11 de novembro de 2010

Meme Literário: Dia 11 – seu tipo de livro favorito




Meu gênero favorito, como todo mundo que freqüenta o Coruja já sabe a essa altura... é ficção fantástica. Melhor ainda se misturar com universos alternativos. Não à toa, Jonathan Strange & Mr. Norrell entra no meu top 10 em qualquer circunstância.

E, sim! Eu também já escrevi resenha dele! Alguma surpresa?


Muita gente reclama que a primeira parte do livro é lenta e meio chata. Eu concordo, afinal de contas, a primeira parte é toda do Norrell, que é uma versão do Scrooge que acumula egoisticamente livros e conhecimento no lugar de dinheiro.

Mas passe do Norrell para você ver o que é um livro que sabe misturar bem elementos de História, Mitologia e Fantasia. A Susanna Clarke é uma das autoras que conheço que soube, de verdade, construir uma base lógica e histórica para sua história, em alguns pontos comparável ao que Tolkien fez.

E, claro, toda vez que aparecia o Cavalheiro de Cabelos de Algodão, ou só pensava nos sidhé e nos Tuatha e ficava ahhhh e ohhhh!!! Mitologia celta, misturada com história bretã, pitadas de mitos messiânicos à la Arthur (é só no que penso quando vejo o Rei Corvo) e polêmicas mágico-filosóficas.

Nunca me esquecerei de Wellington e Strange:

'Can a magician kill a man by magic?' Lord Wellington asked Strange.

Strange frowned. He seemed to dislike the question.

'I suppose a magician might,' he admitted, 'but a gentleman never could.'


E, só para constar? Eu sou uma strangita. XD


____________________________


E aproveitando o ensejo já que estamos por aqui, não deixem de participar da pesquisa de opinião para o balanço de final de ano de D. Lulu!





A Coruja


____________________________________

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre

Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Para saber mais, clique aqui.

Cadastre seu email e receba a newsletter do blog

powered by TinyLetter

facebook

Arquivo do blog