6 de abril de 2010

Comentário rápido: Razão e Sensibilidade... e monstros do mar


Estou pelo meio de Sense and Sensibility and Sea Monsters, mas já dá para dar uma opinião geral sobre o livro.

Para dizer a verdade, ele não me deu aquele estalo para querer devorá-lo de uma sentada só, como fiz com Pride and Prejudice and Zombies... Eu destaco, talvez, dois pontos do que eu "senti" do texto até aqui.

1) o texto de P&P se presta muito mais à possibilidade de adaptação cômica feita pelo Grahame-Smith por conta da língua ferina da Lizzie e por suas discussões com seu interesse romântico, no caso, Mr. Darcy. O humor nem está tanto nos zumbis em si, mas nas situações, nos diálogos entre os dois.

No caso de S&S, não existe tanta abertura para isso. Mais que qualquer coisa, Sense & Sensibility trabalha o contraponto das personalidades de Marianne e Elinor e, embora se pudesse pensar que a personalidade impulsiva da Marianne desse combustível para uma tentativa de humor - que, ao final das contas, é o que se espera desses "mash-ups" - eu não vi o autor usar essa brecha.

E achei muito bizarro o que ele fez com Brandon, de fazê-lo vítima de algum feitiço ou maldição de uma bruxa do mar (ou, ao menos, é o que se subentendeu até agora) que fez seu rosto criar tentáculos. Sério, são dolorosas as descrições que Marianne e Willoughby fazem de como os tentáculos se movimentam quando ele se anima ou como a voz dele é estranhamente... aquática e rouca e tenebrosa e não me lembro mais que adjetivos eles usam.

Mesmo Elinor observa que não consegue conversar com ele olhando-o no rosto porque sente profunda agonia. E, se bem entendi, ou ele cospe falando ou secreta tinta, como uma lula.

2) Em compensação, o autor demonstra que pesquisou bastante sobre a vida marinha... e que é um fã de Lovecraft. Como não acho que os leitores de Austen estejam exatamente preocupados com a acuidade com que ele descreve seus monstros marinhos ou suas referências aos mitos de Cthulhu, não creio que essa seja, ao final, uma grande vantagem...

Resumo da história... Ben Winters (que "co-escreve" o livro) levou-se um pouco a sério demais. Considerando-se que o inteiro propósito desses livros que têm aparecido mesclando elementos de ficção fantástica a textos e personagens históricos é de desconstrução, de humor, ironia; a falta dele foi querer escrever a sério. Mais que o Grahame-Smith, Winters altera bastante o texto original para adaptá-la ao seu mundo, em vez de adaptar seu mundo a Austen.

Não sei, talvez o livro melhore quando chegar nos piratas... e na Lucy. Eu tenho expectativas para Lucy; torço para ela ser uma sereia - no sentido original do mito, não como a Ariel da Disney. Talvez ela devore o Robert na lua-de-mel...

Eu ficarei deveras feliz com o livro se Lucy se revelar uma sereia...


A Coruja


____________________________________

 

4 comentários:

  1. Lulu... eu juro que eu queria ter essa rapidez q vc tem pra ler livros viu... qdo eu crescer quero ser q nem vc!!!
    bjosss

    ResponderExcluir
  2. Huahuahuahua...

    Na verdade... é tudo culpa da insônia...

    ResponderExcluir
  3. JEB, O Sombra diz:

    Gostei do Orgulho e Preconceito e Zumbis. Gostaria que... ah, vou abreviar, RSEMM fosse publicado, sou muito fã do Lovecraft, pensei imediatamente no Cthulhu ao ver a capa. Agradeço por você ter escrito sobre a obra, me alertou para ela.
    E para as outras moças, tem um livro de leitura dinamica do Tony Buzan que estou estudando muito bom - esse é o segredo de Tostini, a dona do blog deve ter lido!

    ResponderExcluir

Sobre

Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Para saber mais, clique aqui.

Cadastre seu email e receba a newsletter do blog

powered by TinyLetter

facebook

Arquivo do blog