30 de janeiro de 2017

#LendoSandman: O Alto Preço da Vida


Todas as vezes em que apareceu em Sandman, a irmã mais velha de Sonho, Morte, roubou a cena com seu sorriso, sua alegria e otimismo. Que ela aparecesse em uma série de histórias solo, pois, era uma questão de tempo. Compiladas numa edição definitiva, as narrativas de Morte são agora a bola da vez do projeto #LendoSandman, começando com O Alto Preço da Vida.


____________________________________

 
28 de janeiro de 2017

A Vertigem das Listas: Uma Lista de Resoluções


Lulu: Hoje é dia de vertigem e ele vai ser um pouco diferente do que de costume: em vez de colocar todo mundo do Coruja escrevendo, o “um” do tema não será o número de itens da lista, mas sim uma pessoa só - no caso, moi, Lulu, também conhecida como Dona Coruja.


____________________________________

 
24 de janeiro de 2017

Mixórdia #001

Até ano passado, tínhamos cá no Coruja uma coluna de fotografia chamada 4x4. A ideia era postar todo mês quatro fotos por quatro pessoas diferentes, dentro de um mesmo tema e ver como cada um interpretava a história de forma diferente. Em razão de conflitos de horário, acúmulo de trabalho e outros desencontros, a coluna foi deixando de ter sua razão de ser, porque nunca conseguíamos combinar de enviar as fotos os quatro ao mesmo tempo.

Sendo assim, em vez de repensar a coluna como algo 3x3 ou 2x2 (ou 1x1...), decidimos deixar as coisas mais abertas - simplesmente compartilhar algumas imagens que foram se destacando no nosso cotidiano, uma forma de convidar os leitores do Coruja a conhecer um pouco mais dos nossos gostos, das nossas aventuras e desventuras, dos lugares pelos quais fomos passando ao longo do mês.


Arquivado em

____________________________________

 
18 de janeiro de 2017

O Essencial é Invisível aos Olhos ou Lições sobre Luto com O Pequeno Príncipe

“ [...] Vê, lá longe, os campos de trigo? Eu não como pão. Para mim, o trigo é inútil. Os campos de trigo não me dizem nada. E isso, sim, é triste! Mas seus cabelos são dourados. Então será maravilhoso quando tiver me cativado! O trigo, que é da cor do ouro, evocará sua lembrança. E me deliciarei com o rumor do vento no trigo...

[...]

Assim, o pequeno príncipe cativou a raposa. E quando chegou a hora da partida:
- Ah! – disse a raposa – Vou chorar.
- Culpa sua. – disse o pequeno príncipe -, eu não lhe queria mal, mas você quis que eu a cativasse...
- Naturalmente – disse a raposa.
- Mas você vai chorar! – disse o pequeno príncipe.
- Naturalmente – disse a raposa.
- Então não ganha nada com isso?
- Ganho – disse a raposa -, por causa da cor do trigo.”
Havia uma edição de O Pequeno Príncipe na estante de D. Mãe antes mesmo de eu nascer. Não sei quando o li pela primeira vez, mas fato é que ele sobreviveu a várias mudanças de apartamento e muitas leituras, até a capa descolar, folhas se soltarem e eu ter de comprar um novo volume que não se desmanchasse nas mãos se tentássemos ler. Por essas coincidências que gostamos de chamar de destino, retirei a edição nova da prateleira - que ainda não tinha sequer folheado - na véspera do fim de ano e encontrei nele as exatas palavras que precisava para lidar com a perda da tia que era uma querida companheira de aventuras, cujo entusiasmo e vibração me inspiravam.


____________________________________

 
16 de janeiro de 2017

#LendoSandman: Prelúdio


Eis então que começamos a segunda fase do projeto #LendoSandman, iniciando com Prelúdio, a história que precede em setenta anos os acontecimentos com que se inicia a série original, explicando o que aconteceu com Sonho dos Perpétuos que o enfraqueceu a ponto de permitir sua captura: ele estava retornando de uma missão bastante exaustiva envolvendo uma estrela que enlouquecera, a guerra de todas as guerras e o próprio fim do universo e do tecido da realidade.


____________________________________

 
5 de janeiro de 2017

Projeto Pratchett: The Shepherd’s Crown

A coroa de um pastor, não uma coroa real. Uma coroa para alguém que sabia de onde tinha vindo. Uma coroa para a luz solitária ziguezagueando pelo céu noturno, buscando uma única ovelha perdida. Uma coroa para a pastora que estava lá para afastar os predadores.
Relutei em começar a ler The Shepherd’s Crown, o derradeiro livro da série Discworld escrito por Pratchett, publicado postumamente. Não queria me despedir desse universo, não queria terminar e depois ter a consciência de que não haveria mais um. No entanto, essa era uma dor necessária e a última homenagem que eu poderia fazer às palavras finais de um homem e autor admirável, que me inspirou, emocionou e fez refletir ao longo de toda a última década.

Aviso de pronto que a partir daqui discutiremos spoilers. É difícil não entrar nos detalhes para falar tudo que se tem de dizer sobre esse livro, afinal.


____________________________________

 
2 de janeiro de 2017

Empilhando no Escaninho #23 (Os Links da Coruja)


Ano novo, vida nova, certo? O mundo parece não estar muito convencido de que 2016 terminou e embora estejamos apenas no segundo dia de 2017, já vamos começando com uma série de tragédias no noticiário... Minha própria virada foi no hospital, aguardando na emergência até minha tia ser internada (ela passa bem no momento, mas continua no hospital). Mas há bastante tempo para as coisas melhorarem e é sempre bom manter as esperanças de que esse será um ano diferente - afinal, há ainda 364 dias pela frente, não é mesmo?

Então 'bora arregaçar as mangas e começar a trabalhar para fazer 2017 um ano melhor... começando com uma lista de links legais para se ajudar a organizar ou simplesmente para divertir um pouco!


____________________________________

 

Sobre

Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Para saber mais, clique aqui.

Cadastre seu email e receba a newsletter do blog

powered by TinyLetter

facebook

Arquivo do blog