17 de março de 2012

Para ler: A Study in Sherlock


"Then I'll keep an eye out for a case with a Doyle connection."

A stiff wind slashed Ronald's cheeks. He hunched his shoulders and looked nervously at his fog-shrouded, bog-infested surroundings.

"I'll think about it, but don't call me if the case involves a bloodthirsty beast and the moor."


Phillip Margolin e Jerry Margolin – The Adventure of the Purloined Paget

Fiquei sabendo dessa coletânea quando vi que Neil Gaiman tinha sido indicado ao prêmio Edgar de melhor conto pela participação nela. Ainda em crise de abstinência (estou providenciando a série com Jeremy Brett no papel do detetive e aí não terei mais problemas, porque, né, são uns quarenta episódios e até eu assistir tudo...) e sendo fã incondicional do Gaiman, rompi minha promessa de não comprar mais livros esse ano até terminar os que já estão por aqui e fiz a bendita encomenda.

Não me arrependo. A Study in Sherlock foi uma das melhores coisas que li nos últimos tempos - e considerem o fato de que tenho lido muita coisa boa nos últimos tempos... O livro me surpreendeu porque estou acostumada, nessas antologias a encontrar dois ou três bons contos e o resto de mediano a ruim - enquanto que nesse, todas as histórias são excelentes, respeitam o espírito da obra de Doyle e apresentam pontos de vista diversos e intrigantes.

Claro que tenho meus favoritos. Em primeiro lugar está The Startling Event in the Eletrified City, que parte para uma História Alternativa em que Holmes e Watson viajam aos Estados Unidos a pedido do presidente do país, que anda recebendo ameaças de morte - e acabam recebendo um pedido bastante peculiar - e esse é um caso que mostra toda a gama de talentos de Sherlock.

Depois vem The Adventure of the Purloined Paget em que os personagens são fãs e colecionadores de material dedicado a Holmes - colecionadores do tipo que têm primeiras edições e ilustrações originais de Paget não conhecidas do grande público e que ainda mandam construir mansões seguindo a localização e descrições da mansão dos Baskervilles. Estes colecionadores, quando cometem crimes, comentem-no seguindo cenas dos livros e outros desvendam os crimes exatamente porque LERAM OS LIVROS!

Embolei-me de rir com a sacada absolutamente genial de As to "an exact knowledge of London", em que o contínuo embate entre Holmes e Moriarty evolui até os nossos dias usando a mídia como camuflagem - e há menções aos dois filmes mais recentes e à série da BBC. E fica melhor, porque onde mais você arranjaria um taxista especialista em pegar como passageiros intérpretes do detetive e do bom doutor? Mais: cuja inteira família se especializou nessa particular profissão?

Esses são só três exemplos - os meus favoritos - mas A Study in Sherlock está cheio de outras surpresas. São personagens cujas circunstâncias lembram a do famoso detetive; personagens que se inspiraram em suas histórias, casos paralelos do próprio Holmes que não teriam aparecido no canon, e até as mesmas histórias já conhecidas sob outras óticas interessadas.

Uma eloqüente e digna homenagem, sem dúvida alguma - embora Holmes tivesse uma ou duas coisas a acrescentar, em especial sobre desnecessária emoção que sua figura possa ter inspirado em muitos dos mestres que participaram da antologia...


A Coruja


____________________________________

 

2 comentários:

  1. Aaah, parece ser tão legal! Esse do Purloined Paget deve ser hilário! XP
    Pronto, agora eu preciso desse livro; também quebrarei minha promessa de não comprar mais livros...não que ela fosse durar muito tempo mesmo.
    Abraços!
    Lizzie

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Lizzie, o Purloined Paget é hilariante... eu fiquei 'mas sério mesmo que isso está acontecendo?' Melhor parte foi o comentário dos autores no final, de que qualquer semelhanças com pessoas reais não seriam meras coincidências...

      Excluir

Sobre

Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Para saber mais, clique aqui.

Cadastre seu email e receba a newsletter do blog

powered by TinyLetter

facebook

Arquivo do blog