9 de setembro de 2022

Gente Ansiosa: o humor como resistência


"Homens e mulheres vivendo meses com dificuldade para respirar e indo a um médico após o outro porque pensam que tem algo de errado com seus pulmões. Tudo porque é muito difícil admitir que foi outra coisa que… se rompeu. Que é uma dor em nossa alma, pesos de chumbo invisíveis em nosso sangue, uma pressão indescritível no peito. Nossos cérebros estão mentindo para nós, dizendo que vamos morrer. Mas não há problema nenhum em nossos pulmões, Zara."

Gente Ansiosa foi uma daquelas histórias em que fiz o ‘caminho inverso’ de ver a adaptação e só depois ler o livro. Mas ele estava na minha mira desde o lançamento em inglês, quando foi indicado ao Goodreads Choice Awards 2020 na categoria ficção (combinemos que o ano tinha tudo a ver com o título…). A razão, contudo, era menos o prêmio e mais o autor, vez que eu me encantara com a sensibilidade de Fredrik Backman em Um Homem Chamado Ove.

A história gira em torno de um grupo de reféns após uma tentativa malsucedida de assalto a banco, e a dupla de policiais - que são também pai e filho - responsável pelo caso. As circunstâncias são pintadas em tintas surreais: o criminoso é, menos que amador, completamente incompetente; suas vítimas parecem, à primeira vista, um eclético grupo que tem em comum vários parafusos a menos.

Aos poucos, contudo, você vai entendendo que há mais por trás do riso fácil de tão insólitas situação e interações entre personagens. Backman fala muito de ansiedade (óbvio pelo título) e das causas para a crise de saúde mental generalizada que parece ser o padrão social dos dias de hoje. Luto, depressão, suicídio, desigualdade social e entre gêneros, economia e endividamento, questões familiares - tudo isso aparece nas discussões que vão acontecendo, em tempo real, nos interrogatórios, ou em flashbacks.

Mesmo tendo uma boa ideia de como o livro se encaminharia (afinal, tinha visto a série), Backman conseguiu me enganar a fazer julgar certos personagens - para então puxar o tapete sob meus pés. Gosto quando um enredo consegue me surpreender assim, brincar com o óbvio e com as expectativas do leitor.

Contudo, confesso que tive uma certa dificuldade no início da leitura, pela forma como as cenas são fragmentadas, sempre indo e voltando entre o presente da investigação, o que aconteceu durante o sequestro e flashbacks mais distantes que desvelam ligações inesperadas entre os personagens. Bem, comecei Gente Ansiosa num momento delicado, quando eu mesma estava lidando com sentimentos de ansiedade e isso provavelmente impactou a forma como eu estava interagindo com o livro. Mas, no final, ele acabou me dando exatamente as palavras que eu precisava - palavras que usei para oferecer conforto e me confortar também.

“Não podemos mudar o mundo, e muitas vezes não podemos nem mesmo mudar as pessoas. Não mais do que um pouco de cada vez. Portanto, fazemos o que for possível para ajudar sempre que tivermos essa chance, querido. Nós salvamos aqueles que podemos salvar. Damos o nosso melhor. Depois, tentamos encontrar uma forma de nos convencer de que isso terá que ser… o suficiente. Para que possamos conviver com nossos fracassos sem nos afogar.”

Seja como for, quando as peças começam a se encaixar (e, por vezes, o enredo parece de fato um curioso quebra-cabeças) e você entende as ligações, as cadeias de eventos que unem todos esses indivíduos, você provavelmente se descobrirá tão vítima dessa Síndrome de Estocolmo (há!) quanto os reféns do nosso azarado assaltante de bancos. Gente Ansiosa nem sempre é uma leitura fácil - é um enredo caprichoso, por vezes fofo e divertido, em outras deprimente -, que me partiu o coração e me encheu de esperança. Adorei (e, sim Backman continua na lista; que venham mais títulos dele!). A série também vale assistir, mas não há dúvida que o livro é melhor.

“o humor é a última linha de defesa da alma, e enquanto estamos rindo, estamos vivos, então trocadilhos ruins e piadas de peido eram sua maneira de expressar sua resistência contra o desespero.”

Nota:
(de 1 a 5, sendo: 1 – Decepção; 2 – Mais ou Menos; 3 – Interessante; 4 – Recomendo; 5 – Merece Releitura)

Ficha Bibliográfica

Título: Gente Ansiosa
Autor: Fredrik Backman
Tradução: Maira Parula
Editora: Rocco
Ano: 2021

Onde Comprar

Amazon


A Coruja


____________________________________

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre

Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Para saber mais, clique aqui.

Cadastre seu email e receba a newsletter do blog

powered by TinyLetter

facebook

Arquivo do blog