31 de julho de 2016

1 Ano, 365 Contos - Julho


Alguém postou no twitter por esses dias que você sabe que é adulto quando julho não é mais sinônimo de férias. Eu me identifiquei com essa frase - o trânsito anda mais tranquilo, chegar no pilates de manhã não é mais um exercício de paciência (eles ficam atrás de uma escola…) e enquanto todo mundo viaja, eu estou trabalhando.


____________________________________

 
30 de julho de 2016

A Vertigem das Listas: Sete Obras que Nós Gostamos e Nossos Amigos Desprezam/Ignoram


Tayla: Oláááá, pessoas! No meio deste friinho gostoso de julho eu sou a feliz dona responsável pelo vertigem de julho!

Esta época do ano, graças ao seu ventinho gelado e essa preguicinha que vem com as férias, é ótima para descobrir obras interessantes, não é? E, tendo encontrado coisas legais e ficado viciados nelas, qual é a nossa primeira reação? Espalhar a palavra na esperança de encontrarmos alguém para conversarmos sobre o assunto, é claro! Infelizmente nem sempre nossos amigos veem o que gostamos com bons olhos. Não é nem que eles não gostam daquilo. Na maioria das vezes, eles nunca nem tinham ouvido falar ou, se ouviram, o preconceito é tanto que os impede de darem uma chance.

Claro, todos serão super educados com você e falarão “Claro, deve ser legal, depois vou ler/assistir/ouvir”, mas eu, você e a CHINA sabemos que isso NUNCA irá acontecer.

É o “vamos marcar” do mundo cultural.


Lulu: Tenho de dizer que ADOREI essa definição…


____________________________________

 
28 de julho de 2016

Livros para Assistir: Mogli, o Menino Lobo


Uma criança humana se perde na floresta, e, ao ser encontrada por uma pantera negra, é levada para ser criada por lobos. Contrariando todas as expectativas, a criança cresce forte e saudável, sendo plenamente aceita pela família lupina. Devido a uma série de eventos, o "filhote de homem" vira alvo de Shere Khan, um temido tigre, e embarca em uma jornada para garantir sua sobrevivência.


____________________________________

 
26 de julho de 2016

Para ler: Imaginando Personagens

IMAGINANDO PERSONAGENS traz sete conversas sobre as principais representantes femininas da grande literatura. Byatt e Sodré cultivam, aqui, a arte da conversação literária. As autoras mostram, ainda, que na literatura em geral e particularmente no romance, existe uma importante e única forma de aprendizado. Algo intrínseco que exorta os leitores a inseri-lo no seu próprio código de valores, em sua forma de enviar e receber mensagens e trocar idéias.

Escrito em forma de debate, IMAGINANDO PERSONAGENS não se limita ao estudo psicológico das autoras discutidas, mas à apresentação das obras em si, suas personagens, sua evolução, sua estrutura arquetípica e seu efeito nos leitores. O resultado é uma verdadeira aula de como a literatura se apossa dos leitores, os nutre e, muitas vezes, transforma suas vidas.
Byatt é professora e autora de romances premiados - Possessão, considerada sua obra-prima, foi um dos melhores volumes que li esse ano - e Sodré é uma psicanalista brasileira que mora há décadas na Inglaterra.

Juntas, elas exploram com profundidade o universo de algumas das mais importantes escritoras da literatura ocidental - de Jane Austen a Toni Morrison - num diálogo despretensioso, mas nem por isso menos crítico.


____________________________________

 
21 de julho de 2016

Para ler: Pamela

Oh, coração traiçoeiro! Como pudeste me tratar dessa maneira? Sem me dar sequer um aviso das brincadeiras de mau gosto que ias fazer comigo! Como pudeste te curvar tão facilmente ao invasor impetuoso, sem ao menos consultar tua pobre dona? Mas teu castigo será o primeiro e o maior de todos, e bem merecido, pérfido traidor.
À primeira vista, Pamela, de Samuel Richardson, não é o tipo de livro com o qual o leitor moderno sentiria muita identificação: trata-se de um romance epistolar que acompanha as desventuras de uma jovem de beleza incomum, a qual se aferra com unhas a dentes a sua virgindade como símbolo máximo de seu próprio valor contra um patrão aristocrata que, continuamente, tenta violentá-la, mas acaba mudando frente ao exemplo da moça e pelo amor que ela lhe inspira e, de libertino consumado, se torna marido piedoso.


____________________________________

 
19 de julho de 2016

O Laboratório do Bode: A Ciência do Emagrecimento


A maioria de vocês deve saber, mas eu luto com a balança já faz algum tempo. A razão não é difícil de entender, para quem me conhece pessoalmente: estou bem acima do peso. Tenho 1,80 metro de altura, 30 anos e peso cem quilos, o que me coloca em uma categoria de obesidade grau 1 de acordo com o cálculo do IMC, a famosa fórmula de divisão do seu peso pelo quadrado da altura.


____________________________________

 
18 de julho de 2016

#LendoSandman: Fim dos Mundos


Assim como Terra dos Sonhos, Espelhos Distantes e Convergência, esse nono arco de Sandman é um compilado de diferentes contos costurados por uma única narrativa: em meio a uma tempestade como poucas vezes se viu igual, um grupo se abriga na estalagem Fim dos Mundos e ali vão se revezando em contar suas histórias como pagamento por sua hospedagem.


____________________________________

 
16 de julho de 2016

4x4: Street Art


Olá, queridos leitores! Aqui quem fala é a Dani. Sei que ando meio sumida ultimamente, (culpa do trabalho -não tá fácil pra ninguém - -") mas fiz um esforço para vir aqui trazer mais um 4x4, que hoje esta com um dos meus temas artísticos preferidos: Street Art.


Arquivado em

____________________________________

 
14 de julho de 2016

Para ler: Quando os Livros Foram à Guerra

A história inspiradora de soldados que viram nos livros um meio de tornar a guerra mais humana e suportável; 120 milhões de livros especiais, e autores e obras que elevaram os espíritos de nossas tropas.

A Armed Services Editions, editora que se especializou em publicar livros especiais e adequados a soldados em campos de guerra, lançou um total de 1.200 títulos. Os soldados os liam enquanto esperavam para desembarcar na Normandia, nas trincheiras infernais em meio às batalhas no Pacífico, à espera da recuperação de ferimentos em hospitais. Os livros eram amados - e disputados - pelas tropas, e ainda hoje são lembrados com carinho pelos veteranos.

Os livros foram peça fundamental da vitória de uma guerra que somou mais de quarenta milhões de vítimas. Afinal, a arma mais poderosa de Hitler não foi um avião, uma bomba ou um rolo compressor de tanques, mas sim o livro Mein Kampf. E foi nesse conflito que os títulos da Armed Services Editions tiveram seu papel mais importante: viraram armas vitais na guerra de ideias.
Descobri esse livro quando ele entrou em pré-venda em setembro do ano passado, próximo ao meu aniversário. Fiquei imediatamente tentada a comprá-lo, afinal, se trata de um livro sobre livros e sobre guerra - o que me fez pensar, obviamente, em Heróis de Papel. Como estava já cheia de livros que ganhei de presente, decidi esperar mais um pouco, adiantar mais algumas leituras, antes de adicionar ainda mais volumes às prateleiras.


____________________________________

 
12 de julho de 2016

Empilhando no Escaninho #22 (Os Links da Coruja)


Tô moída, mal me aguentando nas pernas por conta do último treino do pilates. E há quem diga que pilates não é exercício de verdade...

Seja como for, o acúmulo de ácido lático é uma boa desculpa para ser sedentária pelo resto do dia e ficar visitando links legais perdidos por aí e depois vir aqui compartilhar com vocês. Vamos à lista?


____________________________________

 
9 de julho de 2016

O Bode na Cozinha: Brownie de Grão-de-Bico


Todo mundo gosta de brownie. Isso não é uma pergunta, é uma afirmação: todo mundo gosta de brownies. XD

Porém, muitos de nós não gostam do efeito na balança, não é? Eu mesmo estou brigando com a balança a muito tempo, o que, somado às minhas tendências de formiga, não me ajuda muito. E é aí que entra esta receita. Brownie. Sem farinha. Sem leite. Sem açúcar. É possível? Me sigam e vejam....


____________________________________

 
7 de julho de 2016

Para ler: Queria Ter Ficado Mais

O que é a experiência de morar fora senão o todo dia, a rotina que se cria, o gosto por aquele pão, aquele leite, o cheiro daquela rua e a vassoura encostada na porta daquele prédio? O cartão-postal que ficou na memória não tem a Estátua da Liberdade em primeiro plano (fechada todo o tempo em que estive por lá) nem Nova York vista do alto do Empire State. Esse espaço foi preenchido com a imagem das caminhadas no boulevard da Lenox Avenue, no Harlem, com um copinho de sorvete na mão. Gostava de sentar nos bancos, no canteiro central da rua, sentindo o sol na moleira. Ia embora quando o calor diminuía
Ganhei esse livro de presente de natal e tenho que começar dizendo que fiquei absolutamente encantada com o formato dele: os contos e crônicas que formam essa antologia vêm em envelopes separados, com folhas soltas como cartas. Belo e criativo, um dos livros de projeto gráfico mais interessantes que conheço.


Arquivado em

____________________________________

 
5 de julho de 2016

O Bode Leu: The Cinder Spires #1 - The Aeronaut's Windlass


Em um mundo cuja superfície é mortal para a vida humana, os sobreviventes se reúnem em Espiras gigantescas, de pedra praticamente indestrutível, e todo o comércio e combates são realizados com o uso de barcos voadores, energizados por cristais. As leis da natureza funcionam de maneira diferente, a humanidade perdeu a maior parte da tecnologia antiga. E é neste cenário steampunk que Jim Butcher nos traz The Aeronaut's Windlass, o primeiro volume de Cinder Spires.


____________________________________

 
3 de julho de 2016

#LendoSandman: Vidas Breves


No oitavo arco de Sandman acompanhamos Delírio e Sonho numa jornada em busca do irmão pródigo - Destruição, o Perpétuo que abandonou sua função e desapareceu do mapa. Essa busca forçará Sonho a confrontar algumas verdades incômodas sobre si mesmo e terminará em despedidas e preparações, encaminhando a série para seu inevitável desfecho.


____________________________________

 
1 de julho de 2016

Desafio Corujesco 2016 - Um Livro de Não-Ficção || The View from the Cheap Seats

E literatura escapista é exatamente isso: ficção que abre uma porta, mostra o dia ensolarado do lado de fora, te dá um lugar para ir onde você está no controle, está com pessoas que você quer estar (e livros são lugares reais, não se engane sobre isso); e, mais importante, durante sua fuga, livros também podem te dar conhecimento sobre o mundo e sua dificuldade, te dar armas, te dar armadura: coisas reais que você pode levar de volta para sua prisão. Habilidade e conhecimento e ferramentas que você pode usar para escapar de verdade.

Como C. S. Lewis nos lembra, os únicos que investem contra fugas são os carcereiros.
É sempre um risco chegar a uma obra - um livro ou um filme - cheio de expectativas. No mais das vezes, você está se colocando numa posição em que terminará frustrado, vez que sua expectativa se choca com a realidade e o impede de aproveitar a história frente ao desapontamento que sente.

Em contrapartida, há aquelas raras ocasiões em que todas as suas expectativas não são apenas atendidas, como superadas, e você não sabe nem por onde começar a derramar louvores e mal pode esperar para compartilhar aquilo com todo mundo.


____________________________________

 

Sobre

Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Para saber mais, clique aqui.

Cadastre seu email e receba a newsletter do blog

powered by TinyLetter

facebook

Arquivo do blog