31 de dezembro de 2016

Retrospectiva Literária 2016


Participo da Retrospectiva Literária capitaneada pelo Pensamento Tangencial desde 2010 - são sete anos dentro do projeto e claro que esse ano eu não poderia deixar de participar, não é mesmo? Enquanto houver a retrospectiva e enquanto houver o Coruja, estaremos aqui no dia 31 de dezembro para fazer a lista!

Então que a ideia é seguir os temas sugeridos no post oficial da retrospectiva, mas a Angélica sempre nos dá liberdade para acrescentar ou tirar da lista, de acordo com as nossas leituras e necessidades. Assim sendo, sem mais delongas… vamos ao que interessa! A retrospectiva literária da Coruja em 2016!


____________________________________

 
24 de dezembro de 2016

A Vertigem das Listas: Doze Coisas Boas que Aconteceram no Passado, no Presente e no Futuro


Tayla: Como 2016 foi difícil, hein, gente?

Lembro que ano passado nós estávamos todos desesperados para que 2015 acabasse logo, mas penso que 2016 conseguiu superar as desgracenças dele. E temo que 2017 seja um ano ainda mais pesado.

PORÉM! Nem tudo é tristeza, nem tudo é choro. Mesmo no meio da Tsunami de Desgraça ainda aconteceram algumas coisas legais aqui e ali. E mesmo que essas coisas tenham sido pequenas, quiçá insignificantes, ainda é importante lembrar que elas aconteceram e que tudo não foi perdido =]

Por este motivo, o tema do Vertigem de dezembro será: Doze Coisas Boas que Aconteceram no Passado, no Presente e no Futuro. Explicando um pouco, cada um de nós quatro (infelizmente a Dani não pode participar neste mês) falará de alguma coisa BOA que aconteceu nos anos que se foram, uma deste mardeto ano e algo bom que nós esperamos que ocorra no(s) ano(s) vindouro(s).


____________________________________

 
20 de dezembro de 2016

Conversas Sobre o Tempo: Uma Retrospectiva em Listas


2016 foi um ano tão complicado que até parar de escrever por um tempo tive de fazer, ou acabaria tendo um colapso nervoso. Não consegui terminar alguns dos projetos que me propus no Coruja; outros, porém, foram concluídos com louvor e renderam além de muita reflexão, novos amigos e leitores.

Começamos essa lista/retrospectiva falando de Harry Potter. Embora 2017 seja o marco dos vinte anos de publicação de A Pedra Filosofal, não se pode deixar de observar que esse foi o ano em que Rowling voltou com carga total à série, com lançamento de mais um livro e o início de um novo ciclo de histórias no cinema.


____________________________________

 
9 de dezembro de 2016

As Aparências Enganam: Memória, Trauma e Tons de Cinza em Nimona


Não tenho certeza absoluta sobre quando foi a primeira vez que ouvi falar da Noelle Stevenson - creio que em alguma lista da io9 de webcomics que deveriam ser acompanhadas ou então em algum tumblr seguindo debates sobre mulheres e representatividade nos quadrinhos. O fato é que a autora estava no meu radar há tempos, tanto por causa de Nimona quanto por Lumberjanes (que estou aceitando de Natal!) e assim foi uma agradável surpresa descobrir que ambos estavam sendo publicados em português.


____________________________________

 
8 de dezembro de 2016

Desafio Corujesco 2016 - Um Livro Publicado esse Ano || Farmácia Literária


Nossos remédios não são algo que você vai encontrar na farmácia, e sim na livraria, na biblioteca, ou poderá baixá-los em seu dispositivo eletrônico de leitura. Somos biblioterapeutas, e nossas ferramentas de trabalho são os livros. Nossa botica contém bálsamos balzaquianos e torniquetes tolstoianos, unguentos de Saramago e depurativos de Perec e Proust. Para criá-la, percorremos dois mil anos de literatura, em busca das mais brilhantes mentes e leituras restaurativas.

O uso de livros como terapia não é uma ideia nova. Em relatos sobre a Primeira Guerra Mundial, há muitas instâncias em que soldados eram receitados livros para lidar com o que então se chamava de ‘fadiga de combate’. Em suas Memórias da Segunda Guerra Mundial, Churchill afirma ter se utilizado do bucolismo de Jane Austen para lidar com o estresse de seu trabalho e há dezenas de testemunhos no mesmo sentido em Quando os Livros Foram à Guerra. Num nível um pouco mais pessoal, tenho uma amiga americana que após perder a filha num acidente, passou anos se entupindo de antidepressivos, até que indicassem a ela um biblioterapeuta - e se ela não superou a morte da filha, ao menos aprendeu a lidar com o luto de uma forma menos destrutiva.


____________________________________

 
5 de dezembro de 2016

As (outras) Casas de Hogwarts: uma defesa de lufanos, corvinais e sonserinos


Com a estréia de Animais Fantásticos e Onde Habitam, uma enxurrada de produtos oficiais inspirados no universo criado por J. K. Rowling apareceu por aí. Acho que todas as mystery box brasileiras usaram o tema como mote; a Funko lançou vários personagens e trocentas variações exclusivas e até grandes lojas de departamento começaram suas coleções, que vão de camisetas até pacote completo para o quarto dos potterheads (ou pottermaníacos, como se falava na minha época e, ei, como me senti velha com isso agora…). Eu mesma andei fazendo compras nesse sentido e estaria bastante satisfeita com tudo que andei adquirindo não fosse um pequeno detalhe: a dificuldade em encontrar produtos das Casas de Hogwarts que não sejam só Gryffindor.


____________________________________

 
3 de dezembro de 2016

360º: Foz do Iguaçu (ou as Bodas de Zinco da Coruja e da Elefanta)

Kolory e Sortudo, os mascotes da viagem

As Bodas de Zinco de Lulu e Ísis (ou Lulu e Ísis vão à Foz... e tentam não deixar rastros de destruição...)

Abaixo segue o diário de expedição da Lu e da Ísis numa viagem a Foz do Iguaçu para comemorar dez anos de amizade e loucuras, com direito a muitas trapalhadas pelo caminho, pausas filosóficas e digressões sobre filmes de super-heróis. A viagem foi feita em maio, mas por razões de força maior, incluindo tempo para se sentar e escrever, só estamos publicando agora.

Continue a ler por sua conta e risco. As autoras não se responsabilizam pela elevação do nível de insanidade no entorno de seus eventuais leitores.


____________________________________

 
1 de dezembro de 2016

Desafio Corujesco 2017 - versão Mistério Randômico


Eu normalmente lanço a ideia do Desafio Corujesco mais cedo, por volta de outubro - até para dar tempo de fazer a lista dos livros a ler e todo mundo se inteirar do projeto... mas esse ano decidi fazer algo um pouco diferente - na verdade, uma parceria com uma amiga querida, a Tábata do blog Randomicidades - e por isso o Desafio tem o subtítulo de Mistério Randômico.

Mas, como diria nosso amigo Jack, o estripador, vamos por partes, não é mesmo?


____________________________________

 

Sobre

Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Para saber mais, clique aqui.

Cadastre seu email e receba a newsletter do blog

powered by TinyLetter

facebook

Arquivo do blog