22 de setembro de 2022

Livros para ler na Primavera


E cá estamos nós, em mais um equinócio, observando o desabrochar das flores, revivendo jardins ou vasinhos modestos (ou não) em selvas de apartamento. Primavera chegou, e com ela… mais uma recomendação de leituras primaveris cá no Coruja.

(Se você não ouviu mentalmente a melodia de Primavera de Los Hermanos na frase anterior… você não entregou a idade. Mas, enfim… nostalgia, a gente vê por aqui).

Acho que esse vai ser um ano em que vou pensar em contos de fadas e fábulas para todas as estações - a depender do estilo narrativo, esse tipo de história certamente se acomoda a qualquer clima… Enfim, cliquem nos títulos se tiverem curiosidade de ler as resenhas completas de cada um dos indicados da vez.


A Princesa e o Goblin, de George Macdonald

Começo com um clássico infantil que li há mais de uma década e recentemente saiu numa nova edição pela editora Wish - razão pela qual está na minha lista de próximas releituras, já que apoiei o projeto quando ele saiu pelo Catarse.

Macdonald é um autor seminal para a Fantasia e A Princesa e o Goblin é um título repleto de graça, aventura e sim, alguma inspiração para a criação da Terra-média de Tolkien.

Esse é um daqueles volumes que merece ser lido em voz alta, sentido em seu ritmo e linguagem, no frescor poético, musical que faz parte do enredo - aliás, rimas e canções fazem parte do arsenal para lidar com os perigos que espreitam a protagonista do título. Perfeito para um dia de primavera.

Seven Wild Sisters, de Charles de Lint

Eu me apaixonei à primeira leitura pelo estilo de Charles de Lint, pela maneira como ele costura tão bem o ambiente urbano com uma magia que ecoa a mistérios profundos, que vibra a cada página com instrumentos e canções, que reclama a Natureza mesmo em ambientes como um ferro-velho…

Seven Wild Sisters é um dos seus livros mais juvenis, levando-nos a cruzar as fronteiras do nosso mundo com Faërie, tendo um Gato por guia, e a compaixão por mote.

O enredo é lindo, e para além disso, esse volume é TODO ilustrado por Charles Vess, o que torna Seven Wild Sisters um livro ainda mais apaixonante. Queria muito que alguma editora brasileira descobrisse o Lint; ele é um mestre em fantasia urbana e merecia ser mais conhecido por aqui.

Ferreiro do Bosque Maior, de J. R. R. Tolkien

Encerrando as recomendações da estação por hoje, vamos claro, com o mestre… J. R. R. Tolkien (sim, de novo!). Ferreiro do Bosque Maior é uma fábula que também penetra os mistérios de Faërie, falando especialmente do ofício do artesão, dos delicados processos do artista - um assunto que nunca está muito longe dos pensamentos do professor.

Curiosamente, esse conto nasceu como um prefácio a uma obra de Macdonald que Tolkien fora convidado a apresentar. Era para ser algo como um ensaio, mas terminou nunca sendo publicado na edição de A Chave Dourada, aparecendo tempos depois como essa história.

O livro foi recentemente republicado aqui no Brasil pela Harper Collins numa edição de bolso que é um mimo, capa dura e ilustrações da Pauline Baynes - um excelente título para presentear (a si mesmo ou outrem) nesses meses primaveris.


A Coruja


____________________________________

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre

Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Para saber mais, clique aqui.

Cadastre seu email e receba a newsletter do blog

powered by TinyLetter

facebook

Arquivo do blog