26 de outubro de 2021

A Vertigem das Listas: Dez Construções de Formato Peculiar


Ísis: Aaaaaahhhh! Outubro! Um dos melhores meses do ano, junto com mais 11… Hehehehe! Enfim, esse é meu mês e como eu adoro viajar e descobrir coisas novas, aprender com culturas diferentes, vamos apontar Dez Construções (preferencialmente modernas) de Formato Peculiar. Em outras palavras, essas arquiteturas têm de ter forma claro de alguma coisa.

1. Darei um exemplo já na minha primeira indicação, que talvez já tenha até citado antes: o museu do chá em Meitan, na China, que tem formato de bule oriental. Não é lindo?


2. O Sun Cruise Hotel Resort & Yacht, na Coréia do Sul, é um hotel que tem formato de um cruzeiro marítimo, no tipo de uma montanha de frente ao mar. Meio que me dá pena do barco, eternamente olhando para sua casa e sem poder chegar (a menos que haja terremoto, sei lá).


3. De novo na China, esse prédio no formato de três deuses chineses da fortuna é bem exótico. Trata-se do Hotel Tianzi, na província de Hebei. O hotel tem até um Record mundial no Guiness (o maior "Image building").


Interessante observar que uma recente polêmica tem acontecido em torno de tantos prédios em formatos inusitados, e que levou a uma votação na plataforma da Weibo (creio que seria o equivalente ao Facebook na China) apontando as construções mais feias… Mas a definição de feia é bem relativa, e claro, opiniões dividem-se. Esse hotel entrou na confusão como uma das indicações mais frequentes, junto com o Flying Kiss, uma atração que eu achei fantástica

4. Templo do Lótus, na Índia. Essa construção enorme tem o formato da bela flor que enfeita seus jardins e que inspira paz a tantos no mundo, sendo um dos símbolos do budismo. Fica em Nova Délhi, e eu já visitei. É fantástico.


5. Minha última indicação é uma casa num formato de uma casa…. De cabeça para baixo. Se forem pesquisar, há várias espalhadas mundo afora, e eu pensei em não especificar para irem se divertir procurando… Porém, a regra do vertigem é uma indicação, então indicarei a que o Google me disse ser a primeira, que é a da Polônia. Independentemente qual escolhesse (exceto a Wonder Works), qualquer uma delas lembra O Mágico de Oz"/"Wicked, não?



Lulu: Quando a Ísis disse qual seria o tema desse mês, eu confesso que quase caí para trás… mas depois percebi que não seria assim tão complicado encontrar itens para a minha lista, incluindo locais que efetivamente visitei.

Enfim, vamos ao que interessa… arquitetura mimética!

6. Começarei minha lista com… pirâmides. Mas não as pirâmides do Egito, e sim a pirâmide de vidro no Louvre. É curioso que na época em que ela foi instalada, muita gente torceu o nariz para a modernidade em frente ao clássico palácio, mas depois ela se tornou uma parte tão importante da paisagem parisiense quanto a Torre Eiffel. Um dos detalhes que acho mais legal aqui é que há uma parte “escondida” do monumento - quem vê a pirâmide do lado de fora pode não ter ideia, mas há uma pirâmide invertida ali embaixo, bem no meio do Carroussel do Louvre, uma das entradas do museu.


7. O Atomium na Bélgica é um negócio meio surreal: com 102 metros de altura, tem o formato de um cristal elementar de ferro. Por dentro há visitação de exposições diversas, além da vista panorâmica da cidade. Mas o mais divertido é que você vai subindo pelas escadas rolantes com uma música tecno e um show de luzes de outro planeta. É um negócio muito kitsch, mas eu me diverti quando estive lá…


8. As obras de Oscar Niemeyer, de uma maneira geral, têm formatos bem peculiares. Há vários belíssimos edifícios que eu poderia colocar aqui na lista, mas como não consigo escolher um único, fico com três dos meus favoritos: a maravilhosa Catedral Metropolitana de Brasília, a linda Igreja de São Francisco (também conhecida como a Igrejinha da Pampulha) em Belo Horizonte (que tem ainda o dedo do Portinari) e o grande olho do Museu Oscar Niemeyer em Curitiba.


9. Esse aqui eu não visitei ainda, mas fiquei embasbacada com as fotos… A “Casa do Piano” fica em Huainan, na China, com um edifício principal em formato de piano e um violino transparente por entrada. O local, aparentemente, é usado por estudantes de música, mas é bem cotado entre casais para tirar fotos de casamento. Tô fascinada aqui...


10. Para completar minha lista, vou para Amsterdã, que está na minha lista de lugares que quero visitar futuramente. O Inntel Hotels Amsterdam Zaandam tem, à primeira vista, uma arquitetura bem similar às casinhas de bonecas que a gente associa com a rota romântica européia… o diferencial é que elas meio que se juntam como blocos de montar - parecem aquelas pecinhas de empilhar com desenhos de tijolinhos aparentes!


E… é isso! A lista de hoje deu até vontade de começar a fazer planos, arrumar as malas e cair na estrada.


Ísis: Certeza. Eu quase desistia do tema por esse mesmo motivo… Quero ver o do piano e violino também! Vamos pra China, Lulu?

Lulu: Pensarei na sua proposta...


____________________________________

 

2 comentários:

  1. Curti muito as construções peculiares! E o Museu do Chá me fez pensar na Mary Poppins - só não me perguntem porque, hehehehehe...

    A Igreja da Pampulha é meu xodó, me encantei com ela quando a visitei, e fiquei profundamente emocionada com o painel de Portinari. Francisco de Assis é meu santinho do coração.

    Edificações que acho peculiares são os prédios coloridos e "derretidos" do Gaudí... deve ser impactante vê-los ao vivo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez porque a gente pensa, chá, inglês, e aí vem a quintessencialmente inglesa Mary Poppins a mente.

      Pois é, fiquei muito encantada quando visitei a Pampulha, ela é de uma delicadeza que nos cativa mesmo.

      Eu até pensei em colocar Gaudí na minha lista, mas tentei me ater ao que conhecia e quando fui para o que não tinha visitado, encontrei tanta coisa curiosa, que acabou ficando de fora. Mas também tenho curiosidade de ver ao vivo os prédios dele.

      Excluir

Sobre

Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Para saber mais, clique aqui.

Cadastre seu email e receba a newsletter do blog

powered by TinyLetter

facebook

Arquivo do blog