19 de março de 2020

Empilhando no Escaninho #41 (Os Links da Coruja)


Estou hoje começando oficialmente meu confinamento social - até ontem ainda saí de casa para trazer todo o equipamento de que precisava para trabalhar de casa, além de providenciar remédios (nada de estocar - só adiantei a compra de alguns medicamentos que uso de forma contínua e teria de procurar em meados de abril) e outros insumos.

Sei que nem todo mundo ainda está tendo a mesma possibilidade, mas (sem ser alarmista) creio ser uma questão de tempo até chegarmos a tal situação. Torço para que todos vocês por aí estejam bem e em condições de se cuidar. E, enquanto esperamos a pandemia ser controlada, vamos compartilhando ideias, dicas de como sobreviver e manter a saúde mental em tempos como esses (algo que é também muito importante) e links como esses do empilhando de hoje.

  • Para começar, trago um artigo do Tor.com sobre contrariamente ao que parece, seres humanos se unem durante e depois de desastres. A ficção científica, em especial as distopias, costumam nos mostrar situações extremas em que a sociedade vai de mal a pior quando confrontada com um cenário de desastre. E sim, é verdade que vemos muito egoísmo, gente que se aproveita da situação; mas também temos exemplos de compaixão e solidariedade. Vemos pessoas se voluntariando para fazer compras para vizinhos em grupos vulneráveis, expondo-se em áreas de risco para levar insumos necessários, convivendo com as pessoas ao seu redor de suas sacadas, rindo, brincando e encorajando uns aos outros a enfrentar o confinamento. Se há um bom momento para praticar empatia, esse momento é agora.

  • Na última terça, fui ao mercado com dona mãe fazer a feira. Tínhamos ouvido falar que tinha coisa que já estava em falta, mas achávamos que era exagero. Não era. Fiquei de queixo caído quando vi o corredor de papel higiênico: não havia uma única folha de papel à vista. Honestamente, não consigo entender essa necessidade de estocar - de todas as coisas - papel higiênico (em último caso, você estando dentro de casa, supõe-se que você possa tomar um banho após fazer seu serviço...). Cheguei em casa e fui pesquisar: encontrei um artigo bem interessante na BBC Brasil sobre a psicologia por trás da corrida do papel higiênico, este item que aparentemente nos define como progresso civilizatório...

  • Diz-se que contra fatos não há argumentos, mas, olha, tem horas que tá difícil, viu? Em todo caso, para aquele seu colega/tio/parente inconveniente/vizinho amalucado que afirma que o coronavírus foi criado em laboratório para beneficiar a China (que benefício????), a Nature Medicine, a mais importante revista especializada sobre questões médicas, publicou um estudo que demonstra que esse não é o caso.

  • Várias empresas de criação e distribuição de conteúdo têm liberado seus produtos para as pessoas poderem ocupar seu tempo durante a quarentena. Quem tem TV a cabo pode ter percebido que apareceram mais canais do que havia antes no pacote; alguns streamings estão liberando mais dias no período de degustação ou permitindo o acesso a alguns conteúdos. Jornais retiraram paywall das notícias de interesse sobre a pandemia. Aqui no Brasil o coletivo editorial Fantasistas liberou vários livros para download. O pessoal do Nexo também fez uma matéria sobre alguns dos lugares em que vocês podem encontrar material gratuito para assistir.


  • Ainda na vibe de leituras para tempos de quarentena (e para todas as épocas, porque não vamos parar de ler depois que o confinamento acabar, né?), tem o The Chronicles of Now, um site que convida grandes autores a escrever contos baseados em manchetes do dia. O legal é que, além das histórias, eles compartilham a notícia que inspirou o conto, dando o contexto e tamb´´em indicando outras fontes para quem quiser se aprofundar na questão levantada. Bem bacana.








A Coruja


____________________________________

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre

Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Para saber mais, clique aqui.

Cadastre seu email e receba a newsletter do blog

powered by TinyLetter

facebook

Arquivo do blog