31 de julho de 2020

A Vertigem das Listas: Dez Meios de Transportes Inusitados


Ísis: Olá, listeiros! Ou seríamos lististas? Enfim, bem vindos de volta a mais um vertigem! Já fizemos listas de personagens, de comidas, de bebidas, de músicas etc. Já fizemos alguma sobre mundos, e dentro desses mundos diferentes, muitas vezes temos meios de transportes inusitados. Portanto, o tema da vez é Dez Meios de Transportes Inusitados. Vem conosco?

Lulu: Não sei porque ainda me surpreendo com os temas estrambólicos que a Ísis acha que colocar no vertigem… mas, ok, vamos lá!

Ísis: Também de amo… Mas vamos à lista!

1. Estou revivendo a campanha corujesca pró-Avatar e apresentando Appa como minha primeira opção. Aang controlava o vento e era poderoso, especialmente ao final da série, mas era seu amável búfaloisão voador que levava a galera por todo aquele mundo. Appa é um mascote enorme e carinhoso, e parece nunca se importar de literalmente carregar todos em suas costas. Eu adoraria passear com ele/nele, e você?


2. Minha próxima indicação é do estúdio Ghibli: o glider de Nausicäa, protagonista de filme com mesmo nome. Esse é meu filme preferido do estúdio por vários motivos, entre eles seu tema ambiental e porque a protagonista sabe usar os ventos para voar para onde quiser utilizando o seu planador.


3. Não podia deixar de mencionar o teletransporte de Goku, de Dragonball, que pode ser usado para viagens interplanetárias e inclusive para o mundos dos mortos. Quem nunca desejou poder se teletransportar para praticamente QUALQUER lugar como ele? Eu o desejo fazer todo dia….


4. Meu próximo candidato navega no espaço, o que nos faria achar que ele usa alguma espaçonave…. Mas, não, o Surfista Prateado, como o nome bem indica, usa uma prancha de surfe para ir de galáxia à galáxia, de planeta a planeta.... Apesar de não querer estar na situação dele, pois trabalho dele de procurar planetas com vida para seu chefe devorar, adoraria a habilidade de surfar espaço sideral afora sem me preocupar em congelar ou sufocar, etc.


5. Minha última indicação é Roscoe, o famoso e amado jipe de Stiles - personagem favorito dos fãs da série Teen Woolf. Um carro não é nada incomum enquanto meio de transporte, quer seja na vida real, quer seja em séries. Esse jipe azul bebê de portas pretas, porém, era o xodó de Stiles e até nome ganhou: Roscoe, dado pelo ator Dylan O’Brien. Stiles quase sempre o conserta com fita fita adesiva, e, de alguma forma, isso parece funcionar. O verdadeiro milagre desse jipe, porém, é como ele consegue estar (quase) sempre pronto para ajudar a turma a solucionar seus mistérios, e até a salvar seu próprio dono, mesmo que Roscoe não seja um personagem vivo.



Lulu: Ok, então… a Ísis facilitou a coisa pra mim porque, quando ela me mandou qual tema tinha escolhido, pensei que teria de arranjar meios de transporte da vida real para essa lista e não conseguia pensar em muitos que fossem assim tão inusitados. E ela ainda me deixou uma lista de sugestões para me inspirar! Obrigada, Isinha!

Vamos a elas então!

1. Começo minha lista com tapetes voadores! Há vários personagens que se utilizam de tapetes voadores por aí, mas não posso deixar de pensar no Tapete Mágico de Aladdin, que foi um dos filmes da minha infância, um tapete que não apenas era um eficaz meio de transporte, como um amigo fiel e capaz de uma miríade de expressões mesmo sem ter uma face para fazer as expressões.


2. Como a Ísis lembrou dos estúdios Ghibli, eu não poderia ficar de fora: indico o Catbus de Meu Vizinho Totoro, que é um dos meus filmes favoritos, daqueles para o qual retorno sempre que preciso de conforto. Hilariantemente, a primeira vez que vi o Catbus, achei aquela cruza de ônibus e gato algo assustadora, mas depois me acostumei com a imagem e é uma das minhas partes preferidas do filme. Não acho que consigo pensar em algo mais inusitado que isso, para ser sincera…


3. Assisti a algumas das temporadas de Doctor Who ao longo dos anos e vivo me prometendo sentar para ver a série em sequência em vez de um capítulo perdido por aí… Mas fato é que não posso deixar de citar nessa lista a T.A.R.D.I.S., um misto de máquina do tempo e nave espacial que se assemelha a uma cabine telefônica azul por fora, mas é muito maior por dentro. Ela é também um organismo vivo com uma alma - que chega a ganhar um corpo humanóide por um período.


4. Dragões! Já pensou, ir de um lado para o outro usando dragões como um meio de transporte? Há vários livros, séries, filmes que trazem esse conceito e não consigo escolher um único para colocar na lista, então, simplesmente pense comigo: dragões!


5. Minha última escolha para essa lista é um submarino, o que pode parecer bastante comum… mas, na época em que ele primeiro apareceu nas páginas folhetinescas de jornais franceses, não havia nada nem parecido com o que a imaginação de Jules Verne criara: falo, claro, do Nautilus, a embarcação comandada pelo misterioso Capitão Nemo em 20.000 Léguas Submarinas. Eu perdi a conta de quantas vezes li e reli esse livro na minha infância e o Nautilus foi uma das razões de tanta fascinação.


Termos assim minha lista, e, devo dizer, me diverti muito mais do que imaginei que o faria quando você me mandou esse tema, Ísis!


Ísis: Eu dei as sugestões porque a Lu também sempre o faz por mim. Finalmente pude retribuir… E é sempre bom saber que agradamos, né?

Eu estava esperando que você mencionasse dragões! Muito obrigada! Na série da DC Legends of Tomorrow tem uma nave que às vezes tem um corpo humano também. Deve ter sido inspirado em Doctor Who vez que é cheia de referências e easter eggs, então muito obrigada também por me informar disso!

Quantas opções para passearmos, né? Quem sabe um dia poderemos usar ao menos uma desses? Boa sorte para nós! Apontem seus preferidos se quiserem também, assim podemos aumentar nossas chances de usarmos um desses.

Mês que vem tem mais, claro. Até lá, se cuidem: usem máscaras, mantenham distância e lavem as mãos com frequência, por favor.

Até o próximo Vertigem, gente!



____________________________________

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre

Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Para saber mais, clique aqui.

Cadastre seu email e receba a newsletter do blog

powered by TinyLetter

facebook

Arquivo do blog