29 de junho de 2020

A Vertigem das Listas: Dez Bibliotecas que São o Paraíso


Lulu: O tema de hoje do vertigem deriva de uma famosa citação do de Jorge Luis Borges com a qual concordo integralmente: “sempre imaginei que o paraíso fosse uma espécie de biblioteca”.

Nada me parece mais perfeito que passar a eternidade numa biblioteca, sentada numa poltrona confortável, com a possibilidade de encontrar pessoas de gostos parecidos com quem conversar ao terminar aquela história fantástica, e um estoque infinito de qualquer que seja a sua bebida favorita.

(Aziraphale provavelmente seria o bibliotecário nessa hipotética situação).

Por essa razão, o vertigem de hoje apresenta Dez Bibliotecas que são o Paraíso, sob os auspícios do anjo guardião do Portão Leste dos Jardins do Éden.

1. Minha primeira escolha vem da ficção e é um lugar no qual eu não me importaria de passar o resto da Eternidade: a biblioteca do Sonhar, que aparece na série Sandman de Neil Gaiman. Lá estão contidos todos os livros sonhados e nunca escritos ou terminados, guardados pelo sábio bibliotecário Lucien.


2. Minha segunda escolha é histórica: quem dera pudéssemos viajar no tempo para encontrar a Biblioteca de Alexandria em toda a sua glória! Difícil até de imaginar como ela terá sido, mas há algo de mítico, de profundamente arquétipo no ideal dessa biblioteca que me faz colocá-la nessa lista. Foi construída uma nova biblioteca em Alexandria, concluída em 2002, que resgata o simbolismo da original - e, se não posso viajar no tempo, bem gostaria de ir ao Egito em peregrinação à nova versão.

3. Quando fui a Oxford, um dos lugares que fiz questão de visitar foi, claro, a Biblioteca Bodleian. Não só porque a Bodleian é considerada uma das mais belas bibliotecas do mundo - e uma das mais antigas na Europa, em funcionamento desde 1602 - mas porque vários dos meus autores favoritos estão, de alguma forma, ligados a ela. Tolkien, Lewis, Carroll, Pullman… Difícil resistir, não?


4. Uma das minhas maiores paixões platônicas literárias sempre foi Umberto Eco… e a biblioteca do Eco. Cá entre nós, eu nunca tinha parado para procurar fotos da biblioteca dele até escrever esse vertigem, mas tinha lido descrições em seus livros e me deliciado com as imagens que criara na cabeça - especialmente com a ideia da biblioteca vir com o Eco de brinde. Seja como for, em memória dessa paixão e de todas as vezes em que me perdi nas palavras do Eco e sua fascinação pelas histórias e seus significados, a biblioteca dele (em específico, a biblioteca dele que viveu e vive até hoje na minha imaginação) é um dos paraísos que coloco em minha lista.

5. Para terminar, volto à ficção. Pensei de colocar aqui a biblioteca de Hogwarts, mas antes dela, já existia a Biblioteca da Universidade Invisível, criação do saudoso Terry Pratchett. Essa é uma biblioteca de livros mágicos, pensantes, poderosos o suficiente para torcer a realidade e permitir viagens entre diferentes realidades. E o Bibliotecário é um Orangotango (que começou como um mago, mas sofreu um acidente mágico e desde então resistiu a todas as tentativas de voltar a fazê-lo humano). Como eu poderia resistir?


Ísis: A biblioteca de Alexandria… hoje me pergunto se realmente existiu, e se era assim tão divina? Quando fui à cidade, o guia chegou a apontar onde seria sua localização, mas não sei se era sério ou se era invenção dele. Sei que hoje tem uma moderna lá cuja arquitetura é bem interessante também.


Eu nunca pensei em fazer uma lista de bibliotecas, mas, OK, vamos lá.

6. As bibliotecas germânicas (estou me referindo aqui à Áustria e à Alemanha) são umas das mais bonitas que vi ao pesquisar. Nossa, parecem mais com palácios!!!! Se tiver que escolher só uma, aponto a a da Abadia de Wiblinglen na Alemanha. É linda, iluminada e antiga, cheia de histórias - tanto escritas, como pessoais, certamente.


7. Eu me encantei com a Biblioteca Central da Cidade do Kansas, nos EUA. O prédio está em formato de livros numa prateleira!! E Silent Spring da Rachel Carson é um dos títulos destacados! Como não admirar?


8. Bem vindos ao México - ou, mais especificamente à Universidade Nacional Autônoma do México. Dêem uma olhada na beleza desse prédio! Gente, ele é uma obra de arte por si só!!!


9. Minha quarta escolha vem da minha paixão por Roma: descobri há pouco que há um um coliseu romano no meio de Vancouver, no Canadá! O escritório central da Biblioteca Pública de Vancouver ocupa uma área grande, mas dentro não devem haver grandes batalhas - mas certamente hão grandes debates!


10. E, por fim, um design mais moderno, e totalmente influenciado por mim… ou pela Barbie. Sim, senhores, há uma biblioteca cor-de-rosa em algum lugar do mundo, e foi de propósito! A Sandro Penna se encontra em Perugia, na Itália, e é um disco cor-de-rosa que ilumina seu interior com essa mesma cor.


Não sei o que é pior, não poder sair agora mesmo por causa da pandemia para visitar esses lugares maravilhosos, ou não ter acesso às suas obras! Porém, não precisamos temer! Vou dar uma opção bônus, e possivelmente a mais interessante! Numa lista de bibliotecas, seria um crime não mencionar essa, apesar de não se tratar de uma biblioteca física/visual/etc: o Projeto Guttenberg (link aqui → http://www.gutenberg.org/), a maior biblioteca virtual e não-pirata. Salvo engano, aqui se pode encontrar os livros que caíram em domínio público gratuitamente. Em outras palavras, é hora de ler os clássicos!!! São tantos, meu Deus… por onde começar?



____________________________________

 

2 comentários:

  1. Acabou de passar uma reportagem no jornal hoje sobre o VLT do Rio de Janeiro passar por vários pontos históricos, dentre eles uma biblioteca que é o maior acervo lusitano fora de Portugal. Essa biblioteca também é considerada por alguns avaliadores internacionais (pelo que entendi da reportagem) uma das 5 bibliotecas mais bonitas do mundo!!! Eu super fiquei com vontade de ir ver!!! Lembrou aquelas bibliotecas estilo a A Bela e a Fera, e também me lembrou nossa lista de bibliotecas. Não lembrava se a tínhamos incluso essa do Rio na lista final, então vim acrescentar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esqueci de colocar o link da Biblioteca: Real Gabinete
      https://www.realgabinete.com.br/Biblioteca/Apresenta%C3%A7%C3%A3o

      Excluir

Sobre

Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Para saber mais, clique aqui.

Cadastre seu email e receba a newsletter do blog

powered by TinyLetter

facebook

Arquivo do blog