24 de novembro de 2012

A Vertigem das Listas: Onze Damas Astutas


Lu: Caramba, minha gente, estamos já às vésperas do fim de ano e ainda estou correndo como cobra de duas cabeças sem saber para que lado vou primeiro... especialmente porque, se tudo der certo, o Dé estará chegando aqui ao Recife amanhã e tenho de dar jeito de dar tempo de cumprir todo o roteiro turístico que estabeleci para ele...

Dé: Roteiro este que eu ainda não vi, não dei opinião, e rezo que tenha sobrado tempo pra eu fazer as minhas provas... Seja o que Deus quiser! =D

Dani: Conhecendo essa aí, desista, amigo! XP

Lu: Eu deixei espaço para as provas, não se preocupe.

Mas, bem, deixemos de lado por um momento a correria, os planos e as festas... e tratemos de começar o vertigem desse mês, que foi um dos meus temas favoritos desse ano (por sinal, já estamos organizando a lista do ano que vem e vocês têm sugestões?)... Novembro, no vertigem, falaremos sobre Onze Damas Astutas.

Preparados para essa que é a nossa penúltima lista do ano?

Bem, vou começar com a mais astuta de todas as damas. Aqui, talvez seja bom pensar que astúcia não é sinônimo de sabedoria (ainda que muitas das damas aqui presentes somem as duas características) – é algo mais instintivo e uma habilidade nem sempre apreciada – especialmente por aqueles que caem pela astúcia dos outros... A raposa é um símbolo da astúcia e acho que poucas personagens literárias me fazem lembrar tanto de uma raposa quanto Irene Adler, A Mulher no cânone de Sherlock Holmes.

Irene é capaz de reagir numa situação em que tudo parece perdido, e virar a mesa em seu favor, deixando um dos homens mais intelectuais do mundo (ao menos, do mundo criado por Doyle) com cara de tacho.


Dani: Não deve existir prazer maior no mundo do que deixar Sherlock com cara de tacho...

Dé: Curiosamente, eu que lembrei de incluir a Irene...

Lu: Não importa, porque sou eu que mando nessa bodega e ela entrou na MINHA lista.

Dé: *Se prepara para correr para as colinas*

Dani: Por que sempre para as colinas?

Dé: Minha primeira escolha eu conheci muito antes de ler a peça em que ela aparece. Eu a conheci em uma das adaptações da peça para TV, em O Cravo e a Rosa (Dani: não foi o único, com certeza!), e novamente em 10 Coisas que Eu Odeio em Você (ótimo filme, por sinal). Estou falando de Catarina, A Megera Domada.

Catarina é uma mulher, no mínimo, geniosa. Ela assuntou um sem número de pretendentes, normalmente jogando alguma peça de decoração bem pesada em direção ao infeliz. E o que acontece com Petruchio? Ela consegue que ele faça todas as suas vontades e, ao mesmo tempo, ainda faz parecer que todas as ideias são dele! Pobre Petruchio...


Dani: Sabem o que dizem, não é? O homem é a cabeça da família, mas a mulher é o pescoço, que pode virá-lo para onde bem entender.

Lu: Eu nunca tinha ouvido esse listado, mas ele agora vai entrar na minha lista! Adorei!

Dé: Por que será que não gostei desse ditado?

Dani: Porque são 2 pescoços contra uma cabeça... XP

Como minha primeira escolha, escolhi a jovem aventureira Coraline (
Dé: CORALINE!!! \o/), de nosso amado Neil Gaiman. Coraline não é só esperta, mas também muito corajosa. Não importa o quão estranho as coisas vão ficando enquanto ela se aventura no “outro lado da porta”, por falta de nome melhor, ela nunca desiste de continuar tentando salvar os pais, e sempre tem as mais improváveis e geniais ideias para cada uma das estranhas situações que aparecem para ela.

Dou especial atenção à sua última cartada contra a “outra mãe”, a cena do poço, mas na versão do livro (quem só viu o filme, vá ler!!). Essa parte realmente me fez dizer: Caramba, moça, você é esperta mesmo!


Dé: Eu adorei o filme (sou fã de stop-motion) e gostei ainda mais do livro. Excelente escolha, Dani. =D

Lu: Minha segunda dama é tão astuta que foi capaz de enganar alguém que, supostamente, era geneticamente programado para jamais ser enganado – tanto assim que a jovem Lyra Belacqua acabou recebendo o epíteto de ‘Lyra da Língua Mágica’.

Protagonista da trilogia Fronteiras do Universo, de Philip Pullman, ela é de uma astúcia ímpar do começo ao fim – e não falo isso pela capacidade sobrenatural de ler o aletômetro, mas de sair de toda enrascada em que se mete, muitas vezes dobrando todas as regras, tudo o que se pode esperar de uma garotinha num mundo e numa época que não são nada fáceis.


Dé: Eu ainda tenho que ler essa série. Procurei bastante os livros na época do lançamento do filme, mas acabou caindo algumas posições na minha lista de prioridades...

Dani: Isso me acontece o tempo todo também...

Lu: Bem, eu mais que recomendo essa história. Ela é simplesmente fora de série.

Dé: Minha segunda escolha também é conhecida por ter sido a primeira a dobrar um certo homem. No caso, o homem em questão era um mago chamado Howl.

Curiosomente, Sophie Hatter não começa merecendo estar nesta lista. Sendo a mais velha de 3 irmãs, ela sempre achou que seu destino seria viver eternamente na loja de chapéus que era de seu pai. Tudo isso começa a mudar quando a Bruxa das Terras Desoladas a confunde com sua irmã mais nova, Lettie, e a amaldiçoa transformando-a em uma idosa.

Depois de acabar se tornando a faxineira no castelo de Howl, Sophie vai aos poucos ganhando mais e mais confiança e tomando controle das rédeas que nem sabia que segurava.


Dani: Putz, preciso comprar esse livro!!!

Lu: Sério que você ainda não leu O Castelo Animado, Dani? Precisamos corrigir essa falha! Mas pelo o filme você assistiu, né?

Dani: O filme assisti sim, mas nunca é a mesma coisa...

Dé: Filme é bem diferente do livro, mas ainda assim muito bom.

Dani: Para minha segunda escolha, peguei o meu livro preferido de todos os tempos, embora a personagem não seja a minha favorita, a pequena Alice de Alice no País das Maravilhas.

Impossível dizer que Alice não é astuta, quando, mesmo caindo nesse mundo maluco e completamente confuso, ela consegue se mostrar sempre correta, objetiva a racional. Não importa o quanto todos pareçam loucos ao seu redor, a colocando em situações difíceis e inconsequentes, ela sempre mantém a cabeça muito bem presa no lugar e tenta resolver as coisas da forma mais racional e prática possível.


Lu: Minha lista pessoal fecha com a ardilosa Milady de Winter, de Os Três Mosqueteiros. Adoro Dumas, adoro os personagens totalmente pirados dele... e adoro, amo de paixão Milady. O que é estranho, porque ela se porta como uma vilã para com Athos, que é meu segundo mosqueteiro favorito.

O primeiro é o Aramis e adoro Aramis exatamente porque ele é pura astúcia e garbosidade...


Dani: Ele também é o meu primeiro favorito! ^^

Lu: E é por essas e outras que você é minha filha ;)

Mas, enfim... eu não concordo muito com o julgamento que fazem de Milady. Vá lá que ela não é exatamente flor que se cheire, afinal, ela é uma espiã e assassina a serviço de Richelieu... mas, considerando tudo o que aconteceu, e como ela veio a ter a flor-de-lis tatuada... ela é uma criatura sem dúvida alguma admirável...


Dani: Mas em geral, os malvados não são em sua maioria muito astutos?

Lu: Bem, é o mínimo que se espera de um bom vilão. Eu já disse que em umas duas ou três peças de trabalhos de escola e faculdade, eu sempre fiquei com o papel de vilã-da-risada-maligna?

Dé: Nota mental: Tomar mais cuidado quando a Lu estiver por perto. *Paranóia mode: ON*

Dani: Cuidado com a visita a ela, então. XD

Dé: A minha lista finaliza com uma mulher, no mínimo, diferente. Ela conseguia prever o futuro, e com uma precisão tão grande, que seus descendentes se tornaram “descendentes profissionais”... ao menos alguns deles.

Agnes Nutter, Bruxa, aparece em Belas Maldições (Valeu, Lu!) e, desde o começo, já sabia de tudo que iria acontecer. Seu livro de profecias continha, de maneira (quase) detalhada tudo que as pessoas precisavam saber. Bom mesmo é o motivo pelo qual ela decidiu publicar o livro...

E claro, sendo uma bruxa, ela foi parar na fogueira... E MESMO ASSIM ELA DEU A ÚLTIMA RISADA!


Dani: Ah, Neil Gaiman... o que faríamos sem ele?

Lu: Agnes Nutter é uma das melhores sacadas de Belas Maldições. Agora... considerando que uma contra-parte dela aparece na série Discworld, eu desconfio que ela foi obra da pena do Pratchett ^^

Dani: Para a minha última escolha, chamo Katniss Everdeen de Jogos Vorazes. Quanto a essa, não há dúvida nem discussão em relação à esperteza e astúcia. Ela pura e simplesmente só sobreviveu aos jogos devido a elas. Logo que entrou na Arena ela mostrou que sabia como se virar, ela sabia se proteger, encontrar locais seguros para passar a noite, como encontrar comida e água, e não demorou a também descobrir como ganhar o público e os patrocinadores. Ela soube até mesmo como se aproveitar os sentimentos do amigo para conseguir se ajudar. Cruel, eu sei, mas eficiente mesmo assim.

Dé: Ainda não li os livros, mas estou tentando convencer uma amiga a me emprestar. Assim que eu ler, dou meu parecer. =P

Lu: Agora precisamos de nomes que todo mundo concorde... Eu sugiro a famosa não-líder de todas as bruxas de Discworld, a temida e incomparável Vovó Cera do Tempo!

Dé: Vovó esta que eu só sei que é ranzinza, tem um humor bem ácido e não é uma pessoa legal... Tenho que ler mais Discworld.

Dani: Eu também... Por enquanto só tenho um exemplar do Pratchett. Preciso aumentar a pilha. Ei, quem sabe não dá outra mesinha de centro?

Mas pelo que já conheço sobre essa senhora, tenho de dizer, ela é o máximo! Ranzinza ou não a mulher é genial e me surpreendeu praticamente em todas as suas aparições em Os Pequenos Homens Livres!


Lu: Dá uma mesinha de centro sim. Farei uma foto da minha coleção, acho que são mais de trinta livros... E com toda certeza; a Vovó é ranzinza, mas esperta como ela só e incrivelmente astuta – o suficiente para dar conta de proteger o mundo (mas principalmente Lancre) quando necessário.

O grande problema da mesinha de centro pratchettiana, Dani, é que os livros dele em português estão quase todos esgotados; quando você encontra é em sebo e pelos olhos da cara.

Mas eu sempre tenho fé que um dia eles voltam a reeditar... e a traduzir novos títulos...


Dé: O último nome da lista está acima da ralé apresentada até agora. Pelo menos em questão de títulos, já que Cersei Lannister é uma rainha! Rainha de SETE reinos, ainda por cima.

As maiores característica desta dama da alta sociedade são sua habilidade em jogar o “Jogo do Trono” e sua dedicação aos filhos (do irmão gêmeo) (
Dani: Uma relação adorável, realmente...). Tanto que ela usou o primeiro para exercer o segundo e no processo começou uma guerra civil. Manipuladora e ardilosa, Cersei conseguiu enganar toda Westeros e se livrar de quase toda a oposição contra ela.

Claro que ela tomou algumas decisões ruins no caminho (
Dani: Algumas?), e que haverá consequências para ela, mas isso não tira os méritos desta dama astuta.

Dani: De fato, não dá para contestar a inteligência dela. Acho que é a personagens mais ardilosa e manipuladora que já vi até hoje...

Lu: E com isso, creio que encerramos nosso vertigem de hoje... Vocês acreditam que mês que vem já é o último vertigem desse ano?

Dé: Pode ser o último do ano, mas não O ÚLTIMO! =D Se o mundo não acabar, é claro...


____________________________________

 

8 comentários:

  1. Lu, quando vi o tema pensei logo que sua ideia desse tema era falar sobre Irene Adler, e realmente fiquei surpresa quando li que o partiu do Dé a sugestão dela e não de você.

    Uau Dano vou copiar a frase porque essa eu nunca ouvi.

    Adorei a lista de hoje.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tinha colocado a Emília do Monteiro Lobato inicialmente, mas quando o Dé citou rapidamente a Irene, decidi deixar a Emília para uma lista de personagens não humanos.

      Minha memória anda uma coisa crítica... é o fim do ano...

      Excluir
  2. Eu gostaria de fazer uma menção honrosa: Porcia! ^^

    E, que coincidência, Aramis também é meu mosqueteiro predileto... mesmo depois de mais velho e com a estampa do Jeremy Irons! XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos ter de implantar a menção honrosa para dar conta de todos os nomes que ficam de fora... xD A Porcia é decididamente um símbolo feminino de astúcia - mas, bem, praticamente todas as protagonistas femininas de Shakespeare são astuciosamente ardilosas...

      E numa nota final... Montaremos um clube de apreciação do Aramis pelo visto ;)

      Excluir
  3. Amei! Só damas terrivelmente ardilosas! E acho que toda vilã tem que ser mesmo ardilosa, é isso ou perde a graça :/
    E toda hora eu e minha mãe fazemos a citação dessa frase Dani, não sei se você viu no mesmo lugar mas eu aprendi no filme Casamento Grego ^.^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aí temos de perguntar à Dani onde foi que ela encontrou a frase, mas é muito boa mesmo, né?

      Engraçado que nem todas as nossas damas ardilosas são vilãs, muitas das citadas aqui são até as heroínas de seus contos. Vilã ou mocinha, o caso é que elas nos marcaram!

      Excluir
  4. Amei esta lista! Mas achei que algumas das mocinhas de Austen iriam entrar na lista. Acho que cada uma delas tem um certo tipo de esperteza e sabedoria natas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, eu até pensei em colocar algumas das mocinhas austenianas aqui... mas o problema do vertigem é que o número é limitado, o que significa que a gente tem de se contentar em lembrar o que dá para lembrar... acho que vou implantar ano que vem umas menções honorárias no vertigem...

      Excluir

Sobre

Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Para saber mais, clique aqui.

Cadastre seu email e receba a newsletter do blog

powered by TinyLetter

facebook

Arquivo do blog