1 de maio de 2012

Desafio Literário 2012: Maio - Fatos Históricos || O Cemitério de Praga

Continuo sentindo uma espécie de nuvem, na mente, que me impede de olhar para trás. Por que subitamente voltam a me aflorar à memória minhas fugas para o Bicerin vestido com o hábito do padre Bergamaschi? Eu tinha esquecido completamente o padre Bergamaschi. Quem era? Gosto de deixar correr a pena para onde o instinto me conduz. Segundo aquele doutor austríaco, eu deveria chegar a um momento verdadeiramente doloroso para minha memória, o qual explicaria por que de repente cancelei tantas coisas.
Sou fã incondicional do Umberto Eco, do tipo completamente apaixonada que lê de tudo o que a criatura escreve – quer seja ficção, quer sejam tratados de semiótica e crítica literária, se tem a assinatura do homem, estarei na fila para comprar.

Não é assim nenhuma surpresa que tão logo foi anunciado o lançamento de O Cemitério de Praga, eu já estava providenciando a minha cópia antes mesmo de sair a sinopse. Felizmente, do tempo em que vi o livro pela primeira vez (em italiano) e ele ser traduzido aqui no Brasil, não chegou a se passar tanto tempo, de modo que não precisei cometer a loucura de comprar um livro numa língua que não falo.

Por minhas experiências pretéritas com o autor, sei que é preferível esperar traduções. Por mais fluente em inglês que se possa ser, o estilo de Eco muitas vezes mergulha a história no vocabulário da época em que a história se passa e nem sempre é fácil desvendar inglês arcaico... ou neologismos que misturam três ou quatro idiomas. Este título em particular não apresenta tais dificuldades, uma vez que a história se passa já na era moderna (nada de vernáculos medievais).

Ainda assim, Eco nem sempre é um autor fácil de se ler. Mas é um desafio que sempre vale muito à pena – suas histórias são sempre fascinantes, surpreendentes, do tipo que bagunçam sua cabeça até você chegar à última página do mistério.

O Cemitério de Praga não é uma história policial, mas é um grande mistério, um verdadeiro novelo de lã envolvendo dupla personalidade, amnésia, uma busca pelo passado, a construção de uma identidade – ou reconhecimento da mesma. É uma investigação contínua: quem é Simonini e o abade Dalla Picolla, quais são os seus papéis no ninho de conspirações que ele adivinha enquanto procura por si mesmo?

Simonini é o único personagem fictício da história. Nas mais de quatrocentas páginas do livro, ele vai encontrar jesuítas, socialistas, satanistas e espiões e irá construir uma das maiores fraudes da História – os famosos Protocolos de Sião, usados por Hitler para justificar a perseguição aos judeus. Seu caminho cruza com os do revolucionário Garibaldi, Alexandre Dumas e Freud e ele tem uma mão num dos casos de erro judicial mais famosos do mundo – o caso Dreyfus.

A rica paisagem histórica que Eco nos apresenta nos deixa com gostinho de quero mais. Simonini é desprezível, sim, mesquinho, ignorante e preconceituoso; mas é também fascinante em sua capacidade de moldar a verdade, de fazê-la se dobrar aos seus propósitos.

A relatividade da verdade é um tema constante na obra do italiano, bem como a paranóia das teorias da conspiração. Em O Pêndulo de Foucault ele já tinha feito algo parecido – mas lá, as mentiras eram criadas como um jogo e a eventual crença nelas era de um bando de fanáticos; enquanto aqui, Simonini tem plena consciência de que as ilusões que cria são para o grande público, alimentam governos e justificam crimes.

É a mesma premissa da idéia de Hitler da Grande Mentira – e não acho que seja uma coincidência que as palavras que o ditador escreveu em seu Mein Kampf estejam na essência do que Simonini faz – quanto mais colossal o tamanho da mentira, mais fácil que se acredite nela, pois é difícil crer que alguém distorceria a verdade de forma tão absurda.

Uma mentira dita cem vezes torna-se verdade.

É um alerta precioso numa época em que multiplicamos virais nas redes sociais sem ter consciência da veracidade das informações que compartilhamos. As conseqüências podem ser mais do que você barganhou.

Nota: 5
(de 1 a 5, sendo: 1 – Péssimo; 2 – Ruim; 3 – Regular; 4 – Bom; 5 – Excelente)

Ficha Bibliográfica

Título: O Cemitério de Praga
Autor: Umberto Eco
Tradutor: Joana Angélica d’Ávila Melo
Editora: Record
Ano: 2011
Número de páginas: 480


A Coruja


____________________________________

 

7 comentários:

  1. Adorei, deixa eu ter um tempo que vou querer ler esse livro. Gosto demais de tramas assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu recomendo! Mas ainda acho "O Pêndulo de Foucault", em termos de teoria da conspiração e mistério, ainda melhor (bem, é meu livro favorito do Eco). Inclusive existe edição de bolso dele. ^^

      Excluir
  2. Nossa, vc me descreveu na sua resenha. Eu tb leio tudo o que esse homem escreve. Quando li O nome da Rosa, minha primeira vontade foi tacar o livro na parede, mas fui até o final e por fim amei o livro e o autor. Hoje sou fã dele.
    Esse livro tb está na minha lista, fiquei contente de ver que será um livro que vou apreciar.
    Muito bem escrita a resenha!
    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Karla!

      Confesso que até hoje não consegui terminar "O Nome da Rosa". Meu problema foi que tentei ler esse livro muito nova e isso me deixou quase traumatizada à época... É quase bizarro que o romance mais famoso dele seja o único que ainda não li...

      Mas um dia consigo superar esse meu trauma...

      Excluir
  3. O único livro do Umberto Eco que li foi "O nome da Rosa", gostei bastante e quero ler mais, sorte minha que meu marido estudou latim e me trouxe as traduções das partes em latim, aí eu compreendi com mais detalhes. Excelente escolha a sua para o desafio.
    Ana
    http://organizando-o-caos.blogspot.com.br/2012/05/desafio-literario-de-maio.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eco é fascinante, seja como romancista, seja como professor. Ainda enfrentarei meu trauma de "O Nome da Rosa" para fechar minha lista dele...

      Excluir
  4. Gosto muito do Umberto Eco também. O último livro que comprei foi a Memória Vegetal.

    ResponderExcluir

Sobre

Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Para saber mais, clique aqui.

Cadastre seu email e receba a newsletter do blog

powered by TinyLetter

facebook

Arquivo do blog