29 de setembro de 2015

Meu primeiro mês experimentando a TAG - Experiências Literárias (e sobre o livro que veio na caixa)


Faz já algum tempo que eu tinha ouvido falar na TAG - Experiências Literárias, mas, por um motivo ou por outro, demorei um pouco a assinar o serviço – acabei fazendo por impulso quando eles completaram um ano de funcionamento e deram um desconto de 40% no primeiro mês de assinatura.

(Sim, eu adoro uma promoção... mas livros é provavelmente a única coisa que compro por impulsividade...).

Aí a primeira caixa chegou, eu me apaixonei e agora quero mantê-la para o resto da vida.

Mas não vamos colocar o carro na frente dos bois – afinal, temos de começar explicando do que cargas d’água estou falando.

TAG - Experiências Literárias é um programa de assinatura de livros. Você escolhe um plano – pode ser mensal ou trimestral – e recebe dentro daquela periodicidade uma ‘mistery box’ que vai conter um livro, uma revista sobre a escolha daquele mês, um mimo e um marcador.

O livro é escolhido por um curador convidado, alguém que se destaca em sua área de atuação, seja escritor, filósofo ou cientista, independente de posições ideológicas – e assim que já tivemos vários extremos interessantes na posição. Dos títulos que consegui descobrir lendo os teasers de meses anteriores, sei que eles já tiveram de Austen e Dostóievsky a Orhan Pamuk e Cormac McCarthy.


A revista que acompanha o livro é também um espetáculo. Excelente projeto gráfico, começa apresentando o curador e o autor do livro do mês. Depois faz uma análise da indicação, terminando com dicas do livro que virá no próximo mês – dessa maneira, se você reconhecer qual é o título e já tiver ele na estante, pode solicitar que eles enviem outro volume; seja um kit anterior, seja um livro que tenha a ver com a escolha do curador do mês.


Para quem, como eu, está sempre atrás de descobrir novos livros e autores e gosta de sair de sua zona de conforto (exceto por auto-ajuda, por favor, nada de auto-ajuda...), o TAG – Experiências Literárias é um prato cheio.

Setembro teve como curador Gregorio Duvivier, autor e ator e um dos responsáveis pelo canal Porta dos Fundos. A indicação dele foi Noite do Oráculo, de Paul Auster.


"As palavras podiam alterar a realidade e, portanto, eram demasiado perigosas para serem confiadas a um homem que as amava acima de tudo."
Trata-se de várias histórias dentro de uma história. O personagem principal, Sidney Orr é um escritor recuperando-se de alguma doença misteriosa (eu fui e voltei, mas não consegui descobrir que raio de doença ele teve... mas isso não é realmente importante para a história, só me deixou curiosa) que quase o matou. Um dia, numa de suas caminhadas, reacostumando-se com a ‘vida normal’, ele descobre uma pequena papelaria onde encontra um caderno azul de capa dura, produzido em Portugal.

Impulsivamente, ele compra o caderno e, quando chega em casa, começa a escrever – reencontrando aos poucos sua inspiração.

Ao mesmo tempo em que escreve a história de um homem que decidiu largar toda a sua existência para trás após escapar por um triz da morte por um raio, deixando para trás uma carreira de editor, mas levando consigo um manuscrito importante – cujo título é justamente Oráculo da Noite -, Sid tenta entender o que está acontecendo com sua esposa Grace, e se vê envolto nos dramas familiares do amigo, o também escritor John Trause. E ainda temos um roteiro de filme inspirado em A Máquina do Tempo, e mais outros tantos fios narrativos que se entrecruzam de forma quase alucinatória.

Sid por vezes perde a noção de realidade e nos carrega consigo de forma quase febril enquanto trabalha em todas essas histórias – aquelas em que é o autor e das quais é personagem. A cada página virada você entra mais fundo num mundo de ficção dentro da ficção, num torvelinho de metalínguistica.

É um livro sobre livros, sobre o poder da palavra. Há coincidências que por vezes nos fazem crer que o tal caderno azul seja algo sobrenatural. Mas a história é muito real – especialmente no final de tantas perdas sem sentido – para que vivamos essa ilusão por muito tempo.

Por sinal, o mimo que acompanhou a caixa foi, justamente o caderno azul. E sim, eu já comecei a escrever nele!


Eu conhecia o nome do Paul Auster por causa de A Trilogia de Nova York que já vi indicado em várias listas de ‘clássicos contemporâneos’. Por algum motivo, a capa dessa série me fazia pensar em romances noir, e, como esse não é um gênero que me chama particular atenção, nunca cheguei a sequer ler a sinopse.

Confrontada com a chegada de Oráculo da Noite, o resumo do livro me fisgou de pronto e comecei a lê-lo no mesmo dia. Arrependo-me agora de não ter dado uma chance e me deixado levar pelas aparências. Auster é um autor a quem eu hei de retornar mais cedo ou mais tarde.

Nota:
(de 1 a 5, sendo: 1 – Não Gostei; 2 – Mais ou Menos; 3 – Gostei; 4 – Gostei muito; 5 – Excelente)

Ficha Bibliográfica

Título: Noite do Oráculo
Autor: Paul Auster
Tradução: José Rubens Siqueira
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2004

Onde Comprar

Amazon || Cultura || Folha || FNAC || Saraiva || Submarino


A Coruja


____________________________________

 

2 comentários:

  1. Já conhecia esse projeto e tinha vontade de dar uma testada, adorei saber sua opinião, gostei também da indicação do livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, fazia tempo que eu tinha vontade de participar. Acho que a experiência valeu à pena. Tô agora na expectativa do próximo!

      Excluir

Sobre

Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Para saber mais, clique aqui.

Cadastre seu email e receba a newsletter do blog

powered by TinyLetter

facebook

Arquivo do blog