31 de outubro de 2011

Meme Literário: Dia 31 - Qual o livro que você leu esse ano que mais gostou?





Dia 31 – Qual o livro que você leu esse ano que mais gostou? Fale sobre ele.

A princípio fiquei meio perdida para responder essa pergunta porque, de acordo com a minha lista (uma das milhares que faço no caderninho) já li 158 livros esse ano e vários me surpreenderam, me deixaram feliz da vida, bobinha, bobinha da silva.


Ao mesmo tempo que mantenho o "controle de leituras", também faço uma lista paralela com os livros que mais gostei. É uma lista flutuante, porque tento reduzi-la a no máximo dez títulos não podendo repetir autor, mas já passei de dez, já repeti autor e francamente, deixa eu ser feliz, né?

*Para quem ainda não percebeu, Lulu está no momento escrevendo sob o efeito de antialérgicos e portanto está relaxada e contente com suas lagartas amarelas*

Não foi uma grande surpresa chegar no final ao Pratchett em primeríssimo lugar, com o soberbo Small Gods.

Acho toda a série Discworld incrível, tanto que tomei por tarefa resenhar todos os livros dela aqui no blog (estou agora indo mais ou menos por ordem de publicação...) - mas depois de ler Small Gods, não consigo mais enquadrar o Pratchett; ele tomou uma inteira nova dimensão para mim. Quando terminei a história, passei dias sem conseguir pegar nenhum outro livro, olhando para o vazio e refletindo sobre... bem, sobre tanta coisa, na verdade... fé, história, intolerância, manipulação...

Você passa o livro todo rindo por dentro da ironia de toda a situação e quando termina percebe que ele te inculcou algumas Idéias Perigosas e te fez pensar nas Perguntas que Realmente Importam - exatamente assim, com maiúsculas.

Se eu tivesse algum poder no mundo, faria todos lerem esse livro, especialmente pessoas ligadas a qualquer tipo de extremismo - religioso, político, seja lá o que for. Nos tempos da inqisição, esse pequeno volume iria para a fogueira sem direito a recurso, autor e leitores junto (porques estes últimos já estariam inevitavelmente contaminados com a heresia...).

Bem, acho que é isso. Aqui se encerra o meme desse ano. Agradeçamos todos à Tatá pela oportunidade - eu sei que agradeço, porque fez me dar conta de muitos hábiros inconscientes que eu tinha, fez-me pensar em muita coisa interessante.

E ano que vem tem mais! Viva!



A Coruja


Arquivado em

____________________________________

 

3 comentários:

  1. Lulu, confesso que depois que li a parte que diz que já leu 158 livros esse ano....nem prestei atenção no resto.
    Me encolhi num canto e morri....de vergonha com meus míseros 38....rsrsrs
    Comofaz?! Como consegue tempo?!
    Tamb´´em adorei participar do Meme e espero ler mais livros ano que vem para participar novamente.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Como assim a pessoa já leu 158 livros o.0 fico cada vez mais chocada com o poder da Rainha!!!
    Gente Pratchett é vida né? Nem sei como foi que vivi tantos anos sem conhecer o homem... é tipo como finalmente ver a luz KKKKKKKKK
    estrelinhas coloridas...

    ResponderExcluir
  3. Carol:Gsus, voce e veloz mesmo!!! As vezes demoro tanto tempo para ler... Mas o que gosto mais são livros cientificOs ou aqueles livros que te deixam com dir de cabeca!!!huahuahua!!! Mas o que gostei de ler mais foi a apostila do cursinho!!!eh massa pq gosto de procurar os errOs de português nela!!!acho que quando tavam fazendo a apostila tinham pessoas fumando maconha!!!kkkkk

    ResponderExcluir

Sobre

Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Para saber mais, clique aqui.

Cadastre seu email e receba a newsletter do blog

powered by TinyLetter

facebook

Arquivo do blog