27 de março de 2021

A Vertigem das Listas: Dez Lugares para Visitar no Passado quando Inventarem uma Máquina do Tempo


Lulu: Terminei por esses dias É assim que se perde a guerra do tempo, uma leitura que fora precedida por contos de Ray Bradbury que também continham viagens temporais. Entre uma reflexão e outra, isso me levou a lembrar da série dos historiadores viajantes do tempo da Connie Willis (gostaria de aproveitar o espaço que estou extremamente contente e ansiosa agora que descobri que ela está escrevendo mais um livro nesse universo) e quando me dei conta, tinha começado a fazer uma lista dos lugares em determinados períodos históricos que eu visitaria se tivesse uma máquina do tempo à disposição.

Gosto de História. Gosto de livros com viajantes no tempo. Gosto da complexidade paradoxal de viajar ao passado, de refletir sobre o quanto as ações de um possível viajante poderiam alterar a História ao ponto de transformar sua realidade - ou ser pego numa teia em que tudo o que ele faz age de forma inexorável para o resultado que já se esperava.

Destarte, não precisava de mais desculpas que isso para trazer o tema para o vertigem. E é assim que hoje temos Dez Lugares para Visitar no Passado quando Inventarem uma Máquina do Tempo. Eu talvez pudesse ter deixado em aberto a possibilidade de viajar para o futuro, mas não tenho um ponto específico num futuro tão tão distante que eu gostaria de visitar, então… cá estamos nós!

E sim, é sempre bom sublinhar que esses são lugares que eu gostaria de visitar e não de viver. É uma diferença que pode parecer sutil, mas é bastante óbvia quando você pensa o quanto o passado restringiu mulheres. Nosso presente não é perfeito, mas ainda é melhor do que muita coisa do que veio antes dele...

1. Ninguém vai se surpreender de me me ver escrevendo que uma das minhas primeiras paradas seria para conhecer Jane Austen, não é mesmo? Mas não seria só para dar jeito de pegar um autógrafo dela que eu gostaria de passar um tempo na Inglaterra regencial. Aliás, eu não ficaria só na Inglaterra porque, muito convenientemente, eu estaria na época certa para dar um pulo na França e ver Napoleão (continuo sem saber explicar minha bizarra fascinação com Bonaparte, mas não consigo escapar dela). Dois coelhos, uma cajadada só...

2. Tentei me conter, porque se deixasse, eu provavelmente colocaria todas a minha lista correndo atrás de algum autor inglês em busca de autógrafos… Mas não posso me furtar a mais um aqui: um pulinho no período elizabetano para ver a rainha em alguma parada, talvez uma visita a biblioteca de John Dee, mas, mais importante: assistir a apresentação de uma das peças shakesperianas no Globe. E eu nem faço muita questão de qual peça assistir, contanto que o bardo estivesse no palco. Sim, e por favor! (mas vamos escolher um ano em que a Peste Negra não estivesse a todo vapor em Londres, ok?)

3. Pulando um pouco mais longe no passado… gostaria de visitar o Egito do tempo de Ramsés II, especialmente a época em que ele transformou o reino num canteiro de obras, construindo templos, cidades, monumentos em todo lugar. Foi uma das épocas de mais desenvolvimento e conquistas do Império Egípcio. Culpo todas as minhas leituras sobre o Egito de quando era adolescente por essa particular fascinação.

4. Ainda na Antiguidade… nada me faria mais feliz que poder circular por Atenas em sua Idade de Ouro - com o Partenon recém-acabado, Sócrates ensinando na Ágora, e as grandes tragédias sendo encenadas nos anfiteatros. Esse é um sonho que tenho desde criança - e sei exatamente aos pés de quem depositar a culpa (ou mérito) desse devaneio: o penúltimo volume das aventuras do Sítio do Pica-Pau Amarelo, quando Dona Benta usa pó de pirlimpimpim para levar os netos, o Visconde de Sabugosa e Emília para exatamente esse cenário. Essa também é minha segunda ida ao teatro nessa lista, mas não me arrependo de nada! Nada!

5. Terminando minha lista… minha última viagem seria para a Europa dos últimos dias da Segunda Guerra. Tenho uma fascinação inexplicável pela História do período, que também me acompanha há anos. Eu não gostaria de estar em nenhum lugar que ainda estivesse sendo bombardeado, mas queria presenciar o alívio, o respiro, a ansiedade eletrizante de saber que se está no limiar da vitória, depois de anos de luta, exaustão, tristeza.


Ísis: Eita tema! Eu estava esperando alguém mencionar isso e, enfim, vamos fazer uma viagem (ou várias) pelo tempo. A Lu escolheu 5 pontos com base em fatores humanos, mas a maioria dos meus vem de uma fascinação pela natureza mesmo, a começar pelos começos:

6. Ao Big Bang, ou seja lá o que foi que causou o começo do universo, o início de tudo. Se eu poderia ou não revelar essa verdade depois de testemunhá-la eu não sei, porque talvez nem mesmo pudesse entender, mas certamente gostaria de saber como foi o começo do começo, e se havia algo antes - um prólogo, talvez?

7. Seguindo a mesma ideia, quero ver a Terra começar a se formar. Esse planeta lindo em que vivemos e que estupidamente destruímos todos os dias é resultado de vários fatores que coincidiram e se sucederam. Somos, na verdade, uma impossibilidade estatística, mas existimos. Gostaria de ver isso acontecer.

8. Dinossauros! Eu não tenho um amor especial por dinossauros nem nada, mas morro de curiosidade de saber se eles morreram devido ao impacto de um asteroide na terra, ou não. Dito isso, teremos de ter cuidados para não sermos atingidos também...

9. Os primeiros homens, como viviam, como se agruparam, como aprenderam a viver em sociedade? Isso seria bem legal ver também! Ver como a noção de sociedade surgiu e como se desenvolveu talvez nos ajude a dar uma melhorada necessária nas sociedades atuais, posto que são tão desiguais e às vezes até exploratórias.

10. Por fim, gostaria de ver como eram as Américas antes da devastação em massa que começou após a colonização. Se hoje detemos a maior floresta tropical existente, imagina há mais de 600 anos, ou há mais de mil anos atrás, quando havia somente humanos que sabiam coexistir com a mata, e quando a Mata Atlântica era mais extensa que a amazônica.


Lulu: Essa lista diz um bocado sobre a gente como pessoas e quais são nossas prioridades, não é? Gostei do nosso contraste, as duas juntas faríamos um bom tour pelo passado.

Enfim, digam aí para que lugar/época vocês viajariam se tivessem uma máquina do tempo! E até mês que vem, com mais uma lista vertiginosa por aqui…




____________________________________

 

2 comentários:

  1. Eu adoraria voltar no tempo e ver as pirâmides do Egito sendo construída. Por aliens ou não, rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei aqui rindo sozinha dos aliens...

      Decididamente, ver as pirâmides sendo construídas seria imperdível nessa oportuna realidade com máquinas do tempo disponíveis...

      Excluir

Sobre

Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Para saber mais, clique aqui.

Cadastre seu email e receba a newsletter do blog

powered by TinyLetter

facebook

Arquivo do blog