31 de maio de 2013

The Great (Owl) Game: Resultado

Ok, era para eu ter vindo fazer isso ontem, mas meu feriado foi furado não apenas porque tive de trabalhar remotamente, como lidar com uma crise de alergia ou início de gripe (ainda não está completamente claro...) e passei boa parte da tarde em coma induzido por anti-histamínico.

Mas, hei, hoje é sexta-feira, último dia do mês da semana, começando a contagem regressiva para o recesso de são joão... E ainda estou ligeiramente dopada, então não liguem para meu discurso ligeiramente fora do ar e vamos ao que realmente interessa!

O resultado do nosso jogo de aniversário!

Então, primeiro, às respostas. Vamos começar com as referências escondidas no desenho do layout. Vocês acharam algumas que eram bastante óbvias mas que nem mesma a Dani tinha pensado - eu levei em consideração respostas que não estavam na lista inicial da desenhista mas que faziam sentido, desde que fizessem referência a um conto original e não uma possível referência de referência e eis a lista completa, portanto:

- Coruja: Rainha das Neves, do conto de Andersen (nada a ver com Nárnia, que pode ter se inspirado em Andersen ou não)
- Bode: Rumplestiltskin (a palha dourada na mão dele não vale como um ponto à parte, faz parte da identificação do personagem como um todo)
- Gato: Gato de Botas (bastante óbvio... agora, cá entre nós, alguém me explica porque duas pessoas colocaram Os Três Mosqueteiros aqui no meio? Porque Dumas não é exatamente conto de fadas...)
- Elefante: Orihime, a estrela Vega, cuja história está na base do festival Tanabata japonês, inspirado na lenda chinesa A Princesa Tecelã e o Pastor do Rebanho.
- Mesa de Chá: Alice no País das Maravilhas
- Floresta Encantada: um monte de contos de fadas
- Bonecos pendurados na árvore: Pinóquio
- Torre ao fundo: Rapunzel
- Harpa ao fundo: João e o Pé de Feijão (o Flautista de Hamelin usa... uma flauta)
- Ovos de ouro em frente à mesa: João e o Pé de Feijão ou A Galinha dos Ovos de Ouro
- Aquário: A Pequena Sereia (Dani achou divertido colocar peixinhos parecidos com os de Procurando Nemo, mas isso não é uma referência porque Procurando Nemo não é um conto de fadas)
- Lebre atrás da mesa e tartaruga embaixo: A lebre e a tartaruga (elas são uma dupla, contam só um ponto. O coelho sozinho não é nem o coelho da páscoa nem a lebre de março, nem o coelho branco que Alice persegue)
- Cesta com doces e frutas embaixo do Gato de Botas: Chapeuzinho Vermelho
- Ratinhos roubando doces: Cinderela ou O Flautista de Hamelin (mas não Os Três Ratos Cegos porque há mais de três ratos)
- Abóboras - Cinderela
- Ninho com um ovo diferente dos outros: O Patinho Feio
- Rosa sobre a mesa: A Bela e a Fera ou Rosa Branca, Rosa Vermelha (poderia ser Alice no País das Maravilhas se fosse uma rosa branca pingando tinta vermelha, mas é uma rosa perfeitamente vermelha)
- Castiçal: A Bela e a Fera
- Bule e xícara de chá: A Bela e a Fera
- 3 pratos de mingau sobre a mesa: Cachinhos Dourados
- Urso ao fundo entre as árvores: Cachinhos Dourados
- Maçã sobre a cadeira: Branca de Neve
- Gaiola no chão com doces e gravetos - João e Maria
- Fadinhas: A Bela Adormecida (se fosse Peter Pan seria só uma fada, a Sininho)
- Ramos de espinhos atrás da mesa: A Bela Adormecida
- Roca de fiar ao fundo: A Bela Adormecida ou Rumplestiltskin
- A caixa de fósforos sobre a mesa: A pequena vendedora de fósforos

Agora, às respostas das perguntas da Segunda Rodada:

1) Qual a inspiração por trás da história da Pequena Sereia?

Embora a história de Andersen seja um conto original, ele tirou a inspiração para sua história de um conto de 1814 publicado por um barão alemão, Friedrich Heinrich Karl de la Motte, intitulado Undine. A história original é ainda mais trágica que a versão de Andersen e vocês podem encontrá-la no Project Gutenberg. Ela também inspirou uma ópera de E.T.A Hoffman.

2) O que acontece à madrasta no final de Branca de Neve?

Na versão dos Irmãos Grimm, que é uma das mais conhecidas, ela é forçada a calçar sapatos vermelhos em brasa e dançar até a morte. Os Grimm pegaram as idéias para esse conto emprestadas da história A Jovem Escrava, de Giambattista Basile, publicada em 1634, onde Branca de Neve é torturada diariamente pela madrasta e termina a história prestes a tentar suicídio, exceto que o tio dela a descobre (?) e coloca a madrasta para correr do reino e a casa com um homem rico.

Pois é...

3) Qual o nome do gato que possui uma espada?

O Gato de Botas, obviamente.

4) Como é quebrado o encanto sobre o príncipe sapo?

Originalmente, em vez de quebrar o encanto com um beijo, a princesa o faz jogando o pobre sapo contra a parede, irritada pela insistência dele em deixá-lo dormir na cama com ela.

5) Por que a dama de companhia condena a si mesma de forma tão violenta após ouvir sua própria história contada em A Guardadora de Gansos?

Essa é uma pergunta que depende de interpretação e talvez de ler o conto no original, já que as versões traduzidas deixam um pouco a desejar... mas de uma forma geral, críticos consideram que a dama de companhia estava bêbada...

Vou colocar aqui o trechinho em inglês (que é mais fácil de compreender que pegar direto do alemão...):
"The bridegroom sat in the midst with the Princess on one side and the waiting-woman on the other; and the false bride did not know the true one, because she was dazzled with her glittering braveries. When all the company had eaten and drunk and were merry,..."
Para mim, pelo menos, essa idéia faz mais sentido do que a mulher não perceber que a história que o rei conta está falando dela mesma, por mais ignorante que a criatura seja...

Dadas todas as respostas... pontuação! O quadro final ficou:

Nini Morais - 23 pontos
Débora Mille - 27 pontos
Mariana Telles - 15 pontos
Daniele Ribeiro - 11 pontos
Laís Dias - 26 pontos
Caroline Neves - 15 pontos
Roberta Moreira - 7 pontos
Cláudia Aragão - 12 pontos

Curioso, teve gente que participou da segunda rodada e não participou da primeira ou participou da primeira e não participou da segunda... Em todo caso, com um pontinho de diferença, temos nossa vencedora: Débora, entra em contato comigo para passar seu endereço!

E é isso. Ano que vem voltamos com mais um Grande Jogo!


A Coruja


____________________________________

 

2 comentários:

  1. Nossa, teve umas coisas que eu chutei totalmente. (O Peter Pan por exemplo). Mas fiquei feliz em ganhar! =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os chutes, em geral, partem do seu inconsciente. Algo que você sabia só não no momento. Então ao meu ver você ganhou por puro mérito mesmo! Parabéns!! ^^

      Excluir

Sobre

Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Para saber mais, clique aqui.

Cadastre seu email e receba a newsletter do blog

powered by TinyLetter

facebook

Arquivo do blog