1 de junho de 2012

Resultado Final - The Great (Owl) Game

'Cabou-se o que era doce...

Então que chegamos ao final das comemorações, do especial, das tiradas malucas e perguntas capciosas. Foi bom enquanto durou. Fiquei muito, mas muito feliz com a participação de vocês, com o esforço que fizeram em pesquisar, com os comentários... O envolvimento que vocês tiveram foi o maior presente que poderiam dar ao Coruja - e serviram, claro, de gás para persistir, continuar escrevendo, surtando e sendo uma coruja feliz.

Antes que eu comece a chorar, vamos ao que interessa, não é mesmo? Perguntas, respostas e o resultado em The Great (Owl) Game!

O que significa, no contexto das histórias de Sherlock Holmes, Cânone, Escrituras Sagradas e O Grande Jogo?

Temos aqui três perguntas em uma, de forma que essa pergunta valia três pontos no total - ou seja, no final da temporada de aniversário sherlockiano do Coruja, tudo era possível de acontecer no placar...

A primeira questão é bem fácil. O cânone são os quatro romances e cinqüenta e seis contos comprovadamente escritos por sir Arthur Conan Doyle. Elas servem de base para todas as adaptações, pastiches, peças de teatro, séries e filmes. É a origem de tudo, os "textos canônicos" ou 'Sagradas Escrituras' do evangelho Holmesiano.

Essa idéia de canônico e escrituras sagradas surgiu de um ensaio publicado em 1911 por Ronald Knox, intitulado Studies in the Literature of Sherlock Holmes. Curiosamente, embora esse seja o texto base para o surgimento de todos os estudos literários em cima da obra de Doyle, Knox o escreveu como uma sátira ao uma corrente de crítica da Bíblia, aplicando os métodos que essa corrente usava em sua interpretação na análise das histórias de Sherlock Holmes.

Seja como for, Knox certamente não tinha idéia do que ele tinha começado com esse ensaio. Inspirados pelos métodos de interpretação do criticismo bíblico, holmesianos começaram aquilo que ficou conhecido como "O Grande Jogo", onde a interpretação de todo o cânone parte do princípio de que Holmes e Watson eram pessoas reais, suas narrativas fazem referências a acontecimentos reais e Doyle era na verdade um agente literário e não autor original das histórias.

No Grande Jogo, você faz essa interpretação baseado em dados históricos, tabelas lunares, calendários permanentes e conjecturas por vezes absurdas em torno das inconsistências presentes nas sagradas escrituras. E aí que estudiosos discutem se James é um servo ou faz referência a Hamish, que poderia ser o H. do meio no nome do Doutor Watson; o que Holmes aprontou durante o Grande Hiato; se a confusão de ferimentos no ombro e na perna não fazem referência a duas ocasiões distintas; se datas erradas não estão ali de forma proposital para confundir o leitor e tirá-lo do rastro das pessoas reais por trás dos contos; se Watson na verdade não é uma mulher e casada com Holmes (?!), se o grande rato de Sumatra não é na verdade o babilônico projeto que culminou com a abertura dos canais do Panamá e por aí afora...

Em alguns círculos de estudiosos que praticam o Jogo, falar o nome de Doyle pode ser considerado até heresia.

Resumo da ópera... hoje em dia o povo faz cosplay e acha que andar fantasiado no ônibus enquanto vai para sua convenção de preferência é ser um fã hardcore. Eles obviamente não conheceram os vitorianos. Muito provavelmente, a base de tudo o que hoje conhecemos como 'fandom' nasceu com os fãs originais do detetive.

E agora... o momento que todos esperavam de verdade. Quem vai levar o grande prêmio?


Hoje em vez de rufar tambores, vamos tocar as cornetas para saudar nossa grande ganhadora!
01º Lugar: Rafa - 13 pontos
02º Lugar: Laura Medina - 12 pontos
03º Lugar: Happy Batatinha - 11 pontos
04º Lugar: Vanessa Alcaniz - 9 pontos
05º Lugar: Elizabeth Pereira - 6,5 pontos
Meu deus, meu deus! Que coisa espetacular! De virada, quem ganhou o jogo foi... a Rafa! Parabéns Rafa! Toda a sua pesquisa e esforço valeram à pena no final, hein? Já te mandei email.

Gostaria de poder premiar todos os participantes, porque, francamente, todos vocês merecem o título de aprendizes de detetive consultor... Holmes certamente ficaria orgulhoso de vocês. Eu sei que eu estou.

Como não tenho condições de fazê-lo - até porque querendo ou não, um jogo tem de ter vencedores - quero agradecer a participação e parabenizá-los mais uma vez. Muito, muito obrigada!

Vejamos se tudo dá certo e no segundo semestre não fazemos outra partida. Tô querendo escrever um especial sobre contos de fadas para homenagear o bicentenário de publicação dos Contos dos Irmãos Grimm. E aí, o que vocês acham?


A Coruja


____________________________________

 

7 comentários:

  1. Tristinha estou com o fim desse jogo porque ver, falar e ler sobre o assunto SHERLOCK HOLMES é sempre bom, mas tudo tem seu fim e um fim com um durante com tantas boas participações foi o melhor possível. Parabéns Rafa, que você aproveite muito seus presentinhos.

    ... and Once Upon a Time!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De toda forma, mesmo sem o especial, a gente sempre pode se reunir para conversar sobre o assunto. Ano que vem vou dar jeito de organizar uma sessão do clube do livro para debater Sherlock! Escreva o que eu digo!

      Excluir
  2. Aaaaahhh, eu estava torcendo tanto para a Laura ganhar! Parabéns Rafa, ganhar dela em questões sherlockianas não é exatamente fácil!

    E olha só, fiquei entre os primeiros mesmo parando de participar na metade! \o/ Mas só porque eu parei de responder as perguntas não quer dizer que eu deixei de ler os posts, aprendi um monte sobre Sherlock Holmes com essa brincadeira!

    Para mim o Grande Jogo sempre foi o terceiro episódio de Sherlock! XD Achei que esse título combinaria mais com o sexto, por causa daquela história com o Rich Brook e tal...e acho tão estranho ver essas pessoas fazendo as suposições REALMENTE achando que o cara existiu, não só por "brincadeira". Estou lendo O diabo e Sherlock Holmes e algumas dessas pessoas conseguiram me assustar...

    Gostei muito de ter participado, e com certeza irei nesse clube do livro ano que vem! :DD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado do especial, Lizzie, eu fiquei feliz da vida com a participação de vocês e também aprendi um bocado em nossas conversas.

      Você mora pela região nordeste? Avisarei quando for o clube do livro para que você possa vir!

      Excluir
  3. Por algum motivo, o comentário que eu deixei ontem não foi registrado 'xD Eu mal acreditei quando vi o ranking final... Já falei antes, mas só tinha entrado no jogo mais por brincadeira, só cheguei a ler três livros com histórias de Sherlock Holmes (um deles pulando algumas páginas na biblioteca do colégio anos atrás, por sinal :p) e duvidava que fosse conseguir responder as perguntas que a Lulu poderia inventar... Mas acabei me empolgando no caminho, e aprendi muita coisa mesmo no último mês :D (um exemplo: a fazer pesquisas aprofundadas u.u) Todo o pessoal que ajudou a organizar a competição está de parabéns, acho que posso falar por todos os participantes quando digo que foi uma forma muito divertida de adicionar coisas novas aos nossos repertórios pessoais... Espero que outra chance venha no futuro!!! Lulu, faça outro jogo desses!!! xD Eu participo!

    Estou aguardando ansiosa pelo próximo especial (e pelo prêmio quando ele chegar pelo correio *-*) e por quaisquer chances de discutir mais Sherlock Holmes... Vamos torcer para que chegue logo! n_n

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Farei mais joguinhos, sim ;) Eu me diverti muito com esse!

      Já despachei seu prêmio, em breve deve estar chegando aí. E mais uma vez, PARABÉNS!

      Excluir

Sobre

Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Para saber mais, clique aqui.

Cadastre seu email e receba a newsletter do blog

powered by TinyLetter

facebook

Arquivo do blog