18 de julho de 2011

Desafio Literário 2011: Julho - Novos Autores || Relações de Sangue



Quero você – sentir meus lábios sem seu pescoço, seu gosto em minha boca, seu sangue quente. Alto e sensual, quero fazer parte de sua vida, e fazer você sonhar o que nunca sonhou. CP 832.

Descobri Martha Argel ano passado, justamente no Desafio Literário, quando li O Livro dos Contos Enfeitiçados. Ela me cativou de cara com o bom humor com que consegue juntar fantasia e cotidiano, com uma ambientação totalmente nacional – nunca vou me esquecer de quanto me acabei de rir com a história das bruxas que apagam o futebol da face da terra para darem jeito nos maridos... e vêem o feitiço virar contra o feiticeiro...

Assim, peguei Relações de Sangue com altas expectativas... e ela não me decepcionou: dos livros que li para o tema do mês, o título da Argel foi, sem dúvidas, o meu favorito.

Clara, bióloga, tradutora e amiga da vampira Lucila, que conheceu quando foi vítima de um seqüestro-relâmpago (a edição que li vinha, no final, com o acréscimo do conto que narra esse primeiro encontro das duas), acaba por se meter numa trama de assassinato envolvendo um vampiro “moreno, alto, bonito e sensual”, que anuncia seus serviços nos classificados do domingo.

Pois é, um vampiro de aluguel.

Daniel, nossa, hã... vítima, está tendo suas clientes mortas pelo que parece ser algum humano com grande conhecimento de causa. Além do fato de que isso pode atrair uma atenção indesejada para a comunidade dos caninos longos, há o detalhe de que algum maluco estar entrando no território de Daniel, que, como macho alfa que é, não está satisfeito com a situação.

E aí é que Clara acaba entrando na imagem, indicada por Lucila, dando uma de detetive particular. Ela não é detida pelo nascer do sol, e pode passar por uma excelente isca – desde que, claro, Lucila possa ser seu anjo da guarda a todo instante.

Aliás, é curioso que a despeito dos personagens masculinos – Estevão, Daniel -, o cavaleiro de armadura brilhante de Clara seja a Lucila. As duas formam um par curioso e seu relacionamento me lembrou muito o clássico Carmilla, de Joseph Sheridan – e não acho que isso se trate de uma coincidência involuntária.

Há algumas incongruências na história, não nego. Todo o lance de quem está por trás das mortes e o banho de sangue que Clara presencia em sua sala de estar são meio discutíveis, mas só vim prestar atenção nisso quando já tinha terminado a leitura. Enquanto estava com o livro nas mãos, tudo o que eu queria era continuar e continuar, rolando de rir com alguns diálogos e situações, ou me retesando na cadeira com a tensão.

Argel sabe escrever uma boa história, sabe manipular admiravelmente situações cotidianas extraindo delas muito humor, sem cair em armadilhas de mau gosto. Seus vampiros não são necessariamente deslumbrantes e glamourosos, mas são críveis, interessantes, curiosos.

Definitivamente, uma boa leitura!

Nota: 4
(de 1 a 5, sendo: 1 – Péssimo; 2 – Ruim; 3 – Regular; 4 – Bom; 5 – Excelente)

Ficha Bibliográfica

Título: Relações de Sangue
Autor: Martha Argel
Editora: Giz Editorial
Ano: 2010
Número de páginas: 256



A Coruja


____________________________________

 

2 comentários:

  1. Olá, Coruja Lulu, fico feliz em saber que gostou de meu "Relações de Sangue", obrigada pela resenha tão bacana.
    Quanto à semelhança com "Carmilla", por incrível que pareça foi acidental, inclusive o fato dos nomes Clara e Lucila serem praticamente um anagrama de Laura e Carmilla! Só percebi anos depois de escrever meu livro, e acho que foi alguma peça que meu subconsciente me pregou. Sempre adorei a história de Sheridan LeFanu.
    Não sei se sabe, mas a continuação do RdS, "Amores Perigosos", deve ser lançada na Bienal do Rio de Janeiro, pela Llyr Editorial.
    De novo, obrigada pela atenção dada a meu livro.

    ResponderExcluir
  2. Olha o DL propiciando reencontros. =D

    ResponderExcluir

Sobre

Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Para saber mais, clique aqui.

Cadastre seu email e receba a newsletter do blog

powered by TinyLetter

facebook

Arquivo do blog