29 de outubro de 2018

A Vertigem das Listas: Dez Viagens que Queremos Fazer antes de Morrer


Lulu: Olá, leitores, e sejam bem-vindos a mais um Vertigem das Listas! Minhas férias FINALMENTE começaram e, se tudo tiver dado certo, esse post irá ao ar enquanto estou a 30.000 pés de altura, a caminho da minha próxima aventura… Mas enquanto não chego ao meu destino, já começamos a sonhar com a próxima viagem, e por isso mesmo o vertigem de hoje vai listar Dez Viagens que Queremos Fazer antes de Morrer.

Ísis: Um dia, Luciana, irei contigo nessas viagens! Me aguarde! Mas vou dar uma de enxerida e contar a minha primeiro! Se bem que a minha primeira eu já realizei: Índia! Fizemos um circuito por parte da área deserta de Rajasthan. Estou até hoje preparando o Vertigem, mas suficiente dizer que aquela região é conhecida como um vale dos Reis, pois muitos palácios foram lá construídos. E a viagem como um todo foi uma das melhores da minha vida. Vale muito! Comida indiana todo dia! Foi maravilhoso!

Lulu: Ei, não vale, se fosse para colocar viagens já feitas, eu colocaria aqui sobre como quero voltar à Escócia e estender até a Irlanda! Mas, ok, vou deixar passar. Então, começarei minha lista com a viagem dos meus sonhos (eu tenho muitas viagens dos sonhos… Ísis: Duas!): fazer um roteiro histórico-mitológico pela Grécia. A mitologia grega foi uma das minhas primeiras paixões e gostaria muito de caminhar pelos lugares que também mexeram com minha imaginação quando era criança. Ver o Partenon, a Ágora, visitar o Oráculo de Delfos, seguir até Creta para conhecer o Palácio de Knossos e procurar a entrada do labirinto do Minotauro, encarar o Monte Olimpo… Tebas, Éfesos, Esparta e quantos templos eu puder enfiar no roteiro: um dia, ainda hei de fazer essa jornada.

Ísis: Esse eu vou contigo! Aliás, esse, e o das regiões celtas pela Irlanda e Escócia!!! Iremos juntas!!!!

Lulu: Iremos!

Meu segundo ‘roteiro’ começaria por Amsterdã, para conhecer a casa de Anne Frank - li o diário dela com uns treze anos e foi um dos livros que mais me causou impacto. O plano aqui seria seguir pela Alemanha, visitar Frankfurt, Munique, Nuremberg, Berlim, Dresden e terminar na Polônia, com Auschwitz. Não imagino que seja uma viagem fácil ou mesmo divertida, mas é algo que faz parte da História, algo que precisamos conhecer e que também esteve na minha mente quase que desde a primeira vez que ouvi falar da Segunda Guerra Mundial.


Ísis: Mas é gostar muito de Guerras mesmo…. Tuas viagens todas têm alguma motivação trágica ou bélica… É incrível!

Lulu: Não é necessariamente uma questão de tragédia… é mais um interesse por História. E além de lugares históricos, também gosto de paisagens dramáticas. Esses são os dois motivos que me levam a escolher qual a próxima viagem a fazer…

Ísis: Bem, meu próximo alvo é a Nigéria ou Marrocos, ambos países africanos mas de características bem distintas. Egito foi a minha primeira viagem dos sonhos realizada, e aprendi um pouco sobre países muçulmanos lá. Mas agora quero ver as diferenças e semelhanças com o Marrocos! E a Nigéria é um dos países africanos que mais cresce, além de sede do programa do meio ambiente da ONU.

Lulu: Egito também está na minha lista, mas considerando a situação política por lá no momento, não é prioridade....

Ísis: Já me disseram que tá OK pra ir de novo…

Lulu: Tenho minhas ressalvas…

Enfim, já que falamos da Alemanha, meu próximo roteiro também é por lá, mas com um tema mais alegre: a rota dos contos de fadas, um trajeto de 600km entre Hanau e Bremen, passando por várias paisagens de… contos de fadas. Afinal, a Alemanha é o país dos Irmãos Grimm! São várias cidades, vilarejos, castelos, torres… E o mais famoso de todos, claro, o Neuschwanstein, que acho que não está na rota tradicional, mas enfiamos de alguma forma na viagem. Essa é uma viagem que provavelmente terei de fazer de carro para conseguir realmente aproveitar… e também me hospedar nos castelos pelo caminho. Ísis, começa aí a aprender alemão para ir comigo!


Ísis: Sim, senhora! Mas dá pra se hospedar nos castelos? E como assim, é um roteiro mais feliz, se essas histórias acabam mal? Oo

Lulu: Sim, dá. Alguns dos castelos foram convertidos em hotéis. Se organizando com cuidado, creio que dê para se hospedar em pelo menos um castelo (procurar fantasmas? XD). E, ei, os contos de fadas dos Grimm não são necessariamente trágicos. Nem todos têm os mesmos finais felizes das versões da Disney, mas não são horríveis… Exceto a Bela Adormecida, a história da Bela Adormecida sempre será horrível.

Ísis: Ok, meu próximo roteiro é algo mais fácil de se conseguir realizar quando voltar pro Brasil: México, Nicarágua ou Guatemala! Afinal, estão pertinho! Gostaria muito de ver e aprender mais sobre os principais povos antigos da América Latina, os maias e os astecas, mas principalmente os maias… essa civilização tão misteriosa que até hoje fascina! Os incas eu já tirei da lista quando fui ao Peru.

Lulu: Também quero, mas México está também em situação política complicada e não tão segura para turistas… Bem, para minha próxima escolha eu não tenho um roteiro montado, mas é um desejo ardente… por um lugar bem gelado. Eu quero ir a Islândia. Mais que isso, eu quero ver a aurora boreal na Islândia. Eu quero ver geleiras, vulcões, e todas aquelas paisagens extremamente dramáticas que a gente vê na TV. Meu único porém é que li que é mais provável você ver a aurora se viajar pra lá no inverno. Sou friorenta, vou voltar pra casa parecendo um picolé… mas acho que vai valer à pena, não é?

Agora… Caramba, mas já estou no meu último item da lista? Mas tem mais, muito mais que quero visitar! E agora, o que fazer? Qual escolher? Bem, já que citei Europa em todos os meus outros itens… tô aqui dividida entre priorizar Machu Picchu, um retorno à Escócia, Rússia ou o roteiro do Expresso do Oriente (alô, Agatha Christie! Istambul a Paris!)… Mas, enfim, vamos de Rússia, porque é outro lugar que tem uma penca de autores e História que me interessa.

A Rússia é um país enorme, também repleto de paisagens dramáticas, e passou por períodos históricos tão conturbados que é meio surpreendente que tenha se mantido em pé, sem se fragmentar. Meu roteiro seria principalmente Moscou e São Petersburgo, onde eu poderia seguir a rota czarista ou fazer de conta que entrei numa das histórias de Dostoievsky ou Tolstoy. Eu chamaria esse roteiro de Guerra e Paz, porque me parece mais simpático do que batizá-la de Crime e Castigo.

Bom é que de São Petersburgo não é difícil atravessar para a Finlândia e eu poderia eventualmente estender meu roteiro para os países da Escandinávia. Passar por Helsinque, pegar um barco para a Suécia e seguir para Estocolmo e dali continuar até Copenhague, na Dinamarca. E aí, fiordes, fiordes, fiordes! (para uma pessoa friorenta eu certamente gosto muito de lugares frios, não?)

Minha lista tem outros muitos lugares, mas acabou meu espaço… T.T


Ísis: Eu já fui à Moscou, mas não a São Petersburgo, e essa cidade está na minha lista também, assim como Istambul! Aliás, a Turquia é um dos que quero muito ir, pelo sua mistura de culturas, localização entre dois mundos etc.

Lulu: Viagem no Expresso do Oriente será!

Ísis: E já que falou nas duas coisas, aviso que a aurora boreal pode ser vista da Finlândia também, e eu também sou doida pra ver esse fenômeno! Definitivamente não quero morrer sem o ver (mas serve depois de morta também)! Como não precisa ser na Islândia, que eu sei que é linda, acho que prefiro ir à Finlândia, onde tenho amigos, e já emendo em outros países por perto, como a Dinamarca. Mas há também uma aurora austral (sul), que pode ser vista da Austrália. Como esse é outro país que quero visitar, topo ver o fenômeno de qualquer extremo da Terra. XD

Lulu: Acabamos?

Ísis: Não!! Eu sei que o número de itens do Vertigem segue o número correspondente ao mês, mas outubro é meu mês e portanto eu exijo mais um item!!!!

E Camboja provavelmente será minha próxima viagem! Angkor Wat é o nome de um grande templo nesse país, aparentemente construído numa árvore. Faz pouco tempo que fiquei sabendo de sua existência, mas rapidamente escalou para o topo da lista!

Agora, sim, terminamos.


Lulu: Então… é isso!

Mês que vem voltamos! Enquanto isso… qual a viagem dos sonhos de vocês?



____________________________________

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre

Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Para saber mais, clique aqui.

Cadastre seu email e receba a newsletter do blog

powered by TinyLetter

facebook

Arquivo do blog