28 de fevereiro de 2021

A Vertigem das Listas: Dez Animais que Merecem um Zodíaco Próprio


Ísis: Já chegamos em fevereiro de 2021 e me sinto segura ao afirmar que está melhor que 2020. Primeiro que Trump já não é presidente, e isso já seria motivo de festas infindáveis, mas assumiu, Biden, que é bem mais pró-sociedade e ambiente. Cheers! E, mais outra excelente notícia, mal começamos o ano e já vários profissionais da saúde e idosos já foram vacinados! Daqui a pouco chega nossa vez. Por último, 2021 é o ano do boi no zodíaco chinês, que é por ano, o que significa que a partir de 12 de fevereiro de 2021, entramos no MEU ano!!! Ou seja, 2021 não vai ter escolha, VAI TER QUE SER UM BOM ANO.

Inspirando-me nisso, resolvi exercer a criatividade e vamos escolher Dez Animais que Merecem um Zodíaco Próprio. Valem animais mitológicos ou fictícios desde que não integrem mais do que ⅔ da lista.

Então vamos lá.

1. OBVIAMENTE a minha escolha número 1 serão elefantes. Eu já mencionei em algum momento que elefantes são criaturas fascinantes por vários motivos, mas entre eles a capacidade empática que eles têm mesmo em relação a outras raças. Acho fantástico que o maior animal terrestre seja vegetariano e dócil - isso se não for agredido ou não for um macho em época de acasalamento. Os elefantes africanos são mais agressivos que os indianos, daí essa raça menor ter sido “domesticada” enquanto seus primos africanos, não. Ainda assim, em geral eles ficam na deles, seguindo rotas ditadas pelas suas memórias ancestrais. Elefantes podem se comunicar a quilômetros de distância, e têm uma noção de núcleo familiar. Por último, falemos menos seriamente, aquela tromba é muito fofa!!!!! Qualquer um sob esse signo é forte, conservador, pacífico, e atribui extrema importância à família e a tradições. Por outro lado, NÃO enraiveça elefantinos, pois são capazes de muita destruição, especialmente se a agressão foi contra seu grupo familiar.

2. Baleias são os elefantes do mar: são alguns dos maiores animais aquáticos e incluem o maior de toda a fauna do planeta, a baleia azul. Em geral são pacíficas também, apesar de seu tamanho, e algumas são inclusive afetivas. As baleias humpback são conhecidas pela empatia com outros seres, havendo vários vídeos e relatos de como elas salvam outros animais, inclusive humanos, de predadores. Por outro lado, precisa-se ter cuidado perto delas, especialmente da baleia azul, pois um tapinha acidental pode ferir ou até mesmo matar, mesmo que não intencionalmente, dada a força das mesmas. Qualquer um sob esse signo costuma pensar mais nos outros do que em si próprio, o que os fazem excelentes amigos, mas péssimos empreendedores. Sua confiança nos outros acaba por ser uma arma contra si, mas as amizades verdadeiras são valiosas e eternas. Trair a confiança de um baleiano, porém, pode ser um erro fatal ao traidor, pois baleianos são ignorantes da força de suas próprias ações.

3. Sapos. OK, essa é a hora que vão estranhar minha escolha, mas sapos são ótimos representantes de versatilidade, dado que podem ter mais de um habitat. Suas possíveis colorações alertam à presença de veneno, tornando-os simultaneamente perigosos e flexíveis. E já viram um sapo “dar o bote”? O alcance da língua é impressionante, e também a rapidez com que as usam! Qualquer um sob esse signo seria versátil, criativo, gostando de chamar atenção, e sendo capaz de agir pensando a longo prazo, enxergando ótimas saídas para problemas complicados.

4. Em seguida vem uma indicação que creio menos popular: polvos e chocos. A minha lista de animais preferidos aumentou bastante ano passado, passando a incluir cetáceos e polvos, por exemplo. Polvos têm uma reputação meio manchada devido aos oito tentáculos e à cabeça enorme, equiparando-os às vezes aos alienígenas.

Entretanto, esses animais são inteligentes, curiosos, ágeis, flexíveis e de adaptação admirável devido aos corpos com quase zero ossos, bem como camuflagem - esse último sendo uma incrível habilidade dos chocos. Quem nascesse sob esse signo seria extremamente adaptável a circunstâncias voláteis, muito inteligente e excelente em situações de emergência ou crise, vez que são capazes de manter calma e não entrar em pânico. Por outro lado, sua aguçada curiosidade seria um constante ímã de situações inéditas, às vezes bem-vindas, às vezes embaraçosas ou arriscadas.

5. Minha última indicação talvez seja uma surpresa, mas aponto corais. Frequentemente esquecemos que corais são animais, e não plantas, e, apesar disso, são o lar de inúmeras espécies. Na verdade, são quase literalmente berços de boa porção da biodiversidade marinha atual, e ao mesmo tempo um dos animais/ecossistemas mais ameaçados devido à acidificação do oceano, e a mudanças de temperatura e de salinidade do mar, entre outras causas. São extremamente sensíveis e por isso qualquer impacto ambiental lhes pode ser fatal. Quem nasce sobre esse animal tem a habilidade de fomentar os desejos daqueles que estima e ajudá-los a crescer prosperamente, mas é também bem sensível a críticas e às ações daqueles ao seu redor, e até mesmo às de estranhos. Costuma ser o centro de qualquer grupo pela afeição que demonstra e é também bastante valorizado, mas frequentemente sofre de problemas relativos a autoestima, duvidando de suas capacidades.


Lulu: Adorei o tema! Obrigada, Isinha, por escolher um tema tão legal e tão mais fácil de conseguir decidir os itens!

Ok, vamos lá… que animais eu gostaria de ver no zodíaco (e ficaria satisfeita se qualquer um deles fosse do meu ano).

6. Começo minha lista com… Corujas! Eu preciso justificar? Óbvio que não, né? Mas, tá bem… Corujas são um símbolo de sabedoria. Há quem ache as corujas bem feinhas, inclusive há uma famosa fábula sobre os filhotes de coruja (de onde deriva a ideia de mãe coruja e “quem ama o feio, bonito lhe parece), mas acho corujas animais particularmente majestosos. Além de simbolizarem inteligência, as corujas costumam ser associadas com trevas e bruxaria, maus augúrios, morte… e tudo isso por serem aves de rapina noturnas. Pessoalmente, se fosse procurar uma simbologia para seu canto e suas atividades noturnas… eu as colocaria como guardiãs entre uma realidade e outra. Aqueles que nascem sob o signo da coruja são introspectivos; sonhadores, mas protetivos; com uma mente afiada e rápido em tomar decisões (como uma ave de rapina descendo para o bote).

7. Como a Ísis me fez o favor de permitir animais mitológicos, não me furtarei a colocar aqui uma das minhas criaturas favoritas dos mitos (e, vá lá, de Harry Potter também): hipogrifos! Fruto da união de um grifo e uma égua, é um animal que aparece em vários poemas clássicos e iconografia medieval (que tinha até um ditado popular para uma situação impossível - “quando acasalarem grifos com cavalos”. Posso resgatar esse dito na minha vida?), sendo, muitas vezes, a montaria de algum herói ou cavaleiro. Os ‘hipogrifianos’ seriam pessoas que combinam talentos aparentemente contraditórios, que se equilibram numa fina separação entre possível e impossível. São um tanto cheio de cerimônia, mas uma vez que você ganhe o respeito deles, será para a vida toda.

8. Continuo minha lista com salamandras. Salamandras são répteis bem reais, embora apareçam em mitos de vários povos, incluindo gregos e egípcios, que pareciam acreditar que esses animais podiam sobreviver em meio ao fogo (não é verdade. Favor, não joguem salamandras no meio de uma fogueira). Por conta disso, elas são muito ligadas no imaginário popular a esse elemento. Há muitas espécies de salamandras, algumas muito coloridas, outras albinas e cegas, outras tão esquisitas que parecem algo completamente alienígena. Mas, enfim… acho elas fofinhas. Julguem-me por isso! Pessoas ligadas ao signo da salamandra são fulgentes, impetuosas, com uma boa adaptabilidade e o condão de sair de situações pegando fogo sem muitas escoriações!

9. Águas-vivas são aterrorizantemente belas. Você se achar no mar no meio de uma colônia delas, é bem possível que não sobreviva à experiência. O animal mais venenoso do mundo é uma espécie de água-viva que vive, claro, na Austrália (porque, como todos sabemos, toda a fauna e flora da Austrália estão sempre prontos para te matar). Enfim, quando você as está observando em um aquário, com a segurança de uma parede de vidro entre você e os tentáculos dela, a água-viva é certamente uma criatura bela e fascinante. Como criaturas do zodíaco normalmente são também colocadas como constelações no céu, eu gostaria de ver uma constelação inspirada nelas. Enfim, nascidos nesse signo são calmos, do tipo que se deixam levar pela corrente, devagar e sempre na causa. Mas não os irrite, porque por trás da aparência tranquila, eles podem ser bastante venenosos.

10. Fechando minha lista por hoje, fico com as abelhas! Abelhas vivem em sociedades organizadas, extremamente hierarquizadas, e são responsáveis pela polinização - e também pelo processo de diversidade natural que temos. A considerar o uso de agrotóxicos pelo mundo, é provável que, mais cedo ou mais tarde, elas virem um animal mitológico, extinto pela imbecilidade humana - e a gente vai sofrer com isso. Seja como for, um ano representado por abelhas deve ser um ano de civilidade, boa organização, cooperação, sucesso e, porque não dizer, com a doçura do mel.


Ísis: Adorei as escolhas, especialmente essa última!!! Como não pensei nas abelhas??? Eu sou fascinada por elas, pois como criaturas tão pequenas podem ser a chave da diversidade e de boa parte da vida nesse planeta?

Confesso que nem pensei nas águas-vivas, mas acho-as fascinantes, embora aterrorizantes. Aplaudo a escolha! ^^

E vocês, o que acharam do décuplo zodíaco corujesco? Comentários, críticas, acréscimos ou até mesmo correções são bem vindos nos comentários!

Até o próximo Vertigem!




____________________________________

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre

Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Para saber mais, clique aqui.

Cadastre seu email e receba a newsletter do blog

powered by TinyLetter

facebook

Arquivo do blog