecer morbidez da minha parte, mas começo minha lista viajando até meu próprio funeral. Não tenho medo da morte - acho que há outras coisas mais temíveis que algo tão natural, que vem para todos -, e, dada a oportunidade, gostaria de ter a paz de saber de vivi uma vida bem vivida, e talvez, quem sabe, até consolar as pessoas queridas que estejam por lá.

7. Eu gostaria de simplesmente pular cem anos no futuro e entrar no próximo século, para observar o quanto nossa sociedade mudou. Algumas décadas podem não fazer tanta diferença, mas um século é praticamente como viver num mundo novo. Pensem em como era o mundo cem anos atrás. Temos hoje países que não existiam então, enquanto outras nações da época se extinguiram. A música, os costumes, as roupas, tudo o que conhecemos como normas sociais pode mudar completamente nesse período. Seria uma experiência interessante.

8. Pensando em termos de política e do momento que estamos vivendo no Brasil… gostaria de ir até janeiro de 2023. Para o momento pós-eleição, pós-posse presidencial, quando então poderei (supostamente, a esperança tem de continuar de alguma maneira) respirar aliviada de viver num país que conseguiu passar por sua maior crise democrática desde o fim da ditadura e sobreviver com suas instituições, talvez meio arranhadas, mas ainda de pé. Se posso ousar ter expectativas um pouco mais altas, isso significaria viver num país menos dividido, com maior capacidade de diálogo e tolerância.

9. Falando em viagens no tempo e livros de viagens no tempo - que foi meio como essas listas começaram… - quero ir até o dia de publicação do próximo livro da Connie Willis sobre os historiadores viajantes do tempo de Oxford. Desde que vi o anúncio de que haveria livro novo, quase não me contenho de tanta ansiedade.

10. Termino minha lista… com o Fim. Lembrei-me de um episódio de Doctor Who aqui, em que o Doutor leva Rose para ver a destruição da nossa Terra, com a expansão do Sol. Enfim, eu gostaria de testemunhar o fim de todas as coisas antes de, eu mesma, chegar ao meu final. E, no processo, de saber que nós, como humanidade, fizemos o melhor possível pelo nosso universo. Ir embora e apagar as luzes com a sensação de dever cumprido.


Ísis: Gostei de todas as opções, embora a primeira e a última tenham sido um tanto deprimentes. Ainda assim, foram escolhas interessantes...

E vocês? Gostaram? Querem ver outras coisas? Não tem problema! Ainda não quebramos nossa máquina do tempo corujesca, então vamos juntos! É só colocar as coordenadas ali embaixo nos comentários! Apertem os cintos!


E não se esqueçam de se inscrever na nova newsletter do Coruja! Clique aqui para ver mais e não perca nosso primeiro número!


____________________________________

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre

Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Para saber mais, clique aqui.

Cadastre seu email e receba a newsletter do blog

powered by TinyLetter

facebook

Arquivo do blog