5 de novembro de 2010
Meme Literário: Dia 05 – o primeiro livro que você lembra de ter lido
Antes de Lobato, vieram os volumes da Enciclopédia do Escoteiro Mirim, mas não posso me lembrar de quando foi que comecei a mexer neles. No entanto, tenho uma lembrança bastante nítida de quando me decidi a ler a coleção do Sítio do Pica Pau Amarelo.
Eu estava na sala – na época já morávamos em Campo Grande, sei porque vejo nitidamente na lembrança o sofá que tínhamos lá. A coleção de Lobato estava já completa, mas eu ainda não me animara a lê-la, por motivos que não sei precisar.
O caso é que nesse dia eu decidi que aceitava o desafio e prontamente me postei frente a estante e peguei o primeiro volume da série, Reinações de Narizinho. Não demorou muito para que estivesse enfeitiçada e quisesse ler todos os livros ao mesmo tempo.
Devo a Monteiro Lobato e às aventuras dos habitantes do Pica-Pau Amarelo meu gosto pela literatura, pela mitologia e pela História. Foi com ele que primeiro percorri o mundo, que conheci e me apaixonei pelos deuses gregos e torci por Hércules ao longo dos 12 Trabalhos.
Mais uma vez, Lobato, como sempre que o cito, meu muito obrigada para o senhor.
E aproveitando o ensejo já que estamos por aqui, não deixem de participar da pesquisa de opinião para o balanço de final de ano de D. Lulu!
A Coruja
Arquivado em
literatura
meme
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Sobre
Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Para saber mais, clique aqui.
Ah, Monteiro Lobato! Não foi o primeiro livro que li (minha primeira leitura foi "A Ilha Perdida", Coleção Vaga-Lume, 1996), mas foi o primeiro escritor que me marcou!
ResponderExcluirComo você, comecei a acompanhar as aventuras do Sítio do Pica-Pau Amarelo com "Reinações de Narizinho" e não parei mais. Também devo a ele meu gosto por humanas! Acho que o único livro em que não aprendi nada foi "Aritmética de Emília"! Já estava em um nível mais avançadinho de matemática...
Embora, com o tempo, eu tenha sido apresentada a muitos outros autores e colocado tanto outros como favoritos, Lobato sempre vai ser especial para mim. Considero ele um mestre: por ter me apresentado mitologia e história, duas grandes paixões, por me fazer conhecer personagens como D. Quixote, por contar um pouco de tudo (até a questão do petróleo acaba parecendo, hehe). Aprendi muito com ele e sou especialmente grata pela primeira: ele marca o início da minha paixão por história e mitologia! :)
"Reinações de Narizinho" é, sem dúvidas, um dos primeiros livros que quero apresentar aos meus filhos e/ou sobrinho, se eu os tiver. Ótimo livro para começar a conhecer as aventuras de Narizinho, Pedrinho, Emília (minha favorita!), Visconde, D. Benta e Tia Anastácia!! :)
Ohh, desculpe o tamanho desse comentário. Eu amo muito o Sítio do Pica-Pau Amarelo e acabo me empolgando, haha.
Beijos!
Eu tenho a coleção exatamente com essa capa, mas não me lembro se já li todos, vou aproveitar pra ler com meu filho! =)
ResponderExcluirPrimeiro, Gabi, eu adoroooooo comentários grandes e, a essa altura, você já deveria saber disso...
ResponderExcluirTemos a mesma história com Lobato pelo visto... e ele reaparecerá nesse meme ainda.
Mahzinha, minha coleção também é com essa capa; são quinze volumes maravilhosos. O reinações é exatamente o volume 1. Leia com seu filho, sim; você estará fazendo um enorme bem a ele...
Quero muito ler os livro do Monteiro, acho que vou montar uma coleção bjkasssssssss
ResponderExcluirPassa lá no meu blog e me diz o que achou do meu dia
http://acordeicomvontadedeler.blogspot.com/2010/11/meme-literario-dia-5.html
Ééééé, shame on me, Lulu, que nunca li Monteiro. :/ Mas tá no meu Projeto 101 em 1001. Tenho que me redimir com o Senhor Lobato, né?
ResponderExcluir;)
Smacks pra ti!
Ah Monteiro Lobato é muito legal, começastes bem :)
ResponderExcluirestrelinhas coloridas...