28 de outubro de 2011

Meme Literário: Dia 28 - O que você faz quando encontra uma palavra que não conhece durante a leitura?





Dia 28 – O que você faz quando encontra uma palavra que não conhece durante a leitura? Para para procurar no dicionário? Anota para procurar depois? Ou tenta deduzir seu significado pelo contexto?

Normalmente deduzo o significado pelo contexto. É raro acontecer quando estou lendo em português (considere que enfrentei alguns livros bem difíceis muito cedo e sempre tive um razoável vocabulário de palavras 'difíceis') - se a princípio eu não pegar o sentido, acabo cortando ela atrás do radical e consigo ter uma boa margem de interpretação em cima disso.


Agradeço a meu professor de biologia do ensino médio, que nos passava milhares de tabelas de radicais gregos e latinos para estudar...

Volta e meia acontece contudo de me deparar com um termo técnico da área de saúde que me deixa curiosa - considerem o fato de que todo mundo lá em casa é ou já trabalhou na área e as conversas do jantar giram essencialmente sobre isso.

Nesse caso, apelo primeiro para os universitários - não meu irmão, cuja resposta padrão é revirar os olhos e dar um risinho de mofa (o que sempre me leva a querer jogar em cima dele algum termo técnico de direito bem cabeludo...) - ou seja, pergunto à Dona Mãe. Caso ela não saiba, aí sim eu desenterro o Aurélio da estante (considerando as variadas formas que enfio livros na estante para fazer o máximo possível caber no mínimo de espaço, ele está realmente enterrado...)


A Coruja


____________________________________

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre

Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Para saber mais, clique aqui.

Cadastre seu email e receba a newsletter do blog

powered by TinyLetter

facebook

Arquivo do blog