16 de maio de 2012

The Great (Owl) Game - Segundo Round (terceira pergunta)


E aí, animados para o próxima rodada do Grande Jogo? Eu estive ansiosíssima! Estou adorando ver o empenho de vocês! Mais tarde teremos a divulgação do placar e o sorteio do primeiro kit de bloco e marcador - afinal, essa postagem é programada e a essa hora eu estou no sétimo sono, não podendo então aparecer aqui para terminar de computar pontos e fazer sorteios...

Mas não se preocupem, porque entre oito e nove horas já deve estar tudo dentro dos conformes.

Enquanto isso... vamos à resposta da segunda pergunta, postada na sexta-feira passada.

02. O que os assassinos de "A Faixa Malhada", "A Juba do Leão" e "Estrela de Prata" têm em comum?

Essa pergunta é relativamente fácil, desde que você se dê ao trabalho de ler os três contos. Ao longo de sua carreira, Sherlock Holmes lidou com todo tipo de criminosos - incluindo aí animais. É isso que os três contos citados têm em comum: a ação criminosa aqui é perpetrada por animais.


Em A Faixa Malhada, a responsável pela morte da irmã gêmea de Helen Stoner é uma cobra venenosa trazida da Índia e treinada por seu padrasto, o Dr. Roylott; n'A Juba do Leão, a criminosa é uma Cyanea Capilatta, rara espécie de água-viva trazida por uma tempestade e em Estrela de Prata é o próprio cavalo que dá nome à história que encerrou a carreira de seu treinador.

Existe uma diferença importante, contudo: diferente da água-viva 'juba de leão' e do cavalo 'estrela de prata', a cobra de A Faixa Malhada é um instrumento usado conscientemente para realização do crime.

Gostaria de fazer algumas observações sobre as respostas que recebi do lado de cá agora. Pessoal, prestem atenção no que a pergunta está pedindo. Não foram as semelhanças entre os contos que foi pedida, mas muito especificamente, entre os assassinos. Assim, embora seja verdade que todos os contos têm títulos que se referem diretamente ao assassinos e em todos eles há uso de veneno, a resposta correta é que os três são animais.

Uma dica para vocês sobre o critério que estou utilizando para qualquer tipo de bonificação na pontuação: não importa o tamanho da resposta, mas a atenção aos detalhes e, principalmente, trazer informações novas, pertinentes à pergunta, e fora do padrão das fontes usuais.

Não são todas as perguntas que permitem esse tipo de 'expansão' e também não é minha intenção dificultar absurdamente as coisas para vocês. A maior parte das questões do jogo têm a resposta facilmente encontrada no cânone - é uma forma de encorajá-los a ler ou reler os contos originais. Mas aquelas que dependem mais de pesquisa e de cruzar dados - essas são as que vocês devem prestar atenção e procurar enxergar mais longe.

Ok, então, depois dessas diretrizes... PRÓXIMA PERGUNTA! Essa, eu prometo, é bem fácil. O próprio Sherlock a faz para provar um ponto a Watson. Então, mostrem para Holmes que vocês vêem e observam! Responda rápido!

03. Quantos degraus há na escadaria que leva ao apartamento 221B de Baker Street?

Mais tarde volto com a pontuação e o sorteio. E sexta temos a resposta e mais uma pergunta para vocês! Não se esqueçam que só são válidas as respostas dadas no formulário!


A Coruja


____________________________________

 

2 comentários:

Sobre

Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Para saber mais, clique aqui.

Cadastre seu email e receba a newsletter do blog

powered by TinyLetter

facebook

Arquivo do blog