30 de setembro de 2022

A Vertigem das Listas: Dez Bandeiras Interessantes


Ísis: Acho que baixou o Sheldon (The Big Bang Theory) hoje e resolvi propor o tema bandeiras. Que eu saiba, nunca antes escolhemos esse tema, e talvez por isso seja desafiador para ambas… mas vamos lá tentar.Hoje é dia de Dez Bandeiras Interessantes!

1. Nenhuma lista dessas começa sem a bandeira do Nepal. Isso porque é uma das poucas bandeiras nacionais no mundo que não é retangular, e sim bitriangular. Esse design único já a torna fácil de identificar, mas os dois sóis, um em cada triângulo, é bem peculiar também. Por fim, o contorno azul ao longo da bandeira também é bem único, pois poucas bandeiras tem um contorno - aliás, eu só sei de quatro (Grenada, Guam, Maldives e Montenegro).


2. Não creio que seja a única bandeira desenhada por uma criança, mas resolvi apontar a bandeira da Papua Nova Guiné aqui, por esse exato motivo. O esquema de cores não é incomum, afinal, muitas bandeiras contêm as cores preto e vermelho no caso de PNG, essas cores são tradicionais das vestimentas de diversas tribos da ilha. Os símbolos esboçados na flâmula são uma ave-do-paraíso - que é linda - e o cruzeiro do Sul, uma constelação que eu muito aprecio pelo significado que tem no hemisfério Sul, vez que somente é visível nessa parte do mundo. O cruzeiro do Sul também não é exclusividade da bandeira papa-guinense, mas gosto que esteja presente. Entretanto, o fato de ter sido criada por uma criança de 15 anos realmente chamou-me a atenção, e por isso a indiquei.


3. Minha terceira indicação é ao mesmo tempo motivada por algo fútil, e uma homenagem a um país que tanto me encanta… A cor laranja está presente em raríssimas bandeiras: Butão, Costa do Marfim, Ilhas Marshall, Irlanda, Sri Lanka (argüível) e Índia. Eu sempre fui fascinada por esta bandeira que tem essa cor tão rara entre seus pares, e mais ainda me encantei após experimentar a comida indiana pela primeira vez, comida que contém bastante cúrcuma e saffron, este último o tempero mais caro do mundo (mais caro que ouro, inclusive). A simbologia da bandeira muito me encanta também, trazendo o respeito à terra e às plantas (linha verde), o desapego às questões materiais (linha laranja), o caminho para a verdade e iluminação (linha branca), e ao centro a roda de Dharma, símbolo do Budismo, ética que muito aprecio. Como não gostar?


4. Sabe aquele escudo que é altamente representativo das culturas africanas? Parece uma prancha de surfe que foi engordada no meio, e pintada com uma cara assustadora, adornada por penas. Pois sim, apesar de que haviam várias tribos na África (algumas já exterminadas pela violência entre elas ou pela violência dos brancos), apenas uma bandeira dentre as dos 54 países africanos contém esse escudo, e é a do Quênia. Talvez um nativo africano não concorde com a representatividade de tal escudo, e eleja outro símbolo mais uníssono. Porém, não sou nativa da África e tampouco morei lá (ainda), então a imagem que tenho ainda vem da estereotípica alusão americana àquele continente. Vergonhoso, mas pelo menos me ajudou a escolher essa bandeira…


5. Recuso-me a não colocar ao menos uma bandeira fictícia aqui, vez que existem tantas legais…. E resolvi escolher a do Esquadrão de Operações Especiais de Attack on Titans… Além de ter a importância na história de ser o grupo de reconhecimento e que vai reconquistando terras perdidas para os titãs, o gesto que acompanha a bandeira do esquadrão tem uma simbologia importante também, de perfurar o coração. Pela humanidade, minha vida.



Lulu: Passei o ano crendo que a Ísis não ia tirar coelho da cartola e colocar um tema estranho no vertigem… e aí ela coloca o mais difícil de que consigo me lembrar EXATAMENTE NO MÊS DO MEU ANIVERSÁRIO.

EU ME VINGAREI!!!!!

Enfim, passei um bocado de tempo tentando me lembrar de bandeiras que tivessem me capturado a atenção e aí cheguei a conclusão de que se fosse pegar bandeiras reais, eu teria que descobrir todas as motivações para o desenho delas para ter certeza de que era isso mesmo e… é, muito trabalho daria para mim mesma. Fora que eu provavelmente me catapultaria para questões políticas e explicações históricas, colonialismo e outras espinhosas espirais… Então, decidi facilitar as coisas para mim mesma, pensar em países e federações fictícias que capturaram minha imaginação e ir atrás de descobrir se eles tinham bandeiras.

Talvez eu esteja “roubando” o jogo, mas, hei, pelo menos assim consegui achar respostas, não? Vai ter de valer.

6. Começarei minha lista com a bandeira da Federação Unida dos Planetas, de Star Trek, que ecoa muito de perto a bandeira da nossa ONU. Interessante que em diferentes encarnações e épocas da série, as insígnias que aparecem na bandeira evoluem, de acordo com os acontecimentos que vão se desdobrando na história.


7. Da ficção científica para a fantasia, vamos com a bandeira de Gondor, que traz a Árvore Branca, ecoando Nimloth, de Númenor, por sua vez nascida de Celeborn, a Árvore Branca de Tol Eressea. É um símbolo simples, mas que carrega uma linha de feitos, sacrifícios, amizades e traições. Sobre os galhos, há sete estrelas, outro símbolo poderoso na Terra-média, cujo significado está ligado a Queda de Morgoth. Simples, sim, mas repleta de simbolismo.


8. Eu normalmente não repetiria um mesmo livro/filme aqui, mas não posso deixar de lembrar da bandeira de Rohan, também de O Senhor dos Anéis - que, por sinal, está numa das cenas mais poderosas em As Duas Torres (e, hilariantemente, não foi planejada, mas quando a bandeira se desprendeu, capturou muito bem o peso do que estava acontecendo em Rohan). O cavalo branco de Rohan ecoa a figura pré-histórica do cavalo branco de Uffington - que nas minhas referências pessoais também se liga ao cavalo branco que aparece nas histórias da Tiffany Aching. Enfim, uma coisa vai puxando a outra na memória, não é mesmo?


9. A bandeira de Wakanda. Sem maiores comentários. Só de pensar me dá vontade de chorar…



Ísis: EU TAMBÉM!!!!!! (E estou louca para ver o novo filme!) Lembrando inclusive que a capa do meu passaporte é de Wakanda, cortesia da Rainha! Eu amei muito esse presente!

Lulu: Sempre fico feliz quando meus presentes agradam… Mas, continuemos: último item!

10. Para terminar por hoje… claro que eu não poderia deixar de falar na “Jolly Roger”, a bandeira pirata. Há vários desenhos diferentes a depender do gosto do capitão, mas tradicionalmente pensamos na bandeira preta com a caveira e ossos cruzados.



Ísis: Vixe, a vingança da rainha será maligna, com certeza… Mas eu vou ter que admitir que estou orgulhosa de finalmente escolher um tema que a tenha feito quebrar a cabeça, vez que muitas vezes estou quebrando a minha com os temas dela… Todavia, Lu, não precisaria sair escrevendo uma tese sobre o histórico de cada bandeira não, mocinha! Bastava saber o que significava… e nem isso, se não quisesse, pois me contentaria com um "eu gosto e pronto"!

O que faço com uma Rainha que está sempre buscando ir além do infinito?

Assim fica difícil… Mas para facilitar, quem quiser ver e ler um pouco sobre as bandeiras dos países, cliquem no link aqui.

E vocês? Ficaram curiosos sobre alguma das bandeiras? Já pensaram sobre o assunto? Ou são que nem a Rainha e não conseguem não ir a fundo num tema e por isso nem se aventuram? Conte-nos tudo nos comentários, por favor! E até o próximo vertigem! Até lá acho melhor eu ir migrando logo para evitar a fúria da Penosa Rainha…


____________________________________

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre

Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Para saber mais, clique aqui.

Cadastre seu email e receba a newsletter do blog

powered by TinyLetter

facebook

Arquivo do blog