31 de outubro de 2020
A Vertigem das Listas: Dez Extraterrestres Que Amamos
Ísis: E chegou Outubro, o melhor mês do ano! E como o melhor mês do ano é também o mês do Halloween, resolvi escrever sobre um tema um tanto fora do comum para a gente: Dez Extraterrestres Que Amamos. Pode ser herói/heroína, vilã(o), secundário(a) etc. A única regra é que não pode ter nascido ou originado no planeta Terra.
Lulu: Gostaria de indicar você, Isinha, mas não serei mala XD
Ísis: Huahuahuahua! Sinto que deveria protestar, mas na verdade estou é orgulhosa… ^^’
Antes de começarmos, ligo aqui o grande, vermelho, barulhento e brilhante alarme dos SPOILERS!!!
1. Kaizoku Sentai Gokaiger. Comemorando os 35 anos de Super Sentais (Power Rangers originais), a série dos Piratas Espaciais. Os cinco “rangers” originais são todos alienígenas de planetas diferentes. Apenas o 6º (prata) é terráqueo. Eu já comentei sobre essa série antes, mas uma das coisas especiais sobre esse sentai é que trouxeram vários convidados especiais/personagens de séries anteriores, de uma forma brilhante. Gosto principalmente da Gokaiger rosa com seu jeito educado e gentil, mesmo sendo uma pirata guerreira, e do Gokaiger vermelho, o capitão Marvel, com seu carisma e obstinação, e seu sorriso de gato Cheshire.
2. Vou ter que citar Spock. Afinal, fora Chewbacca de Star Wars, acho que o alienígena mais famoso das telas é ele, não? Bem, eu nunca assisti à série clássica, então me perdoem fãs de Nimoy, mas só posso comentar sobre os três filmes que lançaram essa década… que me apresentaram ao Spock de Zachary Quinto. Eu adorei a mistura de humano com Vulcan, pois resultou num ser bastante racional, mas que ainda tem emoções com as quais precisa aprender lidar. Gostaria de ser mais parecida com Spock - não me refiro às orelhas élficas, mas à capacidade extraordinária de trabalhar com a lógica.
3. A essas alturas, quem nunca ouviu falar de Dragon Ball, né? Bem, bem, beeeeeem depois na história, descobrimos que o personagem principal, Goku, é de outro planeta. A partir dessa descoberta, está aberta a Terra para visitantes e invasores alienígenas! São tantos! Certamente, porém, o mais famoso é o rival de Goku, que é da mesma raça (e do mesmo planeta) do protagonista, os Sayajins, uma raça de guerreiros cujo único propósito e princípio de evolução é força e poder. Depois que Vegeta entrou na história, ganhou muita popularidade, ainda mais quando se juntou ao grupo de Goku e criou raízes na Terra. Inevitavelmente sempre tem uma discussão sobre quem é melhor ou quem é mais forte. Só tenho a dizer que, como terráquea, ganhamos qualquer que seja a resposta a essa pergunta, a menos que eles resolvam acabar com a Terra de novo enquanto lutam…
4. Como não citar Gundam Wing? Num mundo no qual a humanidade mora tanto na Terra quanto em colônias espaciais, apesar de serem humanos, os personagens principais são alienígenas, vez que nasceram fora da Terra. Aliás, o enredo todo trata da “invasão” dos rebeldes coloniais à Terra. Esse é um anime altamente indicado para quem gosta de reviravoltas políticas. Eu ficava nervosa todo episódio!
5. [spoiler!] Quando eu não tinha uma idade de dois dígitos, estreou um seriado australiano chamado Ocean Girl, que era sobre Neri, uma menina que se comunicava com uma baleia tipo humpback chamada Charlie, e podia passar longos tempos nadando sem subir para respirar. Havia também uma estação de pesquisa submarina, tipo a estação espacial, mas dentro do mar, onde moravam e trabalhavam vários cientistas e suas famílias. É aí que entram Jason e Brett, os dois filhos da bióloga que estuda os cantos das baleias, especificamente Charlie. Eles acabam se conhecendo, mas boa parte da série consiste em manter a existência de Neri em segredo, especialmente quando é revelado que Neri é uma alienígena do Planeta dos Mares (Netuno?), e sua missão era estudar a Terra.
Cheguei a rever a série no YouTube há um mês atrás, e embora a atuação deixe a desejar, e o enredo já seja um pouco batido em 2020, continuo apreciando as cenas subaquáticas e as confusões em que essa turma se metia...
Lulu: Ok, a Ísis facilitou muito minha vida esse mês, então não vou provocá-la muito, sigamos direto para a lista!
1. Começo com o totalmente sem noção Zaphod Beeblebrox, de O Guia do Mochileiro das Galáxias, natural de um planeta próximo da estrela Betelgeuse. Conhecido como a criatura racional mais mal vestida da galáxia (ganhou o prêmio sete vezes), inventor da bebida Dinamite Pangalática, por um breve período Presidente da Galáxia, Zaphod é hedonista, irresponsável, insensível e bizarramente carismático. Ao contrastar com a rabugice e pragmatismo de Arthur Dent, Zaphod rende muita risada. Zaphod não é das criaturas mais inteligentes ou lógicas, mas me divirto com ele, por isso, está na minha lista.
2. Ok, eu não posso dizer que amo esse personagem, porque isso certamente implicaria insanidade da minha parte… mas eu não poderia fazer uma lista de extraterrestres sem colocá-lo no meio: falo claro, dos Antigos dos mitos lovecraftianos e, mais especificamente, do Grande Cthulhu! Se bem que já vi versões em pelúcia do Cthulhu que eu gostaria de abraçar e apertar igual a Felícia. Enfim, uma criatura de tempos imemoriais vinda dos confins do espaço, cujo simples nome e vislumbre podem levar à loucura. O que há para não gostar numa criatura dessas?
3. Depois de indicar um completo maluco narcisista e uma entidade cósmica de pesadelos, meu próximo nome vem de um conto para aquecer o coração, de uma história que me acompanha desde a infância e é uma das minhas favoritas até hoje. Falo, claro, do Pequeno Príncipe, que dá título ao livro de Saint-Exupéry. O Príncipe vez de um planeta minúsculo, classificado por nós como um asteróide: o B 612, com seus três vulcões (dois dos quais ativos), o eterno risco dos baobás e, claro, a Rosa. Eu preciso explicar as razões para amar o Pequeno Príncipe? Eu posso apenas ser como a Raposa?
4. Não falo tanto sobre ele, porque acompanho a série esporadicamente e nunca consigo terminar (falta-me paciência para maratonar séries grandes…), mas gosto muito da mitologia e da premissa de Doctor Who e acho a figura do Doutor, com suas regenerações e aventuras pelo tempo e o espaço absolutamente fenomenais. Não vou indicar uma das encarnações do personagem, porque todas elas são, no fundo, o Doutor e acho que todas merecem igualmente nosso amor!
5. Termino minha lista… com a Ísis! Ok, não, desculpa, não farei isso contigo, Isinha… Em vez disso, vou fechar a lista de hoje com um perigoso experimento genético que escapou da União Federativa da Galáxia e veio se esconder na Terra. Falo, claro, do Experimento 626, ou talvez mais claro seria dizer, Stitch, da animação Lilo & Stitch da Disney. Acho esse desenho muito simpático e adoro a mensagem dele, bem resumida no “Ohana quer dizer família e família quer dizer nunca abandonar ou esquecer”.
Ísis: Nunca assisti Doctor Who…. tinha nem ideia que era alienígena.
Mas EU sou (no Japão)!!!! Pode me pôr na lista, sim! E obrigada! Hehe…
Assisti Lilo & Stitch quando saiu, mas lembro que não gostei muito. Uma pena, pois a premissa era bem legal…
Bem, leitores, quais seus alienígenas preferidos?
Até a próxima lista (se Lulu não me matar até lá devido ao tema)!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Sobre
Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Para saber mais, clique aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário