10 de março de 2019
Empilhando no Escaninho #36 (Os Links da Coruja)
Estive um pouco sumida nos últimos dias, mas tenho uma boa desculpa dessa vez: fiz uma amigdalectomia no final de fevereiro e passei os últimos dias de repouso. Talvez depois eu escreva um post sobre o assunto e convide todo mundo para uma boa moela ao molho (alerta de piada interna).
Eu até escrevi nos últimos dias, mas são coisas que estou preparando para o aniversário do blog... tenho umas resenhas para escrever esse mês (preciso fazer a do último livro da Connie Willis que li!), mas enquanto isso não vem... fiquem com mais uma lista de links legais que guardei para compartilhar com vocês!
- Fiquei extremamente impressionada com esse artigo sobre a raiva moderna das mulheres shakesperianas - ou trocando em miúdos, sobre como as personagens femininas de Shakespeare mantém-se contemporâneas em sua repulsa ao papel que a sociedade lhes impõe. Katherine, de A Megera Domada e Isabella, de Medida por Medida são bons exemplos disso. Achei o ensaio excelente, porque ele coloca em palavras muitos pensamentos aleatórios que tenho quando penso em Shakespeare e na contradição de seus heróis babacas e mulheres independentes.
- Neil Gaiman respondeu a uma série de perguntas enviadas por leitores do The Guardian. Entre outros assuntos, ele falou sobre as adaptações de Belas Maldições e Deuses Americanos, livros que está escrevendo, mitos, Sandman, e vários outros assunto. Vale dar uma olhada.
- No meio de tantas notícias ruins que vêm aparecendo nos jornais, eu me encantei com essa nota sobre como o prefeito da cidade de Leers, na França, abriu um projeto para trazer livreiros e livrarias para sua cidade - porque, na opinião dele (na minha também), uma cidade não pode viver sem livrarias. Posso me candidatar ao cargo?
- Material literário novo - num sentido bastante amplo de 'novo' - foi descoberto na biblioteca de Bristol sobre o Merlin do rei Arthur. Há, aparentemente, sutis, mas significantes diferenças no texto descoberto, parte de um material que teria inspirado sir Thomas Malory em sua versão do mito. Vamos esperar ver quais conclusões finais e quais adições serão feitas ao ciclo de histórias.
- Na lista passada deixei um link sobre a história das capas de romance de banca; dessa vez, trago um artigo sobre a história da indústria de romances, como o mercado editorial adentrou o gênero e a coisa cresceu até chegar ao que conhecemos hoje. Bem interessante.
- No Smithsonian encontrei um mapa interativo dos lugares que inspiraram Jane Austen em seus escritos: cidades, mansões, as casas em que ela viveu ou acontecimentos importantes de sua vida ocorreram... Deixando marcado para a próxima viagem...
- Achei por demais interessante esse artigo do The Public Domain Review sobre o início da ficção científica como gênero literário. Emily Lord Fransee me era um nome desconhecido, mas fiquei curiosa... e satisfeita de ver reconhecida uma mulher como uma das pioneiras do sci-fi. Vou pesquisar mais sobre ela depois!
- Volta e meia reflito sobre questões de leitura, tempo, internet e interpretação, e como numa era de informação fácil, vivemos tão mais desinformados, sujeitos a fake news e variantes. Nesse contexto, achei fantástica esse artigo sobre ler numa era de constantes distrações, uma análise do livro he Gutenberg Elegies: The Fate of Reading in an Electronic Age, de Sven Birkerts. Fiquei, claro, com vontade de ler o livro. Entrou para minha lista de desejados!
A Coruja
Arquivado em
empilhando no escaninho
ficção científica
gaiman
Jane Austen
links
Rei Arthur
romance
shakespeare
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Sobre
Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Para saber mais, clique aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário