15 de fevereiro de 2011

Coruja Gourmet: Arroz soltinho




Hoje no CCPIC - Curso de Culinária para Pessoas Ineptas na Cozinha - conforme combinado a meses, vamos aprender a fazer o arroz branco soltinho e temperado de mamãe. Ela promete resultados realmente milagrosos, então, é ver para crer!


Arroz Soltinho


Ingredientes

* 1kg de arroz branco
* Alho
* Óleo
* Sal
* Cebola ralada (à gosto)

Modo de preparo

Lava o arroz e deixa escorrer. Numa caçarola, coloque óleo que cubra o fundo. Coloque ½ colher (sopa) de alho picado e ½ cebola ralada (opcional). Refoga tudo sem deixar dourar. Coloca então o arroz e vai refogando tudo até estar todo frito. Separe a porção a ser servida. Coloque água para ferver e depois despeje-a sobre o arroz até cobri-lo. Abafe e deixe secar, repetindo o processo por três vezes.

Conclusões

Ok, o segredo do arroz de mamãe é que dá para fazer arroz para uma semana de uma vez só. Explica-se: depois de fritar o arroz, ela acondiciona ele em vasilhas e leva para a geladeira, de onde vai tirando para cozinhar à medida que precisa servir mais arroz. Lá em casa, frita-se dois quilos de arroz de uma vez.

A única casualidade dessa receita, ao menos para mim, é justamente a quantidade: experimente ficar regofando dois quilos de arroz numa vasilha tamanho gigante. Minha tendinite, é óbvio, não agüentou e quando terminei a tortu... receita, tive que aplicar pomada no pulso.

Mas atenção! Se você escolher colocar a cebola ralada para refogar o arroz, isso diminui a vida útil do mesmo na geladeira: pode passar lá até uma semana (que é o tempo que levamos para comer dois quilos de arroz lá em casa...). Se não tiver cebola, ele dura mais tempo (mas mamãe não me disse exatamente quanto tempo dura...).

Ela também me jurou que colocando água três vezes e deixando secar - três vezes e não mais nem menos que três vezes - o arroz sempre ficará no ponto, nem pastoso, nem duro. Uma vez que o arroz lá de casa está sempre perfeitinho, não posso negar que ela esteja correta.

Não que eu possa negar qualquer coisa que mamãe fale sobre a cozinha, porque ela é a autoridade suprema nessa área. Eu sou apenas uma aprendiz.

Mês que vem teremos a receita do pastelão de frango!




A Coruja


Arquivado em

____________________________________

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre

Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Para saber mais, clique aqui.

Cadastre seu email e receba a newsletter do blog

powered by TinyLetter

facebook

Arquivo do blog