1 de outubro de 2011

Meme Literário: Dia 01 – Que livro que você está lendo?





Dia 01 – Que livro que você está lendo? Sobre o que é? Onde você está? Você está gostando?

Eu estou lendo , de Bruno Bettelheim. É um livro que analisa os contos de fadas em sua importância para o desenvolvimento infantil, interpretando situações e objetos clichês desse tipo de narrativa sob o ponto de vista de teorias psicológicas.

 
O livro foi pensado para pessoas leigas (como eu), tendo linguagem acessível e algumas tiradas interpretativas muito boas. É uma forma diferente de ver os personagens com que crescemos e perceber o significado e a importância que eles podem assumir - especialmente numa fase em que você está com seu caráter em formação.

Meu interesse por essa leitura foi ter uma idéia dessa questão personagens fragmentos que representam a personalidade do leitor - como ego, superego e id. Acho interessante a forma como histórias podem nos influenciar e o livro de Bettelheim é, principalmente, sobre isso.

Para completar, se eu tivesse alguma pretensão de me tornar mãe um dia, receio que essa leitura exterminasse tal desejo - são tantos diferentes conflitos edipianos e tantas formas diferentes de estragar uma criança que é uma surpresa não existirem mais psicopatas por aí. Metade do tempo que passo nesse livro é imaginando o que diabos as crianças contam na sala de terapia para que o cara saia com as interpretações que encontra.

Sério, tenho MEDO do que pensam as crianças.

Fora isso, estou mais ou menos na metade do volume, num capítulo que trata da maneira como a fantasia ajuda a criança a alcançar a maturidade. E sim, estou gostando muito da leitura e tomando milhares de notas...




A Coruja


____________________________________

 

9 comentários:

  1. Oi! Eu já tinha visto esse livro em algumas livrarias, mas não sabia se era bom mesmo!!! Fica a dica então!! :)
    Entra lá no meu blog tb! Bjos

    ResponderExcluir
  2. Ia até pedir pra ler esse livro mas ao longo do que você diz eu perdi a vontade kkkk ainda tenho sobrinhas pequenas. Mas acho que sei porque está lendo esse livro Hummm, novembro vem aí.

    ResponderExcluir
  3. Comecei a ler esse livro no ano passado (era parte do Desafio Literário, mas como eu estava super atrasada troquei por outro, menorzinho), e estava adorando. Tive que parar, mas ainda quero voltar a ele.
    Gostei de como o autor mostra que os contos de fadas são um modo da criança 'viver' a emoção daquela situação em sua mente, para estar preparada quando ela chegar na vida real. Por exemplo, a morte, o abandono, o medo, ou seja, coisas pelas quais todos passamos, cedo ou tarde.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Interessante essa leitura e acho ótimo esses memes literários, pois decobrimos títulos que nunca ouvimos falar.

    Boa leitura...beijokas elis!!!

    http://amagiareal.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Esse livro está na minha lista para ser lido. Acho muito interessante essa proposta de analisar os contos de fada.

    Bjinhos

    ResponderExcluir
  6. Esse livro é um dos meus grandes desejados, mas nunca o encontro para comprar! Acho a proposta dele interessantíssima!

    ResponderExcluir
  7. Muito legal esse livro. Estou gostando de participar desse meme e conhecer outros blogs e seus donos além, é claro de seus gostos literários.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. kkkkkkk

    Quero ler!!!! Crianças dão medo! A gente nunca sabe o que podem virar... :)

    Smacks pra ti! ;)

    ResponderExcluir
  9. Olá!

    Em primeiro lugar, dizer que adoro o nome de seu blog. É uma derivação do título do filme "Gata em Teto de Zinco Quente", da querida Liz Taylor, num é? Que máaaaaaaaximo! :D
    Ei, eu gostei muito da sua leitura... e concordo mesmo: como não temos mais psicopatas por aí? Acho que a própria personalidade da pessoa ajuda, né...

    Abraços!

    Ana Carolina Nonato
    Seis Milênios

    ResponderExcluir

Sobre

Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Para saber mais, clique aqui.

Cadastre seu email e receba a newsletter do blog

powered by TinyLetter

facebook

Arquivo do blog