22 de setembro de 2020

Livros para Ler na Primavera


Mais um equinócio, mais uma estação: chegamos finalmente, na primavera. A época das flores, de renascimento, do amor! Ou, pelo menos, é assim na ficção, não é mesmo?

Gosto da ideia da primavera. É a estação mais colorida e perfumada - ensolarada, mas com temperaturas amenas -, dias e noites com o mesmo tempo de duração: de pouquinho em pouquinho, os dias se tornarão mais longos, e as noites, mais curtas, até o próximo solstício.

Pensei muito em como deveriam ser as leituras para esse equinócio e cheguei à conclusão de que seriam livros curtos, do tipo que podem seguir conosco na bolsa e serem lidos num parque ou num café; dos quais podemos nos distrair por alguns minutos para observar o mundo ao nosso redor, antes de voltar a mergulhar no enredo. Histórias de renascimento após longos invernos pessoais, do tipo que nos enchem de esperança e restauram um pouco da nossa fé na humanidade. Livros que sejam, eles mesmos, recomeços, que viramos a última página com um sorriso no rosto e um profundo sentimento de satisfação com o universo.

Será que estou pedindo demais? Enfim, segue a minha lista de recomendações primaveris para aproveitar a estação e esquentar o coração (que rima horrível…). Lembrando que ao clicar no título do volume, vocês são encaminhados para a resenha completa deles.


O Jardim Secreto, de Frances Hodgson Burnett
Gosto tanto desse livro que tenho mais de uma edição dele: a da Penguin, que consegui numa troca e recomendo pelos textos introdutórios (que são sempre excelentes nessa coleção); e a da Martin Claret, que comprei anos depois apaixonada pela capa. Julguem-me, se quiserem, mas que atire a primeira pedra quem nunca comprou um livro pela capa aqui! Enfim, eu conheço a história dos meus tempos de infância, das dezenas de vezes em que o filme passou na Sessão da Tarde e foi só muito mais tarde que descobri o livro por trás do filme.

Essa é uma história de superação e renascimento, de um jardim e de um trio de crianças, de uma família que se reencontra, de uma menininha rabugenta, um garotinho doente e um rapaz com dedos verdes. É uma história perfeita na qual mergulhar por uns dias e terminar se sentindo renovado. E, confesso, eu me identifico pra caramba com a Mary.

Antes que me esqueça, o filme continua valendo à pena assistir.

The House in the Cerulean Sea, de T. J. Klune
Esse foi um dos títulos mais recentes que terminei, e ainda estou sob efeito dele - desconfio que será meu livro favorito deste ano. O estilo do Klune é divertido, muito fluido, encantador na forma como nos leva a mergulhar no mundo aqui criado. Cá entre nós, quando Linus viu o mar pela primeira vez, confesso que quase chorei junto.

Também é uma história de renascimento. O protagonista começa vivendo sob uma chuva interminável numa cidade cinzenta, metáfora para seu próprio estado de espírito. E de repente ele passa a ver em cores (palavras dele mesmo aliás), transportado para uma ilha em meio a um mar calmo, cercado de pessoas extraordinárias. E sim, há um jardim deslumbrante aqui também, cuidado por uma gnomo rabugenta (o que tenho eu com personagens rabugentas?).

É uma história para rir, emocionar e terminar sentindo-se mais em paz, com algo de sua fé na humanidade renovada. Para lembrar daquilo que temos de melhor como espécie: nossa capacidade de empatia.

Dez Coisas que Amo em Você, de Julia Quinn
Para terminar minhas indicações de primavera, irei pelo clichê: um romance delicioso que me fez virar a noite lendo e gargalhando quando o li pela primeira vez. Embora eu o tenha lido em inglês (como se percebe da foto), já foi traduzido aqui no Brasil, junto com toda a trilogia Bevelstoke da Julia Quinn (recomendo todos).

Sebastian e Annabel são personagens pelos quais é fácil se apaixonar. Esse é um livro de leituras dramáticas (adoro personagens leitores), aventuras mirabolantes, famílias intrometidas e diálogos afiadíssimos. É um dos melhores da autora, leve, cativante e que te deixa sorrindo como bobo ao final. Ótima pedida para aguentar a espera pela série dos Bridgerton, que deve estrear em algum momento agora pelo fim do ano.

Uma lista bem diversa, não é mesmo? Agora só falta uma estação para completar um ano de leituras sazonais… Mas e vocês, o que gostam de ler na primavera?


A Coruja


____________________________________

 

2 comentários:

  1. Olá!

    Tenho muita vontade de ler 'O jardim secreto', acho que eu também compraria essa edição pela capa, está muito linda, rs.

    Beijo,

    Samantha Monteiro
    Degrau de Letras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, que atire a primeira pedra quem nunca comprou um livro pela capa... Eu super recomendo O Jardim Secreto, não consigo decidir entre os dois qual seria o meu favorito...

      Excluir

Sobre

Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Para saber mais, clique aqui.

Cadastre seu email e receba a newsletter do blog

powered by TinyLetter

facebook

Arquivo do blog