1 de abril de 2014

Projeto Shakespeare: Hamlet

Ser ou não ser - eis a questão.
Será mais nobre sofrer na alma
Pedradas e flechadas do destino feroz
Ou pegar em armas contra o mar de angústias -
E combatendo-o, dar-lhe fim? Morrer, dormir;
Só isso. E com o sono - dizem - extinguir
Dores do coração e as mil mazelas naturais
A que a carne é sujeita; eis uma consumação
Ardentemente desejável. Morrer - dormir -
Dormir! Talvez sonhar. Aí está o obstáculo!
Os sonhos que hão de vir no sono da morte
Quando tivermos escapado ao tumulto vital
Nos obrigam a hesitar: e é essa reflexão
Que dá à desventura uma vida tão longa.
Como já tinha dito antes, nas resoluções de ano novo, aproveitando que esse mês comemoramos 450 anos do nascimento de Shakespeare e já no embalo para o especial de aniversário do Coruja, vamos falar de Hamlet, talvez a mais importante e discutida das peças do bardo.

Todo mundo sabe do que se trata a história de Hamlet, ‘há algo podre na Dinamarca’ e ‘há mais coisas entre o céu e a terra, Horácio, do que sonha a nossa vã filosofia’. Desafio encontrar alguém que não saiba completar o “Ser ou Não Ser” com o "eis a questão" – o mais famoso de todos os solilóquios dramáticos.

Se você não sabe, provavelmente nasceu e viveu sempre debaixo de uma pedra nalguma caverna perdida no meio do Tibete. Mas, enfim, de todo jeito, lá vai o resumo da história...

Hamlet é o príncipe da Dinamarca. Seu pai morreu recentemente, sua mãe se casou com seu tio e tudo parece indo razoavelmente bem a despeito das perdas recentes quando Hamlet encontra-se com o fantasma de seu pai.

O fantasma demanda do filho vingança, revelando que o próprio irmão foi quem o assassinou, para então se casar com a rainha e tomar o trono para si. Hamlet então concatena um plano absurdo e dramático para expor o tio – um plano que o fará passar por insano e trás morte e desgraça para todos.

Hamlet é rico em possibilidades de interpretação do texto original. De uma forma ou de outra, nada é preto no branco, tudo está imerso em sombras, confuso demais para que você possa ter certeza de alguma coisa.

Os personagens são ambíguos – nenhum mais que o próprio protagonista. Hamlet é intenso, atordoante. Ele é um filósofo, mas é também uma criança – embora a certa altura da peça se diga que ele vai pela casa dos trinta, em boa parte do tempo em age como um adolescente perdido, com variações de humor atordoantes e um ligeiro complexo de Édipo.

O interessante é que Hamlet parece estranhamente relutante em agir para consolidar sua vingança – e quanto mais ele reluta, mais ela o amarra, mais gente acaba sendo afetada por seus atos.

Enquanto Hamlet finge estar louco, suas ações acabam por enlouquecer Ofélia, filha do conselheiro real Polônio e seu antigo interesse amoroso – ao ponto em que a moça acaba por se afogar (suicídio ou ela realmente não tinha consciência dos fatos? Eis a questão...). Antes disso, por engano, o príncipe matou o dito conselheiro. Depois, desviando-se de uma maquinação do tio, matou dois de seus amigos. Por fim, arrastou consigo em seu fim o irmão de Ofélia, Laertes; a própria mãe e, finalmente, o tio.

E teria levado Horácio também, simplesmente por espírito de lealdade, se antes de dar seu suspiro final não tivesse feito o amigo prometer que justificaria o comportamento de Hamlet até aquele ponto. Esse fato, aliás, me faz pensar em quem era o príncipe antes da morte do pai – a lealdade de Horácio e a paixão de Ofélia falam muito sobre o carisma de Hamlet para além de seus altos e baixos pós-fantasma.

Hamlet é uma peça incrivelmente complexa, e por isso mesmo tão mais catártica. É uma história que assistimos com o fôlego suspenso, dolorosamente conscientes da tragédia que se segue. Para um ator, representar o príncipe da Dinamarca é ascender ao Olimpo, para os críticos, o texto é o mais próximo que chegaram do divino, para os leitores comuns como você e eu, é uma obra-prima que nunca se esgota, um deleite a cada nova leitura.


A Coruja


____________________________________

 

3 comentários:

  1. Meu Deus! Eu nasci e vivi debaixo de uma pedra nalguma caverna perdida no meio do Tibete e nao sabia! O.o"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estava pensando do ponto de vista de completar o "ser ou não ser" com "eis a questão", não o monólogo inteiro XD Comi uma letra na digitação e acabei mudando o sentido da frase... Corrigido agora.

      Excluir
    2. Meu orgulho de "leitora dedicada" quase foi morto aqui. x.x"

      Fiquei com vontade de comprar esse livro, parece muito interessante! Obrigada pelo blog!

      Excluir

Sobre

Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Para saber mais, clique aqui.

Cadastre seu email e receba a newsletter do blog

powered by TinyLetter

facebook

Arquivo do blog