14 de julho de 2017

Mil Vezes mais Justo: O que as peças de Shakespeare nos ensinam sobre justiça


Em 'Mil vezes mais justo', Kenji Yoshino volta a atenção para a questão sobre o que compõe uma sociedade equitativa e justa, mergulhando numa fonte surpreendente para encontrar a resposta: as peças mais famosas de Shakespeare. Baseado em releituras criteriosas de Medida por medida, Tito Andrônico, Otelo e outros, discute perguntas fundamentais que fazemos a respeito do mundo atual e elucida algumas das questões mais preocupantes da vida contemporânea.

Nos nove ensaios que compõem Mil Vezes Mais Justo, Kenji Yoshino nos leva a percorrer os julgamentos e as diferentes noções de justiça retratadas pelo bardo: da vingança pessoal em Tito Andrônico ao processo legal de O Mercador de Veneza; do tribunal de Medida por Medida à corte dinamarquesa de Hamlet. Shakespeare entendia da natureza humana como poucos autores, tanto no que ela tem de mais sublime quanto de mais torpe, e por isso se presta tão bem ao debate moral e filosófico; mas também conhecia muito dos meandros da lei e das relações de poder, afinal, ele passou boa parte da vida entrando e saindo de tribunais, fosse como testemunha, querelante ou acusado.

Ele teve processos sobre terras em Stradford-upon-Avon; ações sobre sua herança, genealogia e a possibilidade de usar um brasão e assim ser considerado um cavalheiro; outro sobre a propriedade da madeira utilizada na construção do Globe; foi testemunha em litígios entre vizinhos... Além de ter sido também um empresário e um investidor, emprestando dinheiro para conterrâneos que também resultaram em outras tantas demandas judiciais. Praticamente todas as assinaturas que temos hoje do punho de William Shakespeare são oriundas de algum processo e isso certamente explica seu amplo conhecimento de questões legais.

O interessante do livro de Yoshino, contudo, é que ele não apenas analisa a maneira como Shakespeare escreveu sobre a própria evolução do conceito de justiça - desde a vingança privada no Império Romano até a apresentação de uma causa em tribunal e as formas de interpretação da lei -, mas também compara as situações descritas nas peças com situações reais e muito mais próximas do leitor de hoje, como a defesa de Clinton no caso Lewinsky, o julgamento de O. J. Simpson e a guerra no Iraque.

Algumas dessas comparações podem parecer forçadas, mas no geral, Yoshino apresenta um texto fluido e interessante, que advoga o Império da Lei e nos apresenta uma nova forma de compreender os mundos criados pelo bardo. Recomendado, sem dúvida.

Nota:
(de 1 a 5, sendo: 1 – Decepção; 2 – Mais ou Menos; 3 – Interessante; 4 – Recomendo; 5 – Merece Releitura)

Ficha Bibliográfica

Título: Mil Vezes Mais Justo
Autor: Kenji Yoshino
Tradução: Fernando Santos
Editora: Martins Fontes
Ano: 2014

Onde Comprar

Amazon


A Coruja


____________________________________

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre

Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Para saber mais, clique aqui.

Cadastre seu email e receba a newsletter do blog

powered by TinyLetter

facebook

Arquivo do blog