17 de novembro de 2011

Desafio Literário 2012

Eu estava sem muita certeza se ia participar do DL ano que vem porque desde que voltei do Rio em setembro, minha estante está abarrotada de livros que ainda não tive tempo de ler. Minha idéia era controlar minha compulsão por livros até dar uma baixada nessa 'fila'.

Felizmente, embora os temas desse ano estejam até mais difíceis e amplos, tenho volumes que se encaixam em quase todos os meses - e os que não tenho, sei de quem vou pegar emprestado. Terminei cavoucando na parte de baixo da estante, em que estão uns livros bem antigos, que são da minha mãe, e aí consegui fechar tudo!

Seja como for, dessa vez, vou deixar minha lista mais flexível. Como já disse antes, tenho muito livro novo para ler em que ainda não pude deitar as mãos e 2012 já está comprometido com as resenhas mensais do Gazeta de Longbourn, dois clubes do livro, minha meta pessoal do Pratchett (esse ano foi quase todo de releituras, mas isso acaba nas resenhas de janeiro...) e o Desafio Literário, de forma que, embora eu continue lendo muito, dessa feita não vou me propor mais de 30 livros (ainda que tenha conseguido manter a meta até agora...).

Ok, Lulu, agora deixa de enrolação e vamos logo ao que interessa. Minha lista tem dois títulos para cada tema, e tanto posso ler os dois como posso intercambiar... mas como as regras do jogo ficaram mais flexíveis para esse ano, posso mudar a coisa a qualquer momento (mas como sou ridiculamente organizada, geralmente me apego às minhas listas, então não esperem lá muitas novidades depois disso aqui...)

Janeiro - Literatura Gastronômica

Nanny Ogg's Cookbook - Terry Pratchett
[reserva] Como Água para Chocolate - Laura Esquivel

Já é tradição minha ler Pratchett todo começo de ano... vai ser o terceiro ou quarto em que passo a virada com ele. Não podia quebrar a tradição, né?

Já a Esquivel, eu estou curiosa com ela desde que a Régis a indicou no Clube do Livro... ele não foi escolhido no final das contas, mas ainda assim entrou para minha lista!

Fevereiro - Nome Próprio (de pessoas)

Baudolino - Umberto Eco
[reserva]Orlando - Virginia Woolf

Tinha começado a ler Orlando esse ano, mas tive de deixá-lo de lado ainda no comecinho por conta das coisas do Encontro Nacional da JASBRA e das milhares de leituras austenianas que precisei passar para frente a fim de fazer minha palestra.

Como terei de começar ele de novo mesmo (só cheguei até a página quinze...), vou deixá-lo para ler em fevereiro... junto com meu AMADO E ESTIMADO ECOOOOOOO!!!

Março - Serial Killer

As Esganadas - Jô Soares
[reserva] Feet of Clay - Terry Pratchett

Ganhei o primeiro de presente do tio Fafa e o segundo faz parte do meu projeto Pratchett. Unindo o útil ao agradável, jogo eles aqui. Tinha até pensado em pegar alguma coisa da Agatha Christie, mas o único que parecia estar ligado a serial killers era Os Crimes ABC, que já li...

Abril - Escritor(a) oriental

Naufrágios - Akira Yoshimura (Japão)
[reserva] As Boas Mulheres da China - Xinran

Tenho uns amigos que adoram literatura japonesa e que vão me fornecer o Akira... O segundo vai mais na linha jornalística, se bem entendi, e tem versão de bolso se eu tiver de comprar...

Maio - Fatos Históricos

O Cemitério de Praga - Umberto Eco (divulgação dos protocolos dos Sábios de Sião - 1897)
[reserva] Nosso Homem em Havana - Graham Greene (revolta que precede a Revolução Cubana - década de 50)

ECOOOOOOOO DE NOVO! Ai, que paixão... bem, acho que esse é o tema de que mais tenho livros esperando aqui em casa... Na dúvida, coloquei um do Eco (minha paixão) e o que espera mais tempo na estante, mas se tudo der certo, leio o da Sissi, aquele do Richelieu e os dragões, esse, aquele e aquele outro...

Junho - Viagem no Tempo

Matadouro 5 - Kurt Vonnegut
[reserva] O Mapa do Tempo - Félix J. Palma

Esses dois vieram da Bienal. Estou bem curiosa para lê-los...

Julho - Prêmio Jabuti

As Confissões de Frei Abóbora - José Mauro de Vasconcelos (Romance - 1967)
[reserva] O Coronel e o Lobisomem - José Cândido de Carvalho ( Romance - 1965)

Esses vieram direto do túnel do tempo, nas coleções antigas de mamãe.

Agosto - Terror

Florence and Giles - John Harding
[reserva] Lágrimas do Dragão - Dean Kontz

Este será um mês complicado porque, assim... sou medrosa, tá?

Os dois volumes que escolhi foram presentes; um da Ísis e outro da Régis e já estão criando poeira porque não tenho tempo!!!! Mas agora eles vão passar para a frente!

Setembro - Mitologia universal

A Lenda de Sigurd e Gudrun - J. R. R. Tolkien
[reserva] War in Heaven – Charles Williams

O Tolkien é outro presente do tio Fafa, quando esteve aqui no aniversário do pai, em julho. Ele é mitologia nórdica, claro... já o segundo faz parte da minha lista "mestres da Fantasia Antes de Tolkien" (se bem que o Williams foi contemporâneo dele) e se fiz direito a lição de casa, deve estar ligado ao ciclo de lendas e mitos arturianos.

Outubro - Graphic Novel

Persépolis - Marjane Satrapi
[reserva] Corto Maltese: A Juventude - Hugo Pratt

Esses aqui serão empréstimos... Me falaram muito bem dos dois; meio mundo é fã da obra da Marjane e a minha santa Régis mandou eu ler o segundo...

Novembro - Escritor(a) africano

O Ladrão e os Cães - Naguib Mahfuz (Egito)
[reserva] Estação das Chuvas - José Eduardo Agualusa (Luanda)

Li Agualusa esse ano e me apaixonei. Já o Naguib, sei lá porque cargas d'água, eu queria colocar nos leitores orientais (oi, Lulu?). Mas isso porque o Egito é que nem a Rússia e a Turquia: são países que você nunca sabe muito bem como classificar. E também porque eu estava pensando em oriente, oriente, mas Egito faz parte do Oriente Médio e não Extremo Oriente...

Lulu, vai ir estudar geografia, vai...

Dezembro - Poesia

Cem Sonetos de Amor - Pablo Neruda
[reserva] Poemas - Mayakovski

Tô querendo ler Neruda desde que assisti O Carteiro e o Poeta. òtima oportunidade para fazê-lo aqui... Mayakovski entrou orque a Régis mandou também (nossa, a Régis influenciou um bocado essa lista...)

Acho que por hoje é só. Preciso de uma barra de chocolate!


A Coruja


____________________________________

 

3 comentários:

  1. Se quiser meu Persepólis é só dizer.

    ResponderExcluir
  2. Régis dominando hehehehe...
    Lu adorei tua lista, passou bem longe da que estou montando para mim, vai ser muito bom acompanhar tuas resenhas... Olha só lá no mês de escritor oriental já ganhou o livro reserva (As Boas Mulheres da China - Xinran), vou te mandar de presente quando devolver o livro da titia Quinn :D
    estrelinhas coloridas...

    ResponderExcluir
  3. Aiii ... eu tambem estou louca para ler Pablo Neruda. Feliz 2012 e boas leituras

    ResponderExcluir

Sobre

Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Para saber mais, clique aqui.

Cadastre seu email e receba a newsletter do blog

powered by TinyLetter

facebook

Arquivo do blog