18 de dezembro de 2010

Coruja Gourmet: biscoitos crocantes amanteigados




Lembram no início do mês que eu disse que ia ter algumas novidades aqui no Coruja? Bem, uma delas é essa coluna. Ia estreá-la só em janeiro, mas aí passei uma tarde em casa fazendo biscoitos com a mãe e decidi que ia inagurá-la com essa receita de biscoitos.

Agora... tudo começou quando eu decidi que queria copiar as receitas da minha mãe num caderno, com todos os pequenos segredos de sua cozinha, provendo assim para um futuro em que eu não pereça de fome. O problema é que D. Mãe entendeu não apenas que eu queria copiar as receitas, como também fazê-las.

E foi assim que se iniciou aqui em casa o Curso de Culinária para Pessoas Ineptas na Cozinha - também conhecido como CCPIC.


No CCPIC você conta com uma professora altamente qualificada, com pouquíssima paciência e uma tendência funesta a rir da sua cara, especialmente quando você pergunta pela décima vez "sim, eu entendi que é uma pitada de sal; mas quanto, exatamente é uma pitada de sal, PELO AMOR DE DEUS????"

Uma vez que tenho de passar por tal treinamento, decidi dividir com vocês os resultados (altamente duvidosos) das minhas aulas - que, ao menos, têm uma periodicidade apenas mensal (o tempo necessário para que todos possamos esquecer do incidente anterior, como a massa de bolo no teto), assegurando assim a sobrevida de todos os indivíduos.

Hoje, particularmente, faremos a receita dos biscoitos natalinos que fizemos para dar de presente. Se alguém sobreviveu ao dito presente e esteja por aí, favor se manifestar para assegurar que não estou tentando envenenar ninguém.


Biscoitos Crocantes Amanteigados


Ingredientes

Massa
* 50g de margarina
* 50g de manteiga
* 3 colheres (sopa) de açúcar
* 1 pitada de sal (equivalente a uma colher rasa de café)
* 3/4 de xícara (chá) de amendoim ou castanha de caju moída
* Cerca de 2 xícaras (chá) de farinha de trigo

Glacê
* Cerca de 3 colheres (sopa) de água
* 1/2 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro

Modo de preparo

Massa
Numa tigela, misture a margarina, o açúcar, o sal e o amendoim ou castanha. Vá acrescentando a farinha aos poucos até a massa soltar das mãos. Abra a massa sobre uma superfície enfarinhada e corte com o cortador de sua preferência. Coloque em assadeira untada e enfarinha e leve para assar em forno médio.



Glacê
Pingue água no açúcar de confeiteiro aos poucos até obter um mingau e reserve. Depois que os biscoitos estiverem frios, decore com o glacê, e o amendoim, as castanhas ou outra coisa qualquer (a depender da época que você faça - no nosso caso, foram motivos natalinos e fizemos com açúcar colorido).



Conclusões

Para ser sincera, os biscoitos ficaram bons. O único problema é que tendo terminado tudo, ninguém estava com vontade de fechar as caixinhas e sair distribuindo de presente. Pelo contrário, a vontade era de devorar tudo.

Felizmente, alguns se quebraram no caminho e estes feridos de guerra foram distribuídos aqui em casa. Exceto por um ou dois tapas na mão quando estava tentando fazer alguma coisa sozinha (mamãe é muito controladora), sobrevivi a essa primeira lição.

Mês que vem voltaremos com a Coruja Gourmet, dessa vez com a verdade por trás do Arroz Branco Soltinho!



A Coruja


Arquivado em

____________________________________

 

2 comentários:

  1. Arroz branco soltinho é um mistério do universo tanto quanto...o Natal dos Flinststones. u_u

    Aqui: passasse no blog que participo (o link tá por aqui) pra ver as milhões de promos de livros? Tem no Facebook tb. Participe, If you like it.

    ResponderExcluir
  2. Arroz Branco soltinho... sou suspeito pra falar, sendo assim desta maneira, permanecerei na minha! XD

    Vai querer um especial Coruja Gourmet em Fortaleza? Posso te ensinar logo a receita do filé a parmegiana... xD

    ResponderExcluir

Sobre

Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Para saber mais, clique aqui.

Cadastre seu email e receba a newsletter do blog

powered by TinyLetter

facebook

Arquivo do blog