23 de junho de 2022

A Vertigem das Listas: Dez Coisas que não Podem Faltar no São João


Lulu: Chegamos ao meio do ano e, com ele, aquela época que bate em todo coração de nordestino - o São João. Pessoalmente, minhas razões para gostar do período são mais culinárias que culturais, mas, bem, às vezes é necessário pensar com o estômago.

Assim, sem mais delongas, tratemos daquelas Dez Coisas que Não Podem Faltar no São João!

1. Bolo pé de moleque. Ok, verdade seja dita que, em se querendo, a gente encontra as comidas juninas em qualquer época do ano… mas há algo de especial em degustar delas em meio aos fogos, bandeirolas, junto das fogueiras, correndo com os primos, fazendo baderna. Há um tempero especial na ocasião - algo que se entrelaça com a fome para deixar tudo mais gostoso. Mas, enfim, gosto muito do bolo pé de moleque, e o associo sempre às festividades. Ele e o bolo de milho com coco que d. Mãe faz são de comer rezando (mas sem ajoelhar no milho, que fique bem dito).

2. Um forró pé-de-serra, mas daqueles tradicionais mesmo, com canções e letras que parecem despertar uma saudade indizível no coração. Como resistir a poesia de um Gonzaga? Há uma boa razão para continuarmos tocando e cantando essas músicas…

3. Quadrilha no Nordeste é como escola de samba no Rio de Janeiro. É lindo de ver os concursos de quadrilhas, as roupas, as histórias contadas no enquadramento tradicional do casamento típico da expressão; a energia que os grupos trazem para a apresentação. E, claro, quase todo mundo tem suas lembranças de dançar quadrilha na escola, com todas as prendas necessárias para o papel de matuto/matuta do ano. Tenho na parede ainda hoje uma foto dessas, com chapéu de trancinha, vestido cheio de babados e o rosto pintado de sardas.

4. Eu associo São João com família, então claro que não pode deixar de faltar uma boa reunião familiar, com muita risada e histórias para contar.

5. Pra terminar por hoje… traque de massa! Gostava de estourar aqueles foguinhos no dedo, dando peteleco; uma vez fiz até a besteira de tentar estourar no dente… Ideias de criança travessa. Mas sério, eu gostava dos fogos, bombinhas, estrelinha, e tudo o mais que podia colocar minhas mãozinhas piromaníacas de antanho, mas o traque tem um lugar especial nas minhas memórias…


Ísis: Já eu morria de medo dessas “bombinhas”. Via a hora de alguém se machucar… Pior ainda foi meu pai aceitando estourar uma rasga-lata com meu irmão e meu primo… Mas antes ele ajudar e assim supervisionar aqueles dois do que deixá-los fazerem sozinhos e arriscar se machucarem (ou machucarem outrem).

Pois é, será que já transpareceu que não sou muito de São João? Por isso me é difícil saber o que é essencial em uma festa Junina, mesmo relevando as diferenças regionais. Dito isso, para o lado do meu pai parece que São João é a maior festa do ano, então houve uma época em que sempre fazíamos uma festona. Minha curtíssima lista vem principalmente das memórias dessas festas.

6. Festa com toda a família, conhecidos e desconhecidos, seja num “Arraiá” para todo um bairro, seja numa festa mais limitada na casa de um colega…

7. O famoso grito "Olha a cobra!" Nunca aprendi a dançar quadrilha direito, então só sabia o que fazer nessa hora.

8. Alegria ao comemorar o simples, a roça, a vida mais próxima do campo. Porque não podemos estender esse espírito para mais dias do ano - ou, melhor ainda, todos? Por que precisamos do excesso sempre?

9. Comidas de milho, que eu detesto, mas são inúmeras nessa época…


Lulu: Eu te faço o favor de comer por você… Pode me trazer a pamonha, a canjica, o bolo de milho, o milho assado… ah, o milho assado…

Ísis: Sim senhora! Combinado.

10. “Quentão”, uma bebida alcoólica de milho. Nunca fui muito de beber álcool, e menos ainda se for de milho, que eu já deixei de gostar há décadas. Dito isso, essa bebida foi o estopim de cenas hilárias nas festas juninas daqui de casa, então são essenciais nos Arraiás da Mônica e Chico para o qual o ingresso era 1kg de alimento perecível.


Lulu: Faltou só encaixar a fogueira aqui em algum lugar (olhos de piromaníaca brilhando…).

Ísis: Aqui em casa não tinha fogueira: além de muitas plantas e um gramado onde ficavam as mesas da festa, tem meu rei Hiei (gato)...

Lulu: Sinto muito pela sua infância de privações…

Ísis: :,(

Lulu: Enfim, e vocês? O que não pode faltar no seu São João?


____________________________________

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre

Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Para saber mais, clique aqui.

Cadastre seu email e receba a newsletter do blog

powered by TinyLetter

facebook

Arquivo do blog