15 de julho de 2010

Capuccino de mamãe




Quando comecei a escrever o especial da tia Jane, falei do capuccino de mamãe e prometi a receita qualquer dia desses para você...

Então, bem, como promessa é dívida...


Capuccino Caseiro de D. Mãe

Ingredientes

  • 1 lata (400g) de leite em pó instântaneo - aqui em casa, mamãe faz o meu café com leite ninho, que é mais gostoso... e o que ela toma mais o pai é feito com leite desnatado, que é mais saudável para quem tem problemas com colesterol
  • 4 colheres (sopa) de chocolate em pó - o pó deve ser bem fino, de modo que nada de ovomaltine (a não ser que você o passe antes no liqüidificador e peneire). Se bem que acho que ficava bom com ovomaltine...
  • 1 colher (sopa, não muito cheia) de bicarbonato de sódio
  • 1 colher (sopa, rasa) de canela em pó
  • 1 sachê (50g) de café solúvel
  • 2 xícaras (300g) de açúcar refinado

Modo de fazer

Numa bacia bem seca (assegure-se se estar BEM SECA), despeje a lata de leite em pó. Depois, acrescente, usando uma peneira, as quatro colheres de chocolate em pó, o bicarbonato de sódio, a canela em pó e uma xícara de açúcar refinado. Reserve.

Bata no liqüidificador a outra xícara de açúcar refinado com o sachê de café até ter um pó bem fino. Despeje na peneira da bacia. Após peneirar tudo, comece a misturar, até ter um pó homogêneo.

Essa mistura rende uma lata e meia da original de leite em pó. Mamãe recomenda encher uma lata, colocar papel plástico (ou é papel filme? Nunca me lembro...), tampar e deixar guardado, enquanto guarda o resto (pouco mais de meia lata) e vai consumindo.

Capuccino de mamãe é delicioso; fica uma espuminha quando você coloca a água (por causa do bicarbonato) que dá até para comer (ou beber) de colher. Eu geralmente coloco muita massa na minha xícara, para ele ficar mais grosso e encorpado, mas de qualquer forma, é muito gostoso.

Deu até vontade de tomar uma xícara agora... com biscoitos... hum... biscoitos...


A Coruja


Arquivado em

____________________________________

 

5 comentários:

  1. Capuccino...

    *Homer Simpson Mode: ON*

    ResponderExcluir
  2. Se tudo der certo, semana que vem, quando voltar de Gravatá, virei com a receita da sopa de batata de mamãe.

    XD

    ResponderExcluir
  3. BATATAS!!! \o/

    Depois me lembra de te dar a receita de Batata Gratinada da minha avó. Presença obrigatória nas reuniões da minha família. =P

    ResponderExcluir
  4. Como assim eu naão tinha visto esta receita... amo capuccino com todas as minhas forças, vou fazer com certeza.
    estrelinhas coloridas...

    ResponderExcluir
  5. Depois de provar essa delícia tive que vir aqui catar a receita, amanhã eu faço, porque hoje não tenho todos os ingredientes aqui.

    ResponderExcluir

Sobre

Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais.

Cadastre seu email e receba as atualizações do blog

facebook

Arquivo do blog