31 de março de 2020

A Vertigem das Listas: Dez Coisas para Fazermos na Era do Corona


Ísis: Tempos de isolamento social… um sonho realizado pra muita gente. Já pensou não ter que sair de casa, nem pra fazer supermercado? Queria mais tempo estudar uma língua? Ou sempre quis aprender a atar nó de marinheiro, mas nunca pôde parar para isso? Essa é a hora! Já estou há duas semanas e não fiz nem metade do que deveria, só pela pura revelia de poder ficar em casa… Mas acabei de assistir “Teen Wolf”, então está tudo bem.

Esse vai ser uma das raras oportunidades em que ficar em casa por semanas será algo não só tolerado como exigido e passível de coerção mediante prisão!It’s so exciting!


Lulu: Assim, há controvérsias… uma coisa é ficar em casa porque você quer, outra é ficar em casa obrigada, com medo, sem saber o que vai acontecer a seguir.

Não conseguir fazer nada nesse período é uma coisa normal, uma resposta ao trauma - e sim, estamos diante de uma situação traumática -, então não se sinta culpada por não estar sendo tão produtiva quanto gostaria, Isinha. A rotina do nosso dia a dia foi para as cucuias e, como tal, dê-se ao menos um período para adaptação…


Ísis: Enfim, resolvemos fazer uma lista DEZ COISAS PARA NOS ANIMARMOS/FAZERMOS DURANTE A ERA DO CORONA!

Lulu: Na medida do possível, claro…

Ísis: 1. Minha primeira indicação: aprender uma língua. Essa é a hora para fazer aquele curso intensivo online ou voltar a estudar um idioma que largamos por falta de tempo. Há vários aplicativos e sites para aprender idiomas, é só buscar o mais adequado para você! Eu estou aproveitando para reviver dois dos meus!

2. Exercícios! Uma das coisas que mais reclamamos de não termos tempo pra fazer hoje em dia são exercícios. Agora não tem mais desculpa! Procure uma rotina segura, encomende seus pesos e comece já seus trinta minutos diários de exercícios! Pode ser dança, pode ser musculação, pode ser yoga (com cuidado!)... Só não esqueçam de aquecer antes, e, depois dos exercícios, de alongar depois e de comer uma banana para evitar dores. Tá na hora, gente! :)

3. Tem família com você em casa? Filhos, pais, irmãos? Ótimo, que sorte!!! Essa é a hora de juntar todo mundo que está confinado em casa e pegar todos aqueles jogos de tabuleiro, de cartas etc e rirem bastante! Melhor ainda, CRIEM um jogo novo! Quem sabe não vira um sucesso e traga dinheiro para o seu caixa?

4. Atividades manuais. Aprender ou praticar aquela atividade que sempre quis mas não tinha tempo? Tricô, costurar, fazer bonecas de pano, marcenaria, pintura etc. Hora de comprar/encomendar os materiais e passar dias aprendendo/produzindo!

5. Aprender a tocar algum instrumento. Ai, como me arrependo de não ter trazido meu violino para cá! Poderia estar praticando e melhorando minha (falta de) técnica! Ou, alternativamente, finalmente aprender a tocar violão! De novo, há aplicativos, vídeos e sites que ensinam a tocar variados instrumentos! É só procurar/adquirir o instrumento e aprender. Se tiver alguém junto em sua casa que possa ensinar, tipo o seu pai, sua irmã, avós etc, melhor ainda! Mais uma opção para fortalecer laços familiares!


Lulu: Bem, a Ísis está querendo ser bastante produtiva nesse período, mas como disse antes, não se preocupem se não estão conseguindo aproveitar todo esse “tempo livre”. Cada um lida com trauma de uma maneira e todas as formas de lidar com a ansiedade nesse período são válidas.

Dito isso… vamos à minha lista!

6. Tente organizar uma rotina e se apegar a ela. Escuto gente falando que trocou o dia pela noite, perdeu a noção do tempo, mas isso é problemático não só agora, mas para se readaptar depois. Pelo meu lado, continuo trabalhando normalmente - só que de casa - e isso facilita um pouco para manter minha rotina. Continuo acordando cedo, tomo banho e café, ajudo nas tarefas de casa e depois passo a manhã às voltas com meus processos. Faço uma parte dos exercícios de pilates no mesmo horário que estaria na aula. Leio, assisto o jornal, durmo cedo. Mantenho a rotina e, com isso, alguma forma de controle sobre meu mundinho…

7. Sempre ouvi dizer que livros de pintura eram bons companheiros para lidar com a ansiedade. Por isso, antes de me trancar em casa, comprei lápis de cor e dois livrinhos de postais para colorir. Devo dizer que, para mim, a coisa está funcionando. O fluxo intenso e nervoso de pensamentos aleatórios parece se acalmar quando me sento para pintar: pensar em qual será a próxima cor que vou usar é tudo que fica à mente. Entro num estado quase meditativo. Vantagem é que depois poderei usar meus postais e enviar para as pessoas queridas que estão longe (sim, vou enviar um postal pintado por moi pra ti, Isinha).


Ísis: YEEEEEEEEEEEESSSSS!!!! Can’t wait!

Lulu: 8. Interaja! Há um monte de ferramentas disponíveis para que você possa manter o contato com as pessoas de quem você está separada no momento. Escreva e-mails, telefone, mantenha debates animados pelo whatsapp, faça uma teleconferência para reunir seu clube do livro (o clube de que faço parte está se organizando para isso), combine de ver um filme ao mesmo tempo com seu amigo cinéfilo e troque comentários com ele ao longo da sessão… Temos a sorte nesse momento de vivermos num período em que é fácil, muito fácil se conectar.

9. Já que falamos de sessões de filmes… esse é um excelente momento para maratonar séries, ou assistir aqueles filmes que estão na sua lista. Nisso saí um pouco da rotina - eu às vezes assistia vários jornais em sequência, mas hoje me atenho a um único noticiário para ter as informações mais atualizadas e depois assisto algo diferente. Nos últimos dias revi vários filmes dos estúdios Ghibli (Totoro fez com que eu me esquecesse completamente a vontade de gritar da janela e arrancar cabelos depois de um certo pronunciamento presidencial…), um sem-número de episódios de documentários históricos, alguns romances e musicais com minha mãe e O Senhor dos Anéis - que estou assistindo a conta-gotas para prolongar o prazer.

10. Escreva! Escrever é um fantástico remédio para ansiedade: você pode fazer um diário da quarentena, uma lista das coisas que vai fazer quando ela acabar, ou simplesmente mergulhar na ficção e imaginar mundos melhores (ou piores, depende do que te conforta) do que estamos vivendo.


Ísis: Aproveitem esse tempo extra com sua família EM CASA! É um momento infeliz na História, mas também é um ótimo momento para mudarmos conceitos, paradigmas etc. É uma oportunidade! Não desperdicemos!

Cuidem-se, aproveitem-se e até o próximo Vertigem! (Taí outra coisa pra fazer, ler os Vertigens desde 2010 pra cá! :D)



____________________________________

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre

Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Para saber mais, clique aqui.

Cadastre seu email e receba a newsletter do blog

powered by TinyLetter

facebook

Arquivo do blog