18 de janeiro de 2012

Desafio Literário: Janeiro - Literatura Gastronômica || Cozinha Confidencial



"So who the hell, exactly, are these guys, the boys and girls in the trenches? You might get the impression from the specifics of my less than stellar career that all line cooks are wacked-out moral degenerates, dope fiends, refugees, a thuggish assortment of drunks, sneak thieves, sluts and psychopaths. You wouldn't be too far off base. The business, as respected three-star chef Scott Bryan explains it, attracts 'fringe elements', people for whom something in their lives has gone terribly wrong. Maybe they didn't make it through high school, maybe they're running away from something-be it an ex-wife, a rotten family history, trouble with the law, a squalid Third World backwater with no opportunity for advancement. Or maybe, like me, they just like it here."

Cozinha Confidencial foi o ponto decisivo na carreira de Anthony Bourdain. Como dito no livro, ele próprio acreditava que a publicação do mesmo iria afundar sua carreira de chef, mas acabou lhe rendendo uma fama inesperada, inclusive fora do mercado gastronômico. Este livro rendeu inclusive um programa de TV com o mesmo nome, além de abrir caminho para um outro programa, Sem Reservas.

Nas páginas do livro, acompanhamos a carreira de Tony (como ele se refere a si mesmo), desde como descobriu que comida poderia, sim, ser importante, passando pelo primeiro emprego junto com amigos em férias até o reconhecimento como chef em NY, passando pelos altos e, especialmente, os baixos.

O submundo de sexo, contrabando, drogas, roubos e todo tipo de atividade ilegal que permeia as cozinhas de NY é exposto, mostrando a participação de Tony em tudo isso, sem esconder nada do alcoolismo, tabagismo irrecuperável e o constante abuso de drogas durante boa parte da carreira, mostrando como ele conseguiu sair do fundo do poço.

Uma parte importante do livro são as pessoas que trabalharam com Tony no decorrer dos anos, os bons e os maus companheiros de trabalho. Destaque para "Bigfoot", gerente de vários dos restaurantes em que Tony trabalhou, que marcou o modo como Tony coordena tudo dentro de sua cozinha e a principal influência para a recuperação, tendo sido o único que estendeu uma mão para Tony no auge da decadência. Também ri bastante da caracterização de Adam "Real-last-name-unknown": provavelmente o sujeito mais desonesto e indigno de confiança a pisar na cozinha de Tony, mas a quem quase tudo era perdoado devido aos pães divinamente gostosos que fazia.

No livro também há dicas tanto para quem frequenta restaurantes, assim como para quem pretende ingressar no mercado gastronômico. Para os últimos, que equipamentos ter em uma cozinha, como organizar os seu local de trabalho, como se portar dentro de uma cozinha e exemplos de sucesso a serem seguidos. Para os primeiros, que tipo de coisa olhar em um restaurante, dicas de pratos para escolher, como se portar em visitas a uma cozinha e muito mais. E não peça peixe nas segundas.

Nota: 4
(de 1 a 5, sendo: 1 – Péssimo; 2 – Ruim; 3 – Regular; 4 – Bom; 5 – Excelente)

Título: Cozinha Confidencial: Uma Aventura Nas Entranhas da Culinária
Autor: Anthony Bourdain
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2001
Número de Páginas: 384


O Bode


____________________________________

 

3 comentários:

  1. Que maneiro! Gosto de histórias de sujeitos que vão até o fundo do poço e usam isso para se reerguer, sem dar lição de moral nos outros e nem pedir a piedade alheia.

    James Ellroy passou pelo mesmo fundo de poço que Tony, e também se reergueu. ^^

    E essa história de sexo e atividades ilegais permeando as cozinhas de NY me passou a maior vibe Mein Teil, HUAHUAHUAHUAHUAHAU!

    ResponderExcluir
  2. Puxa, eu queria tanto ler este livro, mas não o encontrei nas livrarias. Aí acabei comprando o Ao Ponto, que é tipo uma sequência do Cozinha Confidencial... Vai ser meu quarto livro de Janeiro!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Gostei demais do foco do livro, ja' anotei!!!

    ResponderExcluir

Sobre

Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Para saber mais, clique aqui.

Cadastre seu email e receba a newsletter do blog

powered by TinyLetter

facebook

Arquivo do blog