31 de maio de 2016

1 Ano, 365 Contos - Maio


Maio nem terminou de acabar e já estou sentindo falta dele… não se vá, minhas férias queridas… T.T

Enfim… maio foi um mês tranquilo para colocar as leituras em dia e consegui ler quatro livros completos só para esse projeto. Fantasia, ficção científica e folclore foram a base da maioria dos contos que desbravei ao longo das últimas semanas.


____________________________________

 
30 de maio de 2016

#LendoSandman: Um Jogo de Você


Cronologicamente, Um Jogo de Você segue a narrativa após os acontecimentos de Casa de Bonecas e Estação das Brumas, com Morpheus assumindo um papel mais periférico. A história apresentada neste arco torna-se assim quase independente, da mesma forma que os contos que se apresentam em Fábulas e Reflexões nos arcos Espelhos Distantes e Convergência.


____________________________________

 
28 de maio de 2016

A Vertigem das Listas: Cinco Personagens de Vozes Idolatradas


Ísis: E maio por aqui é época de primavera! É época de clima “diliça” e de tudo ser lindo e maravilhoso! É época de bancar uma princesa Disney®, e sair por aí dançando com animaizinhos silvestres e cantarolando uma canção feliz para absolutamente ninguém – porque você não deve nada a ninguém mesmo!

Lulu: Hã... Você tá bem, Ísis? O que andasse comendo? Por favor, os cogumelos de novo não, ok?

Dé: Eu não vou nem me preocupar…

Tayla: Aqui só é época de sofrer com o calor. Alguém me diz onde as “águas de março” foram? Era para estar chovendo de forma torrencial desde janeiro, mas necas. Nenhuma aguinha. Só calor.. calor…


____________________________________

 
27 de maio de 2016

Índice - Heróis de Papel


Índice completo das cartas trocadas entre David e Alex ao longo da Guerra, documentando a busca por Alice, o início da amizade entre os dois, e a incansável capacidade humana de ter esperança.


____________________________________

 
26 de maio de 2016

Lumos - Parte IV: A Saga Que Não Morrerá


No ano que vem comemoramos vinte anos da publicação do primeiro volume de Harry Potter. Nas vésperas desse marco, novidades têm surgido constantemente: uma trilogia original nos cinemas, a peça de teatro em Londres e a publicação de seu roteiro em livro, bem como as informações extras que estão sempre surgindo no Pottermore, aprofundando nosso conhecimento do mundo bruxo.


____________________________________

 
25 de maio de 2016

The Great (Owl) Game versão Hogwarts - Resultado


Primeiro de tudo, tenho de dizer... FELIZ DIA DA TOALHA, PESSOAL!!! (Embora eu prefira comemorar a data de hoje como o aniversário da Revolução Gloriosa... mas aí junto Adams e Pratchett e saio por aí com uma toalha lilás e um ramo de lavanda...). Juro que não planejei conscientemente para fechar o jogo hoje, mas foi uma feliz coincidência termos nossa gincana logo hoje.


____________________________________

 
24 de maio de 2016

Livros para Assistir: X-Men


X-Men é uma das franquias de superheróis mais famosas do mundo, igualando com gigantes como Vingadores, da mesma editora, e Liga da Justiça, da concorrente DC Comics. Porém, esta franquia, até pouco tempo atrás havia deixado a desejar no quesito adaptações para as telonas. Isso é, até 2011, com a entrada de Bryan Singer.
 


____________________________________

 
21 de maio de 2016

4x4: Música


Música acalma a alma, diz-se. Muitos de nós têm diferentes gostos musicais, mas também é possível que pensemos em coisas diferentes a respeito do tema.


____________________________________

 
19 de maio de 2016

Lumos - Parte III: Estereótipos


Por mais que Harry Potter, em seu conjunto, seja um trabalho extremamente coerente - e ficção em sua melhor forma, daquelas que nos falam diretamente -, há algumas questões bem problemáticas que temos de enfrentar.

Estou falando, claro, de estereotipação.


____________________________________

 
18 de maio de 2016

The Great (Owl) Game versão Hogwarts - Segunda Rodada


Então que chegamos ao final da primeira rodada do nosso grande jogo desse ano. Primeiro e antes de mais nada, vamos às respostas das perguntas dos N.O.M.s, depois ao placar, o sorteio e por fim às perguntas de hoje! Ok, vamos lá então...


____________________________________

 
17 de maio de 2016

O Laboratório do Bode: Datação Geológica

Tyrannosaurus rex viveu entre 66 e 68 milhões de anos atrás. O ancestral comum mais recente de todos os hominídeos viveu por volta de 14 milhões de anos atrás. O gênero Homo (do qual fazemos parte) tem aproximadamente 2,8 milhões de idade. Mas vocês sabem como esta informação é conhecida? Através de diversos métodos de datação.


____________________________________

 
16 de maio de 2016

#LendoSandman: Espelhos Distantes


Espelhos Distantes reúne quatro histórias que refletem sobre a natureza do poder e o papel dos governantes - em particular, imperadores. Todas elas têm nomes de meses, sendo que três delas - Três Setembros e um Janeiro, Termidor e Agosto foram publicadas entre os arcos Estação das Brumas e Um Jogo de Você. Ramadã, em virtude de atrasos das artes do fascículo, foi publicado apenas após o arco Vidas Breves.


____________________________________

 
14 de maio de 2016

O Bode na Cozinha: Falafel


Já posso ouvir vocês perguntando: "Fala-o-que?!" Bem, não sei como é no resto do Brasil, mas ao menos aqui no Ceará não se conhece muito o falafel. Eu mesmo conheci quando estava fora do Brasil, por isso não posso falar nada sobre as outras regiões.

Bem, acontece que falafel, prato originário do Oriente Médio, é uma famosa comida de rua, e uma excelente opção para vegetarianos e veganos (SIM, eu estou ensinando um prato vegano!!!), pois usualmente se come no lugar de carne. Sanduíche de falafel é muito bom. Mas falafel é gostoso de todo jeito!


____________________________________

 
12 de maio de 2016

Lumos - Parte II: A Jornada dos Heróis


Por que Harry Potter fez e faz tanto sucesso? Há três bons motivos para isso: a criatividade com que Rowling ergue o mundo mágico, incorporando folclore e mitologia, nos dando, com isso, a ilusão de realidade; um enredo envolvente, e personagens não apenas carismáticos, mas com quem podemos nos identificar.

O Beco Diagonal, Hogwarts, Hogsmead, o Ministério da Magia, a casa dos Weasley, centauros e sereianos e aranhas gigantes, feitiços e poções, política e sociedade - a cada novo item que adicionamos à lista, a sopa vai ficando mais saborosa. Sem entrar na questão de Os Livros da Magia ou Crestomanci, a verdade é que muito do que aparece nas páginas de Rowling nos é de alguma forma familiar.


____________________________________

 
11 de maio de 2016

The Great (Owl) Game versão Hogwarts - Primeira Rodada


Então que eu sei que vocês estavam esperando e contando as horas para finalmente chegar esse momento, desde que se iniciaram as comemorações do aniversário do Coruja. Ou não, talvez vocês tenham se esquecido... mas, bem, se esse for o caso, permitam-me lembrá-los: com o aniversário do Coruja também começa o 'Grande Jogo' - culpem Sherlock por isso, porque foi com ele que tudo começou.


____________________________________

 
10 de maio de 2016

O Bode Leu: Encontro com Rama


Em um futuro não tão distante, a humanidade se dispersou pelo resto do nosso sistema solar. A Organização das Nações Unidas foi suplantada pelo Conselho Consultivo Espacial, que, após o choque de um meteoro gigante contra Europa (a lua, não o continente) que resultou em trilhões de dólares em danos e centenas de milhares de mortos, implantou o programa Spaceguard, contra novos choques desta proporção. Eis que dos limites do sistema solar surge um asteroide colossal, batizado como Rama.


____________________________________

 
7 de maio de 2016

Desafio Corujesco 2016 - Um Livro Escrito por uma Mulher || Alucinadamente Feliz

Já eu, por outro lado, passei a maior parte da manhã pensando em bons nomes para gatos que ainda não temos. O favorito no momento é "O Presidente". É um nome incrível porque você acaba constantemente dizendo coisas como "O Presidente não tira a bunda do meu teclado", ou "Gosto de dormir com O Presidente, mas porque sempre acordo com a bunda dele na minha cara?"
Alucinadamente Feliz primeiro me chamou a atenção pela capa: ele era um dos finalistas do Goodreads Choice Awards de 2015, na categoria não ficção e quando olhei para a alegria daquele guaxinim psicótico, não consegui conter uma risada.

Pouco depois, uma amiga o leu numa viagem e fez uma propaganda extremamente positiva da história, chamando a atenção apenas para um detalhe: ler em locais públicos provavelmente levaria outras pessoas a acharem você louca, por conta das gargalhadas que volta e meia você estaria soltando.


____________________________________

 
5 de maio de 2016

Lumos - Parte I: O Resumo da Ópera


O Coruja está completando sete anos de existência, o que significa, por óbvio… que acabamos de nos formar em Hogwarts! Ok, não, eu não podia perder a piada (ridícula), vocês sabem que não tenho bom controle de impulsos…

Enfim, como todos os anos, o aniversário do blog é marcado por um especial. E, como vocês provavelmente já descobriram considerando o título desse post e minha piadinha cretina, o especial desse ano será sobre uma saga que praticamente definiu uma geração, um fenômeno cultural que talvez só se compare a Star Wars. Estou falando, claro, de Harry Potter.


____________________________________

 
4 de maio de 2016

Sete anos de Corujices


Oh, uau… faz já sete anos que estamos por aqui. Sete anos de corujices. Pergunto-me se lá atrás, naquela noite de idéias monumentais, eu previa que as coisas durariam como o fizeram. Que o Coruja cresceria como cresceu. Que eu sairia acumulando companheiros de loucura e amigos queridos que foram sendo trazidos pelo blog.

Acho que não. A verdade é que na noite de 04 de maio em que decidi que ia começar um blog, eu estava simplesmente muito entediada, tentando não dormir enquanto o professor de filosofia ficava interrompendo sua preleção para olhar para a parede no fundo da sala. Se bem que ele talvez tivesse uma certa razão - as paredes eram certamente inspiradoras, afinal, o Coruja nasceu porque eu fiquei olhando para o teto.


____________________________________

 
2 de maio de 2016

#LendoSandman: Estação das Brumas


Estação das Brumas conta a história do resgate de Nada, fechando o ciclo narrativo do relacionamento de Sonho dos Perpétuos e a rainha mortal. É um ciclo que se inicia do momento em que a encontramos presa no Inferno, em Prelúdios e Noturnos; retorna ao passado em Casa de Bonecas para revelar o que aconteceu entre os dois e está presente especialmente nas entrelinhas de Calíope em Terra dos Sonhos, capítulo que nos deixa perguntando quanto tempo mais até que Sonho compreenda a necessidade de libertar a antiga amante.


____________________________________

 

Sobre

Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Para saber mais, clique aqui.

Cadastre seu email e receba a newsletter do blog

powered by TinyLetter

facebook

Arquivo do blog