16 de agosto de 2011

Coruja Gourmet: Torta de Morango


Hoje vamos experimentar uma de minhas receitas favoritas, aproveitando que estamos no inverno, e é a temporada dos morangos!

Torta de Morango

Ingredientes
Massa

* 1 ovo
* 75g de açúcar (ou 3/4 de xícara)
* 200g de manteiga
* 300g de farinha de trigo (ou 3 xícaras)

recheio

* 1 lata de leite condensado
* usando a mesma medida da lata, leite de vaca
* 1 colher (sopa) de amido de milho
* 3 ovos inteiros
* 1 pacote de coco ralado (50g)

calda

* 1 xícara (chá) de açúcar
* 1 xícara (chá) de água
* 1 colher (sopa) de gelatina de morango
* Metade de uma caixinha de morangos das que vende em supermercado, sinal, feira...

Modo de preparo

Num recipiente, junte todos os ingredientes da massa e amasse a mesma com a mão até que ela se torne homogênea. Se necessário, colocar mais farinha (de pouquinho, para não ficar demais). Espalhar a massa uniformente num pirex, forrando o fundo e as paredes do mesmo.

Para fazer o recheio, bata num liquidificador o leite condensado com o leite, os ovos, o amido e o coco. Quando a mistura estiver homogênea, despejá-la sobre a massa no pirex e levar ao forno pré-aquecido, retirando quando a cobertura estiver dourada. Importante observar que a torta pode ser assada em pirex de vidro ou em forma de torta de aro removível. Também se deve colocar uma assadeira na grade inferior no forno, para não tostar a massa.


Enquanto a torta assa, faça a calda: coloque no fogo baixo, numa panela, a água e o açúcar até que eles dissolvam, formando uma calda fina. Acrescente a gelatina, para dar mais consistência à calda. Fatie e jogue os morangos mais maduros nesse mel, deixando-o apurar. Vai sair uma espuminha branca que se deve retirar com a escumadeira até o ponto de mel (TIRAR ANTES DE VIRAR PIRULITO!). Antes de tirar a panela do fogo, derrube o restante dos morangos na calda, rapidamente, apenas para caramelizar. Você vai usá-los para a decoração no final.


Conclusões

Como vocês podem ver pelas fotos, a torta dessa feita não tinha morangos decorativos por cima. Isso aconteceu porque mamãe aproveitou uns morangos que tinham sobrado da salada que ela fez para o aniversário do pai - eles estavam já para se estragar, então ela preparou a calda e ia congelá-la para depois comprar mais morangos e fazer a torta completa.

Só que no dia em que ela fez a calda, tivemos visita lá em casa, de forma que ela fez a torta e ia comprar morangos antes do almoço... mas o povo chegou mais cedo que o previsto e no final das contas a torta foi devorada pela metade antes que ela pudesse sequer pensar em ir ao supermercado.

O que não significa que não ficou uma delícia de lamber beiços do mesmo jeito...

Ah, eu quero mais torta...


A Coruja


Arquivado em

____________________________________

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre

Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Para saber mais, clique aqui.

Cadastre seu email e receba a newsletter do blog

powered by TinyLetter

facebook

Arquivo do blog