29 de outubro de 2015

Livros Para Assistir: Perdido em Marte


O projeto ARES está em sua terceira missão tripulada à Marte. Seis astronautas fazem parte da equipe, e pousam no planeta vermelho para a realização de uma série de experimentos científicos. Contudo, são obrigados à abortar a missão devido a uma tempestade de areia muito forte, que ameaça danificar os equipamentos. Durante a tempestade, um fragmento do equipamento danificado atinge o astronauta Mark Watney, que é dado como morto. Com muito pesar, a líder da equipe decide deixar Mark para trás e salvar o resto da equipe. Porém, sem que ninguém soubesse, Mark está vivo. E terá que sobreviver sozinho em Marte, até que o resgate chegue.

Escrito por Andy Weir, o livro Perdido em Marte teve uma história engraçada. Publicado inicialmente em seu site pessoal, Weir começou publicando o livro capítulo a capítulo, mas o sucesso foi tão grande, que o autor acabou publicando na Amazon americana por irrisórios US$0,99, o preço mínimo possível. O sucesso foi tão grande, que uma editora decidiu publicar o livro, que eventualmente virou um filme, lançado este ano nos cinemas.


Contando com Matt Damon no papel de Mark Watney, o filme é uma verdadeira lição de adaptação de livros para as telas. Todos os pontos importantes do livro estão no filme, mas também muita coisa foi retirada. Contudo, as partes que foram retiradas não possuem impacto na história, de modo que não prejudicam em nada a história. 


No filme é possível perceber a situação bem crítica que o astronauta se encontra, sem dizer muita coisa de cara. Acho que só o fato de Marte ter uma fração da gravidade da Terra não ficou evidente, mas muita coisa fica implícita. Um bom exemplo é a cena em que Watney sai do banho, muito magro e com queimaduras. Transmite bem o risco que ele está correndo todos os dias.


Todas as críticas que vi ao filme invariavelmente o elogiam, por um aspecto ou outro, e com certeza são bem merecidas. Perdido em Marte é uma história de superação, motivação e muito mais. Ridley Scott é um diretor que sabe trabalhar bem com o gênero de ficção científica, e este filme apenas prova isto. Não posso recomendar o bastante esse filme. Assistam, não irão se arrepender.

Espero que tenham gostado, e até o mês que vem, com mais Livros Para Assistir!

O Bode


____________________________________

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre

Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Para saber mais, clique aqui.

Cadastre seu email e receba a newsletter do blog

powered by TinyLetter

facebook

Arquivo do blog