4 de dezembro de 2014

Projeto Dresden: Skin Game


ATENÇÃO: A SEGUINTE RESENHA CONTEM SPOILERS!
LEIA POR SUA CONTA E RISCO!


“Parkour,” I panted. “Bitch.”



Mab é uma criatura de poder imensurável e extremamente antiga. Acontece, que até mesmo Mab deve favores a outras criaturas igualmente antigas e poderosas. E agora, uma dessas criaturas veio cobrar o tal favor, ela "convence" Harry a cumprir o favor em seu nome. E quem pediu o favor? Nicodemus Archeleone, líder dos Cavaleiros dos Denários Negros.

Se Cold Days fez com que a série retornasse ao ritmo, Skin Game dá um novo ritmo para a série, bem maior que o anterior! Desde o livro anterior, Harry tem vivido praticamente sozinho em Demonreach, com pouquíssimo contato com o mundo fora da ilha, o que não ajuda a remendar suas relações com seus amigos, que ainda não estava tão boa assim depois de seu retorno dos mortos.

O que não altera em nada a opinião de Murphy quanto à ajudar Harry a resolver o problema que ele tem pela frente, obviamente. O relacionamento entre os dois é bem explorado nesse livro, mais do que na maioria dos outros (exceto talvez Fool Moon). O que eu acho fantástico, vale ressaltar! O conflito interno de Harry tem grande destaque aqui também. Felizmente, na maior parte ele não precisa enfrentar tal conflito sozinho. 

Porém, nem tudo são elogios para esse livro. Uma coisa que já havia acontecido antes, mas em menor escala, é que Butcher usa elementos de histórias menores. Antes eram apenas citação de um fato ou outro, mas aqui é todo um personagem que só será completamente compreendido para quem leu alguns contos específicos de Dresden Files (B is for Bigfoot, I Was a Teenage Bigfoot e Bigfoot on Campus). Eu entendo que o autor queira citar seu próprio material, mas particularmente, sinto como se isso fosse uma tentativa de enfiar coisa goela abaixo do leitor.

Tirando isso, esse é um excelente livro da série, e recomendo que leiam. Só uma curiosidade: depois de ler o livro, eu PRECISEI reler alguns capítulos bem específicos. Acho que quem ler vai saber quais foram esses capítulos. XD

O Bode


____________________________________

 

Um comentário:

  1. Argh, escrevi todo um comentário e ao invés de clicar publicar eu cliquei sair :/
    Basicamente, o que eu dizia é que terminei Skin Game esta semana. Tenho a sensação de que a série está se dirigindo para uma batalha épica contra o povo de fora (que eu não lembro o nome). É isso mesmo, não é? Ou eu estou entendendo errado os sinais?
    Não sabia que aparecia personagens das antologias escritas pelo Butcher. Não percebi durante a leitura. Já andava pensando em ler e agora terei que realmente ir atrás. Será que tem disponível na internet?
    Quanto ao relacionamento de Harry com Murphy, confesso que não sou muito favorável neste ponto da história. Eu já fui muito fã dos dois juntos, mas acho que o tempo passou. É claro que o carinho e confiança que os dois têm um pelo outro é uma das melhores coisas da série, mas um relacionamento amoroso teria feito muito sentido alguns livros atrás, hoje em dia não mais. Na atual condição de Harry eu acho que ele ficaria muito melhor com Molly.
    Não sou lá muito fã dos Denários, eles me cansam um pouco. Sei lá, depois de tudo não consegui captar muito bem qual a grande motivação de Nichodemus para fazer o que fez e seria um pouco mais interessante se explicassem melhor o motivo da filha se sacrificar e da esposa ser tão contra à jornada.
    Gostei bastante do personagem que eles contrataram (e que eu inconvenientemente esqueci o nome). Quando apareceu aquele capítulo com Veteron (é esse o nome? Eu só tenho ouvido os audiobooks ultimamente e esqueço como se escreve os nomes) eu demorei um pouco a me situar, mas no final das contas foi um dos que eu mais gostei, com toda a explicação do plano.
    Por outro lado, fiquei decepcionadíssima com Lashiel. Sua impressão era muito mais legal.
    Quando será que sai o próximo livro?

    ResponderExcluir

Sobre

Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Para saber mais, clique aqui.

Cadastre seu email e receba a newsletter do blog

powered by TinyLetter

facebook

Arquivo do blog